Pau tenente: para que serve, benefícios (e como fazer o chá)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Pau tenente é uma planta medicinal da espécie Quassia amara L., muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, alterações do apetite, má digestão, diabetes, parasitas intestinais ou febre, por exemplo.

Os benefícios do Pau tenente, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, devem-se a presença de alcaloides, terpenoides e cumarinas na sua composição com propriedades digestivos, antioxidantes, anti-inflamatórios e antibacterianos.

A parte utilizada do Pau tenente são suas folhas secas, raízes ou cascas para o preparo do chás, tinturas, cápsulas ou óleo essencial, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ervanárias e deve ser usada com orientação médica ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Pau tenente é indicado para:

1. Úlceras no estômago

O Pau tenente pode auxiliar no tratamento de úlceras no estômago, já que melhora o revestimento da mucosa estomacal.

2. Prisão de ventre

O Pau tenente é um remédio caseiro que ajuda a estimular os movimentos peristálticos do intestino, podendo ser usado para aliviar a prisão de ventre. Veja outros remédios caseiros para prisão de ventre.

3. Má digestão

Devidos suas propriedades digestivas e tônicas, o Pau tenente ajuda a melhorar e facilitar a digestão, o que pode ajudar a aliviar a má digestão. Confira outras dicas do que tomar para a má digestão.

4. Perda do apetite

O Pau tenente é estimulante do apetite, e por isso pode ser um benefício para pessoas com perda do apetite.

5. Dermatite seborreica

O Pau tenente pode ajudar a aliviar os sintomas da dermatite seborreica, também conhecida como caspa, devido sua ação anti-inflamatória.

Assim, essa planta ajuda a aliviar a coceira, as manchas ou placas com crostas amareladas ou esbranquiçadas no couro cabeludo ou pequenas casquinhas brancas no couro cabeludo ou barba, por exemplo.

6. Febre

O Pau tenente tem ação antitérmica que ajuda a baixar a febre causada por infecções, especialmente a malária.

7. Diabetes

O Pau tenente tem ação hipoglicemiante que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar o perfil glicêmico no diabetes.

8. Malária

O Pau tenente tem ação antimalárica podendo ser usado para auxiliar no tratamento da malária, facilitando a recuperação.

Além disso, essa planta também pode ser usada para ajudar na recuperação de outras infecções, como a leishmaniose, por exemplo.

9. Parasitas intestinais

Devido sua ação anti helmíntica e vermífuga, o Pau tenente pode ajudar no tratamento do oxiúrus ou giardíase, por exemplo.

10. Piolho

O extrato preparado com caule e cascas do Pau tenente também tem ação inseticida contra certos insetos e ácaros, também podendo ser utilizada no couro cabeludo para tratamento de piolhos.

11. Emagrecer

Apesar do chá de Pau tenente não promover a queima de gordura corporal e não estimular o gasto energético, o chá dessa planta pode ajudar a emagrecer devido aos seus efeitos digestivos e antioxidantes.

No entanto, esse planta deve ser usada com orientação médica ou do fitoterapeuta, quando associada a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

12. Auxiliar no tratamento do câncer

O Pau tenente parece ter ação antitumoral e antileucêmica, o que pode ser um benefício no tratamento da leucemia.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício e o uso dessa planta não substitui o tratamento indicado pelo médico.

Principais benefícios do Pau tenente

Os principais benefícios do Pau tenente para a saúde se devem a sua ação digestiva, anti-inflamatória, depurativa, antitérmica, tônica, adstringente, antibacteriana, antioxidante, hipoglicemiante, anti helmíntica, inseticida e larvicida, por exemplo.

No entanto, embora tenham muitos benefícios, a maioria dos estudos foram feitos com animais, sendo ainda necessários estudos em humanos.

Por isso, o uso do Pau tenente deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional especialista em plantas medicinais.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como usar

As folhas secas, as cascas ou as raízes do Pau tenente podem ser usadas para fazer chás, extratos e compressas. Além disso o Pau tenente também pode ser encontrado na forma de cápsulas e tinturas.

1. Chá de Pau tenente

O chá de Pau tenente pode ser feito utilizando suas folhas secas ou a casca.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas ou de casca seca de Pau tenente;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e quando entrar em ebulição, desligar o fogo. Adicionar as folhas se casca de Pau tenente, tapar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara até 3 vezes por dia.

Se o chá for preparado com a casca dessa planta, o Pau tenente deve ser levado ao fogo para ferver junto com a água, por 10 minutos e, sem seguida, repousar por 5 minutos. Após, coar e beber em seguida até 3 xícaras desse chá por dia.

2. Cápsulas de Pau tenente

O extrato seco de Pau tenente pode ser encontrado na forma de cápsulas em lojas de produtos naturais e a dosagem recomendada varia conforme o fabricante, podendo ser indicada a ingestão de 1 a 2 cápsulas, por até 3 vezes ao dia, com um copo de água.

No entanto, como ainda não existem evidências científicas sobre o uso do Pau tenente na forma de cápsulas, esse suplemento só deve ser tomado com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

3. Tintura de Pau tenente

A tintura de Pau tenente pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. A dosagem geralmente indicada desse produto é de 20 gotas, até 3 vezes ao dia, que devem ser diluídas em um copo de água.

No entanto, ainda não existem estudos científicos sobre o uso e a dosagem segura da tintura de Pau tenente. Assim, o consumo dessa tintura só deve ser feito sob a orientação de um médico ou de outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

Apesar do pau tenente não ser uma planta considerada tóxica, é possível que o seu consumo excessivo cause irritabilidade no estômago, náuseas e vômitos.

Além disso, o seu uso constante pode alterar a fertilidade, devido a sua ação na redução dos espermatozoides nos homens e no hormônio estrogênio nas mulheres.

Quem não deve usar

O Pau tenente não deve ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação e por crianças.

Além disso, o uso dessa planta deve ser evitado por pessoas com alterações de hormônios sexuais ou por mulheres na menopausa, já que pode causar uma leve piora dos sintomas.

O Pau tenente pode interferir no efeito de remédio para o coração e anticoagulantes, devendo ser evitado o uso dessa planta nesses casos.