Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar o bruxismo infantil

O bruxismo infantil pode ser tratado com protetores de dentes ou placas de mordida feitos sob medida pelo dentista para ficarem ajustados aos dentes da criança, com o objetivo de evitar o seu desgaste. Estas placas devem ser usadas durante a noite, que é quando a maioria das crianças range os dentes.

Além disso, caso o bruxismo seja causado por problemas dentários, como o uso de aparelho ou o desalinhamento entre os dentes de cima ou debaixo, por exemplo, é importante consultar o dentista para instituir o tratamento adequado. O dentista também deve acompanhar o desenvolvimento dos dentes da criança e restaurar os dentes à medida que estes vão se alterando e desgastando.

Placa de mordidaPlaca de mordida
Protetor de dentesProtetor de dentes

O tratamento do bruxismo infantil também pode envolver exercícios e técnicas de relaxamento orientados por um psicólogo que ajudam a criança a lidar com o estresse, a ansiedade ou a hiperatividade, que fazem parte das principais causas de bruxismo infantil noturno.

É também importante consultar o pediatra, pois o bruxismo infantil pode ser causado por uma obstrução nasal, apneia do sono, ingestão de alguns remédios ou até mesmo quando a criança tem uma inflamação no ouvido que provoca dor, fazendo ranger os dentes. Nestes casos, o pediatra avalia a criança, indica a realização de alguns exames e orienta o tratamento adequado.

O que fazer em caso de bruxismo infantil

Algumas dicas que podem ajudar os pais a lidar com o estresse e a ansiedade da criança e, consequentemente, a tratar o bruxismo incluem:

  • Ler uma história antes de dormir;
  • Ouvir uma música relaxante e que a criança goste antes de dormir;
  • Dar um banho quente na criança antes de dormir;
  • Colocar gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro;
  • Falar com a criança, perguntando o que a está perturbando, como, por exemplo, um teste da escola ou uma discussão com um colega, tentando arranjar soluções práticas para os seus problemas.

Além disso, os pais não devem prolongar o uso de chupeta ou mamadeira pela criança e devem oferecer alimentos à criança para que ela os possa mastigar, pois a criança pode ranger os dentes à noite por não utilizar a mastigação durante o dia.

Como identificar o bruxismo infantil

Os sintomas do bruxismo infantil incluem:

  • Produção de sons durante a noite devido ao ranger dos dentes da criança enquanto está a dormir;
  • Dor de cabeça, ouvidos ou na mandíbula após acordar;
  • Dor ao mastigar.

Na presença destes sintomas, os pais devem consultar um dentista e um pediatra, pois o bruxismo pode provocar uma má posição nos dentes, desgaste dos dentes, problemas na gengiva e na articulação da mandíbula ou dores de cabeça, ouvido e pescoço, que podem afetar a qualidade de vida da criança.

O bruxismo infantil e vermes não estão relacionados, sendo apenas uma crença popular antiga sobre o ranger dos dentes na criança. Para saber como identificar os vermes na criança consulte: Como saber se seu filho está com vermes.

É importante lembrar que também é comum que o bruxismo aconteça em adultos, principalmente devido ao estresse e à ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...