Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é bruxismo infantil, principais causas e como tratar

O bruxismo infantil é uma situação em que a criança inconscientemente aperta ou range os dentes durante a noite, o que pode fazer com que haja desgaste nos dentes, dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, por exemplo, e pode acontecer como consequência de situações de estresse e ansiedade ou ser devido à obstrução nasal.

O tratamento para bruxismo infantil deve ser indicado de acordo com o pediatra e dentista, em que é normalmente indicado o uso de protetores de dentes ou placas de mordida feitos sob medida para ficarem ajustados aos dentes da criança, com o objetivo de evitar o seu desgaste.

O que é bruxismo infantil, principais causas e como tratar

O que fazer em caso de bruxismo infantil

O tratamento para bruxismo infantil envolve o uso de protetores de dentes ou placas de mordida que são feitos sob medida para a criança, para que fique ajustada nos dentes, e que devem ser usadas à noite, que é normalmente o momento em que a criança range mais os dentes.

É importante que a criança que usa placas ou protetores seja acompanhada regularmente pelo pediatra ou pelo dentista para que seja feito ajuste nesses acessórios, pois em alguns casos pode também provocar alteração no desenvolvimento dos dentes.

Além disso, no caso do bruxismo estar associado a situações do dia a dia, podem ser adotadas algumas estratégias para ajudar a criança a relaxar e, assim, diminuir o ranger dos dentes durante o sono, como por exemplo:

  • Ler uma história antes de dormir;
  • Ouvir uma música relaxante e que a criança goste antes de dormir;
  • Dar um banho quente na criança antes de dormir;
  • Colocar gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro;
  • Falar com a criança, perguntando o que a está perturbando, como, por exemplo, um teste da escola ou uma discussão com um colega, tentando arranjar soluções práticas para os seus problemas.

Além disso, os pais não devem prolongar o uso de chupeta ou mamadeira pela criança e devem oferecer alimentos à criança para que ela os possa mastigar, pois a criança pode ranger os dentes à noite por não utilizar a mastigação durante o dia.

Como identificar

Para saber se é bruxismo, é importante que sejam observados o aparecimento de alguns sinais e sintomas que podem ser apresentados pela criança, como dor de cabeça ou de ouvido ao acordar, dor ao mastigar e produção de sons durante a sono.

Na presença destes sintomas, é recomendado que a criança seja levada ao dentista e ao pediatra, para que seja avaliada e o tratamento mais adequado iniciado, já que o bruxismo pode provocar uma má posição nos dentes, desgaste dos dentes, problemas na gengiva e na articulação da mandíbula ou dores de cabeça, ouvido e pescoço, que podem afetar a qualidade de vida da criança.

Principais causas

O ranger os dentes durante a noite tem como principais causas situações como estresse, ansiedade, hiperatividade, obstrução nasal, apneia do sono ou ser consequência do uso de remédios. Além disso, o bruxismo pode ser desencadeado por problemas dentários, como uso de aparelho ou desalinhamento entre os dentes de cima e de baixo, ou ser consequência de uma inflamação do ouvido.

Assim, é importante que a criança seja avaliada pelo pediatra para que seja identificada a causa do ranger dos dentes e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado. Além disso, é importante também que a criança seja acompanhada pelo dentista para que exista o acompanhamento do desenvolvimento dos dentes e seja evitado o seu desgaste.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem