A infecção no olho ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos ou parasitas entram em contato com o olho e começam a se multiplicar. Pode ocorrer através de uma lesão, arranhão ou ao tocar os olhos com as mãos sujas, por exemplo.
Os principais sintomas da infecção são dor no olho, sensação de ardência ou coceira, olho vermelho e sensibilidade à luz. Alguns tipos de infecção no olho são a conjuntivite viral e bacteriana, além da ceratite viral, bacteriana e fúngica.
O tratamento da infecção no olho deve ser feito por um oftalmologista, que realizará uma avaliação completa para indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir colírios, pomadas ou medicamentos orais, dependendo do tipo e da gravidade da infecção.
Principais sintomas
Os principais sintomas da infecção no olho são:
- Dor no olho;
- Olho vermelho;
- Sensibilidade à luz ou fotofobia;
- Sensação de ardência ou coceira;
- Presença de secreção, que pode ser clara, amarelada ou esverdeada;
- Visão embaçada.
Além disso, a infecção no olho pode causar inchaço das pálpebras pelo acúmulo de líquidos ao redor do olho e uma sensação de que há algo dentro do olho, como cisco ou poeira.
Possíveis causas
A infecção no olho pode ser causada pela entrada de microrganismos através de uma lesão, arranhão ou ao tocar os olhos com as mãos sujas.
Além disso, o uso incorreto de lentes de contato, assim como procedimentos médicos ou cirurgias oculares, podem facilitar a entrada desses microrganismos e causar infecção no olho.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e herpes, também podem atingir o olho e causar infecção.
Tipos de infecção no olho
Alguns tipos de infecção no olho são:
1. Conjuntivite viral
A conjuntivite viral é uma infecção causada por vírus, geralmente o mesmo que provoca resfriado, como o adenovírus, que leva à inflamação da membrana fina que cobre a parte branca do olho.
Os principais sintomas incluem intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas. Veja outros sintomas da conjuntivite viral.
O que fazer: o tratamento da conjuntivite viral é feito pelo oftalmologista, que pode indicar o uso de colírios lubrificantes e aplicação de compressas frias para diminuir a irritação e o desconforto.
Também é recomendado evitar o contato próximo com outras pessoas, não coçar os olhos e lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão.
2. Conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana é uma infecção causada por bactéria que atinge a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. As bactérias mais comuns nesse tipo de infecção são Staphylococcus aureus ou Streptococcus pneumoniae.
Essa forma de conjuntivite geralmente provoca sintomas como vermelhidão nos olhos, sensação de areia ou ardência, pálpebras inchadas e secreção espessa, de cor amarela ou esverdeada.
O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista, que pode orientar o tratamento com colírios ou pomadas antibióticas, como tobramicina e sulfacetamida sódica, que ajudam a eliminar a infecção.
3. Ceratite bacteriana
A ceratite bacteriana é uma infecção da córnea causada por bactérias como Staphylococcus e Pseudomonas. Pode causar dor forte, vermelhidão, secreção amarelada, sensibilidade à luz e perda de visão se não for tratada rapidamente.
O que fazer: o tratamento requer urgência e deve ser orientado pelo oftalmologista, que pode indicar o uso de colírios antibióticos potentes, como moxifloxacino 0,5% ou gatifloxacino 0,3% ou 0,5%, para combater rapidamente as bactérias e evitar danos permanentes à córnea.
4. Ceratite viral
A ceratite viral é uma infecção na córnea, a parte transparente da frente do olho, causada por vírus. O principal responsável é o vírus herpes simplex, levando ao surgimento de sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão, irritação no olho, lacrimejamento excessivo ou visão embaçada.
O que fazer: o oftalmologista deve ser consultado para indicar o tratamento, que pode ser feito com colírios antivirais como o trifluridina, e antivirais orais como aciclovir ou valaciclovir.
Leia também: Herpes no olho (ocular): o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/herpes-ocular5. Ceratite fúngica
A ceratite fúngica é uma infecção da córnea, causada por fungos como Fusarium, Aspergillus ou Candida. É menos comum que outros tipos de ceratite, mas pode ser perigosa se não for tratada.
Esse tipo de infecção geralmente acontece após lesões no olho, especialmente quando em contato com plantas ou terra. Também é comum em pessoas que usam lentes de contato de forma inadequada.
Os principais sintomas são dor nos olhos, vermelhidão, sensibilidade à luz, visão embaçada e secreção. Em alguns casos, pode aparecer uma mancha branca na córnea.
O que fazer: para tratar a ceratite fúngica, o médico pode prescrever colírios antifúngicos específicos, como natamicina 5%, e em casos mais graves, pode ser necessário tratamento oral com voriconazol, por exemplo.
Em casos que não respondem aos medicamentos, pode ser necessário um transplante de córnea.
6. Endoftalmite
A endoftalmite é uma infecção grave causada por bactérias ou fungos que atinge o interior do globo ocular, podendo ocorrer por uma complicação rara de cirurgias ou traumas nos olhos, que pode levar à perda da visão se não tratada rapidamente.
Os sintomas aparecem rapidamente e incluem dor intensa no olho, vermelhidão, visão muito embaçada ou perda da visão, inchaço das pálpebras, sensibilidade à luz e, às vezes, secreção.
O que fazer: deve-se ir ao oftalmologista imediatamente caso surjam sintomas de infecção após cirurgias ou traumas nos olhos, para que o médico inicie rapidamente o tratamento de acordo com o microrganismo responsável pela infecção.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da infecção no olho é feito pelo oftalmologista, através de exame físico, onde o médico avalia os sintomas e verifica os olhos e a visão.
Em alguns casos, o médico pode solicitar a coleta de uma amostra da secreção do olho, usando um cotonete ou raspando suavemente a superfície da córnea, para análise em laboratório, ajudando assim a identificar o microrganismo causador da infecção.
Além disso, quando necessário, o médico pode solicitar exame de imagem do olho, como a microscopia confocal, que permite visualizar estruturas do olho em detalhes.
Como prevenir a infecção no olho
Para prevenir a infecção no olho deve-se:
- Lavar sempre as mãos antes de tocar no olho;
- Evitar coçar o olho;
- Usar óculos de proteção, caso trabalhe em locais com risco de trauma;
- Evitar compartilhar toalhas, lenços ou maquiagem.
Além disso, para prevenir a infecção no olho também é recomendado cuidados adequados com as lentes de contato, como lavar bem as mãos antes de mexer nas lentes e limpar as lentes com solução desinfetante.