Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o implante de barba e como é feito

Outubro 2019

O implante de barba, também chamado de transplante de barba, é um procedimento que consiste na retirada de pelo do couro cabeludo e colocação na área do rosto, onde cresce a barba. Geralmente, é indicado para homens que têm poucos pelos na barba por causa genética ou por algum acidente, como queimadura no rosto.

Para realização do implante de barba é necessário consultar um dermatologista que vai indicar técnicas cirúrgicas mais adequadas para cada caso. Entretanto, sabe-se que atualmente, novas técnicas de implante de barba têm sido desenvolvidas, garantindo uma aparência mais natural e causando menos complicações após o procedimento.

O que é o implante de barba e como é feito

Como é feito

O implante de barba é realizado por um dermatologista, especialista em cirurgia, em um hospital ou clínica. Este procedimento é feito com anestesia local e consiste na retirada de pelos, principalmente do couro cabeludo, que são implantados no rosto, na área onde a barba está falhada e pode ser realizado por duas técnicas, que são: 

  • Extração de unidade folicular: também conhecida como FUE, é o tipo mais comum e consiste em retirar um pelo de cada vez, do couro cabeludo, e implantar um a um na barba. É o tipo indicado para corrigir pequenas falhas na barba;
  • Transplante de unidade folicular: pode ser chamada de FUT e trata-se de uma técnica que retira uma pequena parte onde cresce o cabelo do couro cabeludo e em seguida essa parte é introduzida na barba. Essa técnica permite que uma grande quantidade de pelos seja implantada na barba.

Independente da técnica utilizada, na região onde foram retirados os pelos não fica cicatrizes e novos pelos crescem nesta área. Além disso, o médico implanta os pelos no rosto de uma maneira específica para que eles cresçam no mesmo sentido e tenham um aspecto natural. Estas técnicas são muito parecidas com as técnicas utilizadas no transplante capilar. Veja mais como é feito o transplante capilar

Quem pode fazer

Qualquer homem que tenha a barba rala por causa de fatores genéticos, que realizaram laser, que tenham cicatrizes no rosto ou que sofreram queimaduras podem realizar implante de barba. É importante consultar o médico para que sejam avaliadas as condições de saúde, pois pessoas que têm diabetes, pressão alta ou problemas de coagulação no sangue devem ter cuidados específicos antes e depois do procedimento.  

Além disso, o médico poderá fazer um teste de implantação do pelo antes da realização do procedimento para saber como o corpo da pessoa vai reagir. 

O que fazer depois 

Nos primeiros 5 dias após a realização do implante de barba, não é recomendado lavar o rosto, pois manter o local seco permite que os pelos sejam cicatrizados na posição correta. Além disso, não é aconselhado passar lâmina de barbear no rosto, pelo menos nas primeiras semanas, pois pode provocar ferimentos e sangramentos no local. 

O médico poderá receitar antibióticos e anti-inflamatórios que devem ser tomados conforme indicação, pois evitam infecção e aliviam a dor no local do implante. Geralmente, não é necessário remover os pontos, pois o próprio corpo os absorve. 

É comum que as áreas do couro cabeludo e do rosto fiquem avermelhadas nas primeiras duas primeiras semanas, não sendo necessário passar nenhum tipo de pomada ou creme. 

Possíveis complicações

As técnicas de implante de barba estão cada vez mais desenvolvidas e por isso as complicações neste tipo de procedimento são muito raras. Entretanto, podem acontecer situações em que os pelos crescem de forma irregular, dando aparência de falhas ou as áreas do couro cabeludo ou do rosto podem ficar inchadas, por isso, é importante retornar às consultas de acompanhamento com o médico.

Além disso, é importante procurar rapidamente o médico caso surjam sintomas como febre ou sangramento, pois podem ser sinais de infecção.

Bibliografia >

  • BARED, Anthony; EPSTEIN, Jeffrey S. Facial Hair Restoration: Effective Techniques for Beard and Eyebrow Restoration. Hair Ther Transplant. Vol.6. 1.ed; 1-5, 2016
  • EPSTEIN, Jeffrey. Facial Hair Restoration Hair Transplantation to Eyebrows, Beard, Sideburns, and Eyelashes. Facial Plast Surg Clin N Am. Vol.21. 3.ed; 457–467, 2013
  • BARED, Anthony. What’s New in Facial Hair Transplantation? Effective Techniques for Beard and Eyebrow Transplantation. Facial Plastic Surgery Clinics of North America. Vol.27. 3.ed; 379-384, 2019
  • BEARDOHOLIC. Beard transplant. Disponível em: <https://beardoholic.com/beard-transplant/>. Acesso em 29 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem