Implante capilar: o que é, como é feito e resultados

Novembro 2021

O implante capilar é um procedimento estético em que são implantados fios artificiais em locais em que não há cabelo. No entanto, devido ao fato de não serem fios naturais, é possível que exista rejeição, de forma que os fios podem cair, sendo necessário realizar a manutenção.

Assim, ao invés do implante capilar, tem sido realizado o transplante capilar, que consiste na colocação de fios de cabelo da próprio pessoa, proveniente de outra parte do corpo, em áreas sem cabelo. Apesar de possuírem princípios diferentes, o implante e o transplante capilar tem sido usados como sinônimos, já que representam o processo de colocar fios de cabelo em regiões em que não estão presentes.

A realização do implante capilar pode demorar até 12 horas, sendo realizado sob anestesia local e os resultados, no caso do transplante, podem a começar a ser notados após cerca de 6 meses, que é normalmente o tempo que se leva para notar o crescimento do cabelo.

Implante capilar: o que é, como é feito e resultados

Como é feito

A cirurgia de implante capilar geralmente é realizada pelo médico cirurgião dermatológico, sob anestesia local, e em cada sessão poderão ser implantados cerca de 2 mil fios de cabelo, o que pode demorar entre 8 a 12 horas.

De forma geral, o procedimento de implante capilar é feito a partir da seleção e separação de fios de cabelo artificiais, que são devidamente preparados para serem implantados nas áreas sem cabelo.

É importante que a pessoa que fez o implante capilar seja acompanhada regularmente pelo médico para que sejam observados sinais de inflamação que podem ter surgido no local, o que pode ser indicativo de que os fios daquele local irão cair, sendo necessário realizar a manutenção.

Como é feito o transplante

O transplante capilar é um procedimento mais definitivo, já que os fios de cabelo que são colocados são da própria pessoa, não havendo risco de rejeição e realização de manutenção. O transplante capilar pode ser feito por meio de duas técnicas, FUE ou FUT:

  • FUE, ou Extração de Unidade Folicular, é uma técnica que consiste na retirada dos folículos um a um, com auxílio de um equipamento cirúrgico, e implante também um a um diretamente no couro cabeludo, por exemplo, sendo ideal para tratar pequenas regiões sem cabelo. Essa técnica também pode ser realizada por um robô operado por um profissional experiente, o que torna o procedimento mais caro. No entanto, a recuperação é mais rápida e as cicatrizes são menos visíveis e o cabelo as cobre facilmente;
  • FUT, ou Transplante de Unidade Folicular, é a técnica mais indicada para tratar áreas maiores e consiste na retirada de uma faixa do couro cabeludo, normalmente da nuca, na qual são selecionadas unidades foliculares que serão colocadas no couro cabeludo em pequenos orifícios que são feitos na área receptora do transplante. Apesar de ser um pouco mais barata e mais rápida, essa técnica deixa uma cicatriz um pouco mais visível e o tempo de repouso é maior, só sendo permitida a volta à prática de atividades físicas só após 10 meses da realização do procedimento.

Normalmente o transplante capilar é feito por um cirurgião dermatológico, sob anestesia local e sedação leve e pode durar entre 3 e 12 horas, dependendo do tamanho da área que irá receber o transplante, e, no caso de áreas muito grandes, o transplante é realizado em dois dias consecutivos.

Quando se pode fazer o implante

O implante capilar pode ser feito em quase todos os casos de calvície, tanto em homens como mulheres com mais de 20 anos, no entanto devido ao fato de ser um procedimento associado com altos índices de rejeição e efeito a curto prazo, não é o método mais indicado.

Assim, o médico costuma indicar a realização do transplante capilar para os casos de calvície, sendo importante garantir que exista densidade capilar suficiente que permita recolher cabelo de uma região e colocá-los em outra.

No caso de pessoas com histórico clínico de pressão alta, arritmia, infarto ou diabetes, por exemplo, apenas é importante ter mais cuidado com a anestesia, sendo importante informar o médico sobre doenças que se tenha.

Resultados do implante capilar

O resultado do implante capilar pode ser observado logo após o procedimento, uma vez que são utilizados fios artificiais. No entanto, no caso do transplante capilar, o resultado definitivo costuma ser observado a partir dos 6 meses, já que os fios colocados possuem a raiz preservada, de forma que é verificado crescimento ao longo do tempo.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CRISÓSTOMO, Marcio R.; LOPES, Adriana A.O.; CRISÓSTOMO, Marília Gabriela R. et al. Comparação entre a técnica clássica de transplante de unidades foliculares e o transplante de fios longos (preview long hair). Rev Bras Cir Plast. Vol 25. 1 ed; 117-126, 2010
  • MARTINS, Gustavo; FACHINI, Gabriel. Transplante capilar: técnica Fast FUE – Implantação durante todo o período de extração. Surg Cosmet Dermatol. Vol 10. 3 ed; 251-255, 2018
Mais sobre este assunto: