Como saber o formato do rosto (e como o favorecer)

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
maio 2022
  1. Redondo
  2. Quadrado
  3. Oval
  4. Coração
  5. Oblongo/retangular
  6. Diamante

Para descobrir o formato do rosto, deve-se prender o cabelo e fotografar o rosto. Depois, olhando para a foto, deve-se imaginar duas linhas que dividem o rosto: uma na vertical, que divide o rosto na metade "esquerda" e "direita", e outra na horizontal, que divide o rosto em "cima" e "baixo".

Existem 6 principais formatos de rosto:

  1. Redondo;
  2. Quadrado;
  3. Oval;
  4. Coração;
  5. Oblongo/retangular;
  6. Diamante.

Outra forma de analisar o formato rosto consiste em prender o cabelo e ficar em frente a um espelho, em um local bem iluminado. Depois disso, usando um batom, lápis de maquiagem, giz, ou mesmo uma caneta para quadro branco, deve-se desenhar o contorno do rosto no espelho, sem incluir as orelhas, mantendo-se o mais imóvel possível e sem inclinar a cabeça para a frente.

1. Rosto redondo

Neste tipo de rosto as linhas verticais e horizontais têm o mesmo tamanho. Além disso, este tipo de rosto não tem limites retos, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.

Muitas vezes, este tipo de rosto é confundido com o tipo oval, porém no rosto redondo, a testa é menor e a distância entre a parte de baixo do nariz e o queixo é menor que o comprimento de todo o nariz. 

  • Óculos mais indicados: 

Quando é preciso escolher óculos de sol ou de grau, para este tipo de rosto deve-se evitar óculos com linhas arredondadas que acentuam ainda mais as linhas do rosto. O ideal é optar por óculos com linhas retas, sendo os modelos retangulares e quadrados os mais indicados. 

  • Corte de cabelo:

Deve-se preferir um corte de cabelo médio a comprido, que cubra ligeiramente as maçãs do rosto. Se a pessoa gosta de usar franja, deve evitar cortes retos e preferir cortes na diagonal.

2. Rosto quadrado

No tipo de rosto quadrado, as linhas verticais e horizontais do rosto têm também as mesmas dimensões, tal como acontece no rosto redondo, com a grande diferença de que os limites do rosto são mais retos e intensos.

  • Óculos mais indicados: 

Para escolher óculos escuros ou de grau, é recomendado optar por um formato aviador ou gatinho, pois são formatos que suavizam as linhas retas características deste tipo de rosto. 

  • Corte de cabelo:

Devem-se preferir cortes de cabelo mais assimétricos e com volume. O cabelo curto também favorece esta forma de rosto.

3. Rosto oval

No rosto oval, o que acontece é que a linha vertical é aproximadamente ⅓ maior que a linha horizontal, sendo um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores. Este tipo de rosto não possui nenhum ângulo que se destaque. 

  • Óculos mais indicados: 

Nestes tipos de rosto, tanto ficam bem modelos de óculos arredondados como retos. A regra mais importante é acertar no tamanho do óculos, que não deve ser nem muito grande, nem muito pequeno, respeitando o limite do rosto 

  • Corte de cabelo:

Pode-se optar por cortes mais assimétricos e com movimento. A franja reta também favorece este tipo de rosto, porque dá a ilusão de que o rosto diminuiu o seu comprimento

4. Rosto coração

No rosto coração, a linha vertical é maior que a linha horizontal, sendo o queixo um aspecto mais pontiagudo. Neste tipo de rosto, a região da testa e das maçãs do rosto são largas, com larguras semelhantes , e as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando até chegar ao queixo. 

Muitas vezes, este tipo de rosto é associado a um triângulo invertido, onde o queixo é a ponta do triângulo. 

  • Óculos mais indicados: 

Quando é preciso escolher óculos de grau ou escuros, para este tipo de rosto, é recomendado o óculos redondo ou com laterais arredondadas, sendo o modelo de aviador o mais indicado. 

  • Corte de cabelo:

Este formato de rosto é valorizado com cortes de cabelo médios e com volume. A franja também favorece o rosto porque torna a testa menos longa.

5. Rosto oblongo ou retangular

No tipo de rosto oblongo (também conhecido como retangular) a linha vertical é quase o dobro da linha horizontal, e todo o rosto lembra um retângulo na vertical. Neste tipo de rosto, as linhas laterais são retas e bem definidas, assim como as linhas da mandíbula, tal como acontece no rosto quadrado. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a mandíbula apresenta uma ligeira curvatura, o que a torna menos acentuada e menos quadrada. Outra característica importante, é que a testa tende a ter a mesma largura que a mandíbula, o que confere um aspecto retangular a este tipo de rosto. 

  • Óculos mais indicados: 

Tal como acontece com o rosto quadrado, deve-se optar por óculos no formato de aviador ou gatinho, pois são formatos que ajudam a suavizar as linhas retas naturais características deste tipo de rosto. 

  • Corte de cabelo:

Assim como para o rosto quadrado, o corte de cabelo deve ser assimétrico e ter movimento. A franja pode ajudar a reduzir o tamanho da testa.

6. Rosto diamante

No rosto em forma de diamante, a linha vertical é maior que a linha horizontal, e tal como acontece no rosto em forma de coração o queixo está destacado, tendo um aspecto pontiagudo. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a região mais larga é a das maçãs do rosto, sendo a testa e linha do cabelo mais estreita (ao contrário do que acontece no rosto em forma de coração), juntamente com um queixo afinado e pontiagudo. Além disso, as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando ligeiramente até chegar ao queixo.  

  • Óculos mais indicados: 

Para escolher óculos que combinem com este tipo de rosto, é recomendado escolher óculos redondos, com laterais arredondadas ou com a parte de baixo ovalada. 

  • Corte de cabelo:

O corte recomendado para este formato de rosto é o repicado, que dá volume e ajuda a disfarçar a saliência do rosto. Além disso, a franja em corte reto também favorece estes tipos de rosto.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em maio de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).