Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é impetigo bolhoso, sintomas e tratamento

Janeiro 2020

O impetigo bolhoso é caracterizado pelo aparecimento de bolhas na pele de tamanho variado que podem romper e deixar marcas avermelhadas na pele e é normalmente causada por bactérias do tipo Staphylococcus aureus ou do gênero Streptococcus

O impetigo é uma infecção altamente contagiosa e mais frequente em crianças, podendo os sintomas aparecerem poucos dias após o nascimento, por exemplo. O tratamento é estabelecido pelo pediatra ou clínico geral de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos de amplo espectro e compressa de soro fisiológico nas lesões.

O que é impetigo bolhoso, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas do impetigo bolhoso podem aparecer de forma localizada ou disseminada, ou seja, em várias partes do corpo, sendo mais frequentemente encontradas no rosto, pernas, barriga e nas extremidades. Os principais sintomas de impetigo bolhoso são:

  • Aparecimento de feridas e bolhas contendo líquido amarelado na pele;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Mal estar geral;
  • Surgimento de manchas vermelhas ou crostas na pele após rompimento das bolhas.

O impetigo bolhoso é mais comum de aparecer em bebês logo nos primeiros dias de vida, sendo denominado impetigo bolhoso neonatal ou do recém-nascido. Veja como identificar o impetigo.

O diagnóstico é feito pelo pediatra ou clínico geral por meio da avaliação das lesões e exame microbiológico, que consiste na análise do líquido presente dentro das bolhas, sendo possível determinar qual a bactéria responsável pelo impetigo e qual o melhor antibiótico para o tratamento.

Como é feito o tratamento

O tratamento para impetigo bolhoso varia de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, no entanto é normalmente recomendado fazer compressa com soro fisiológico nas bolhas e tomar antibióticos de acordo com a recomendação médica. No casos mais extensos, em que há várias bolhas, pode ser necessário realizar controle do equilíbrio hidroeletrolítico.

No caso do impetigo bolhoso surgir enquanto o bebê ainda encontra-se na maternidade, é importante que a equipe de enfermagem avalie as outras crianças do local para que seja feito o diagnóstico precoce e possa ser iniciado o tratamento. Saiba mais sobre o tratamento para impetigo.

Bibliografia >

  • JUNIOR, Walter B.; DI CHIACCHIO, Nilton; CRIADO, Paulo R. Tratado de dermatologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 837-839; 1187-1189.
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Impetigo. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/impetigo/29/>. Acesso em 03 Abr 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Antimicrobianos na Prática Clínica Pediátrica: Guia Prático para Manejo no Ambulatório, na Emergência e na Enfermaria. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1377784200Antibioticos%20da%20Pratica%20Clinica%20Pediatrica%20-%20Dermatologia.pdf>. Acesso em 03 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem