Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ibuprofeno pode agravar os sintomas da COVID-19?

Um estudo publicado na revista Lancet Respiratory Medicine [1] afirma que o ibuprofeno pode causar um agravamento dos sintomas em pessoas com infecções respiratórias virais agudas, como a COVID-19, originando a dúvida sobre se é seguro usar ibuprofeno no tratamento do novo coronavírus.

Segundo a OMS, ainda não existem dados científicos suficientes que confirmem esse possível agravamento da COVID-19 pelo ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides e, por isso, esses medicamentos podem continuar sendo utilizados sob a orientação do médico.

Neste momento, estão decorrendo mais estudos para avaliar a real relação entre a administração do ibuprofeno e a piora das infecções pelo SARS-CoV-2 (COVID-19).

Ibuprofeno pode agravar os sintomas da COVID-19?

Porque o ibuprofeno poderia agravar a infecção

Segundo um estudo feito em ratos diabéticos [2], em que o ibuprofeno foi usado durante 8 semanas em doses inferiores às recomendadas, os investigadores concluíram que o uso desse medicamento parece aumentar a expressão da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2) no tecido cardíaco.

Essa mesma enzima, a ECA2, parece ser um dos pontos de entrada dos vírus da família coronavírus nas células e, por esse motivo, alguns cientistas colocam a hipótese de que, se também existir um aumento na expressão dessa enzima em humanos, especialmente no pulmão, é possível que o vírus consiga se multiplicar mais rápido, causando sintomas mais graves.

Outros anti-inflamatórios podem agravar a infecção?

Uma vez que o ibuprofeno é um anti-inflamatório da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE's) também foi considerado que o uso de medicamentos dessa classe pudessem causar o mesmo agravamento dos sintomas da COVID-19, no entanto a OMS afirma que não existem dados suficientes que confirmem esse agravamento, tanto para o uso do ibuprofeno como para qualquer outro tipo de AINE.

Assim, o ideal é que os anti-inflamatórios, especialmente os AINE's, apenas sejam utilizados sob orientação de um médico.

O que é recomendado fazer?

O tratamento para aliviar os sintomas da COVID-19, como febre e mal-estar geral, deve ser feito com o uso de paracetamol como primeira alternativa. Saiba mais sobre os principais sintomas da COVID-19 e o que fazer em caso de suspeita.

No entanto, como não existem evidências suficientes para contraindicar o uso de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios, seu uso também pode ser feito, desde que com orientação de um médico. É, por isso,  muito importante seguir as recomendações do médico e respeitar a informação contida na bula do medicamento.

Bibliografia >

  • OMS. The use of non-steroidal anti-inflammatory drugs (NSAIDs) in patients with COVID-19. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/the-use-of-non-steroidal-anti-inflammatory-drugs-(nsaids)-in-patients-with-covid-19>. Acesso em 22 Abr 2020
  • Fang L, Karakiulakis G, Roth M. . Are patients with hypertension and diabetes mellitus at increased risk for COVID-19 infection?. Lancet Respir Med. . 30116-8, 2020
  • Qiao W, Wang C, Chen B, Zhang F, Liu Y, Lu Q, Guo H, Yan C, Sun H, Hu G, Yin X. Ibuprofen attenuates cardiac fibrosis in streptozotocin-induced diabetic rats. Cardiology. Vol.131. 2.ed; 97-106, 2015
  • INFARMED. Nota Informativa - Ausência de evidência entre o agravamento da infeção por COVID-19 e o ibuprofeno. 2020. Disponível em: <https://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/3578892>. Acesso em 16 Mar 2020
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE FARMACOLOGIA. A alegação de que o uso de ibuprofeno pode estar associado a um risco aumentado de infecção por COVID-19 é falsa. 2020. Disponível em: <http://www.spfarmacologia.pt/>. Acesso em 16 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem