Exame Holter 24 h: para que serve, como é feito e preparo

outubro 2022

O Holter de 24 horas é um exame que avalia o ritmo e a frequência cardíaca, sendo indicado quando existem sintomas recorrentes de tonturas, dor no peito, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas. 

Geralmente, o exame Holter é feito por 24 horas, mas também pode ser feito por 48 ou 72 horas, dependendo da indicação médica. Esse exame é feito utilizando um aparelho com bateria que é ligado a eletrodos colocados sobre o peito e que registram a atividade do coração. Esses dados são gravados no aparelho, permitindo que o médico faça uma análise do coração posteriormente. 

O exame de Holter 24 horas pode ser feito gratuitamente através do SUS, ou pelos planos de saúde, conforme a solicitação do cardiologista.

Para que serve 

O exame Holter de 24 horas serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias, isquemia cardíaca ou fibrilação atrial, por exemplo.

Quando é indicado

O Holter de 24 horas pode ser indicado nas seguintes situações:

  • Palpitações;
  • Batimentos cardíacos lentos;
  • Tontura ou desmaios;
  • Fraqueza ou cansaço excessivo;
  • Dor no peito;
  • Sensação de vibração no coração;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Sensação de falha no batimento cardíaco.

Além disso, o médico pode solicitar o exame de Holter 24 horas para acompanhamento do uso do marcapasso cardíaco, ou como forma de complementar outros exames do coração, como o eletrocardiograma, por exemplo. Conheça outros exames usados para avaliar a saúde do coração.

Como se preparar para o exame

Para realizar o exame de Holter 24 horas são necessários alguns cuidados como tomar banho antes do exame, pois não é possível tomar banho com o aparelho, e não aplicar cremes, hidratantes ou pomadas na região do peito. 

Em alguns casos, pode ser necessário depilar a região do peito com lâmina antes do exame, para que os eletrodos fiquem bem aderidos na pele. 

Outra recomendação importante é continuar a tomar normalmente os medicamentos de uso habitual.

Como é feito o exame

O exame de Holter de 24 horas é feito com a colocação de 4 a 8 eletrodos sobre a pele do tórax com um gel adesivo, sendo ligados a um aparelho que fica na cintura e grava as informações transmitidas por esses eletrodos. 

Durante o exame, deve-se realizar as atividades diárias normais, exceto tomar banho, pois o objetivo do exame é detectar as variações do ritmo e da frequência cardíaca nas atividades diárias realizadas habitualmente. Além disso, deve-se anotar num diário qualquer alteração ou sintoma que se tenha sentido durante o dia, como palpitações, dor no peito ou tontura.

Após as 24 horas, o aparelho é retirado e o cardiologista analisa os dados que ficaram registrados no equipamento. 

Cuidados durante o exame

Alguns cuidados são importantes durante o uso do aparelho de Holter 24 horas para não interferir nos resultados:

  • Não tomar banho ou entrar em piscina, preferindo usar lenços umedecidos ou uma toalha úmida com sabão para limpar a região da virilha, axilas, rosto ou nádegas;
  • Fazer as atividades diárias como de costume, o que também inclui atividades físicas, exceto as que envolvem suor excessivo ou que molhem o aparelho;
  • Evitar consumir álcool ou bebidas contendo cafeína como café, refrigerante ou chá verde, por exemplo;
  • Verificar se os eletrodos continuam estão bem colocados, pois um eletrodo solto pode interferir no resultado do exame;
  • Evitar áreas de alta tensão ou de campos magnéticos, como colchão ou travesseiros magnéticos, porque podem causar interferência nos resultados;
  • Evitar fazer exames de ressonância magnética ou passar por detectores de metal;
  • Evitar o uso de dispositivos eletrônicos como escovas de dentes elétricas, aparelhos de barbear, micro-ondas e até mesmo o celular;

Além disso, deve-se anotar as atividades diárias e outras informações relevantes como sintomas apresentados, horários das atividades, alimentos e bebidas consumidos, nível de estresse e quaisquer outras informações que o médico possa pedir. 

Após as 24 horas do exame de Holter, deve-se retornar ao consultório médico para retirar o aparelho, e não se deve esquecer de levar o registro das atividades diárias e dos sintomas. 

Resultado do Holter de 24 horas

O resultado do Holter 24 horas é fornecido pelo cardiologista após verificar os registros do aparelho, como o ritmo, a frequência e o número total de batimentos cardíacos, juntamente com a informação das atividades diárias, permitindo dizer se existe algum problema cardíaco ou se o uso de algum remédios que já se toma está fazendo o efeito desejado. 

No entanto, em alguns casos o ritmo cardíaco pode estar normal, sendo necessária a realização de outros tipos de exames, como o Holter sem fio ou o monitor de eventos eletrocardiográficos, que podem ser usados por mais tempo do que o Holter 24 horas.

É importante ressaltar que o resultado do exame de Holter 24 horas deve sempre ser interpretado pelo cardiologista com o qual se faz o acompanhamento regular.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SARASIN, François; et al. Usefulness of 24-h Holter monitoring in patients with unexplained syncope and a high likelihood of arrhythmias. International Journal of Cardiology. 101. 2; 203-207, 2005
  • JI, C. C.; et al. The Role of Holter Monitoring in the Diagnosis of Early Repolarisation Pattern. Heart Lung Circ. 27. 12; 1421-1427, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • BAZAN, Victor; et al. Contemporary Yield of 24-hour Holter Monitoring: Role of Inter-Atrial Block Recognition. J Atr Fibrillation. 12. 2; 2225, 2019
  • MUBARIK, A.; IQBAL, A. M. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Holter Monitor. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538203/>. Acesso em 20 out 2021
  • RUSSO, V.; et al. Elettrocardiogramma dinamico secondo Holter: dalle indicazioni alla refertazione, una guida pratica al corretto utilizzo in cardiologia clinica [Ambulatory dynamic Holter monitoring: a practical guide to appropriate use and reporting in clinical cardiology. G Ital Cardiol (Rome). 19. 7; 437-447, 2018
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886.