Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar hipocalcemia

A hipocalcemia, conhecida popularmente como falta de cálcio no sangue, geralmente não provoca qualquer tipo de sintoma, sendo apenas identificada no resultado do exame de sangue. No entanto, quando os níveis de cálcio estão muito baixos podem surgir sintomas graves como perdas de memória, confusão e até alucinações.

Embora este problema seja mais comum nos idosos, devido à perda de densidade óssea que surge com a idade, a hipocalcemia também pode ter outras causas como:

  • Baixa ingestão de alimentos com cálcio;
  • Alterações no funcionamento das glândulas paratiroides;
  • Níveis reduzidos de magnésio no organismo;
  • Falta de vitamina D no corpo;
  • Problemas de funcionamento dos rins;
  • Problemas no pâncreas.

Além disso, o uso de alguns remédios, como Rifampicina, Fenitoína ou corticoides, também podem diminuir a absorção de cálcio no organismo, podendo levar ao desenvolvimento de hipocalcemia se o medicamento for usado por muito tempo.

Como é feito o diagnóstico

A hipocalcemia é quase sempre identificada através do exame de sangue, quando os níveis de cálcio estão muito baixos. No entanto, o médico pode ainda precisar fazer exames aos rins, hormônios e níveis de outros componentes no sangue, para avaliar a possível causa do problema.

Quais os principais sintomas

Embora a hipocalcemia não apresente sintomas nos casos mais leves, quando os níveis de cálcio ficam muito baixos, por muito tempo, podem surgir sinais como:

  • Surgimento de caspa;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Pêlos mais grossos no corpo;
  • Cãimbras musculares nas costas e pernas.

Já nos casos mais avançados, a falta de cálcio pode provocar alterações no funcionamento cerebral, causando sintomas como confusão, perdas de memória, delírios, depressão e alucinações. Além disso, pode ainda acontecer formigamento na boca, dedos e pés.

Conheça outros sintomas comuns deste problema.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos, a hipocalcemia é facilmente tratada com o uso de suplementos de cálcio e aumento da ingestão de alimentos com cálcio. Veja uma lista dos alimentos que devem ser ingeridos.

Porém, quando a falta de cálcio é causada por outros problemas, como a falta de vitamina D, é necessário fazer um tratamento específico para o problema, evitando que a hipocalcemia volte a surgir.

Nos casos mais graves, em que os níveis de cálcio estão muito baixos, pode ser necessário ficar internado para fazer cálcio diretamente na veia, até que os níveis sejam regularizados.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...