Tempo de jejum para o exame de sangue (e 6 dúvidas comuns)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2022
  1. Tempo de jejum
  2. Dúvidas comuns

O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame a ser realizado, podendo não ser necessário jejum, ou ser indicada a realização de um jejum de 4, 8 ou 12 horas. O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alguns alimentos pode interferir nos resultados de alguns exames. De forma geral, o jejum pode ser classificado em:

  • Jejum obrigatório, em que o exame só é realizado com a pessoa em jejum;
  • Jejum desejável, em que o jejum não é obrigatório, porém caso seja realizado podem ser obtidos resultados mais precisos. No entanto, a realização desses exames sem jejum também fornece resultados adequados;
  • Jejum não obrigatório, em que a pessoa pode realizar o exame com ou sem jejum, sem que haja interferência nos resultados.

O tempo de jejum pode variar de acordo com o laboratório em que será realizado o exame, bem como quais os exames serão realizados no mesmo dia, e, por isso, é importante buscar orientação médica ou do laboratório acerca do tempo de jejum necessário.

Tempo de jejum para exame de sangue

Na tabela a seguir estão indicados os tempos de jejum dos principais exames de sangue solicitados.

ExameTempo de jejum
HemogramaJejum não obrigatório, porém desejável de 4 horas
GlicemiaJejum obrigatório de 8 a 12 horas
Hemoglobina glicadaJejum não obrigatório
Colesterol total e frações/ lipidogramaJejum não obrigatório, porém pode ser indicado pelo médico jejum de 8 a 12 horas
TSHJejum não obrigatório
T4Jejum não obrigatório
Ferro séricoJejum obrigatório de 8 horas ou não obrigatório, dependendo do método de análise do laboratório
FerritinaJejum não obrigatório, porém desejável e 3 horas, sendo também recomendada a suspensão do uso da biotina e suplementos alimentares que contenham biotina 3 dias antes do exame
Vitamina B12Jejum não obrigatório
CreatininaJejum não obrigatório
Vitamina DJejum não obrigatório
PSA (livre e total)Jejum não obrigatório
Bilirrubina total e fraçõesJejum não obrigatório, porém desejável de 4 horas
Proteína C reativa (PCR)Jejum não obrigatório
TGO/ASTJejum não obrigatório
TGP/ALTJejum não obrigatório

É importante levar em consideração que o tempo de jejum de alguns exames pode ser diferente de acordo com o método de análise do laboratório e com a orientação do médico, que poderá indicar a realização do exame com mais ou menos tempo de jejum de acordo com o objetivo da análise e condição de saúde da pessoa.

Dúvidas comuns

A seguir indicamos as principais dúvidas relacionadas com a realização do jejum para fazer exame de sangue:

1. É permitido tomar água durante o jejum?

Durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.

Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.

2. É preciso interromper o uso de medicamentos?

Não é necessário interromper o uso de medicamentos para fazer o exame de sangue, a não ser que tenha sido recomendado pelo médico. Porém, é importante informar ao laboratório o uso de qualquer medicação, pois assim é possível levar esse fator em consideração no momento da análise.

3. O que fazer quando os exames têm tempo de jejum diferentes?

Caso seja indicado pelo médico a realização de exames com tempo de jejum diferentes, deve-se seguir a orientação do exame que possui maior tempo de jejum. Por exemplo, caso tenha sido indicada a realização do hemograma (jejum não obrigatório) juntamente com a glicose (jejum obrigatório de 8 a 12 horas), é recomendado adotar o jejum de 8 a 12 horas, pois assim é possível que a dosagem da glicose aconteça corretamente e o jejum não interfere no resultado do hemograma.

No entanto, em alguns casos, caso o jejum seja muito prolongado, o laboratório pode indicar a não realização de alguns exames, devendo a pessoa retornar outro dia para a sua realização.

4. Posso consumir bebida alcoólica no dia anterior ao exame de sangue?

Não, pois o álcool pode interferir diretamente nos níveis de glicose e triglicerídeos, influenciando o resultado do exame. Assim, é recomendado que as bebidas alcoólicas sejam evitadas pelo menos 72 horas antes do exame.

5. Posso praticar exercício antes do exame de sangue?

É indicado evitar a prática de atividade física rigorosa no dia anterior ao exame, pois o exercício pode promover a diminuição do nível de glicose e de triglicerídeos, assim como favorecer a formação de metabólitos, como ácido lático e creatinofosfoquinase (CPK), que passam a circular em maior concentração, interferindo diretamente no resultado do exame.

Além disso, no caso da dosagem do PSA, por exemplo, deve-se evitar a atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame, além de situações que possam aumentar os níveis de PSA, como andar de bicicleta e tomar alguns medicamentos, por exemplo.

6. O cigarro interfere no resultado do exame?

Sim, principalmente nos níveis de glicose e, por isso, é recomendado evitar o seu uso antes do exame de sangue.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em dezembro de 2019.

Bibliografia

  • UNIMED. Exigência de jejum para a realização de exames. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/documents/1045125/0/Tempo+de+Jejum/4ca6ada1-4ef9-4f27-84f6-6eb32c5fda1b?version=1.0>. Acesso em 13 abr 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL. Necessidade de Jejum para coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais - Nota da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. 2016. Disponível em: <http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/Nota_jejum_junho2016.pdf>. Acesso em 13 abr 2022
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.