Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tempo de jejum recomendado para o exame de sangue

O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, por exemplo.

O tempo de jejum depende do exame de sangue que será realizado, mas alguns exemplos são:

  • Colesterol: 12 horas;
  • Níveis de TSH: 4 horas;
  • Glicemia: 8 horas para adulto e 3 horas para crianças;
  • Níveis de PSA: 4 horas.

No caso do hemograma não é necessário fazer jejum, pois neste exame apenas são avaliados componentes que não são alterados pela alimentação como número de eritrócitos, leucócitos ou plaquetas.

Tempo de jejum recomendado para o exame de sangue

Já nos casos de diabetes em que é preciso medir a glicemia antes ou depois das refeições para tomar insulina, por exemplo, não é necessário qualquer tipo de jejum.

Uma vez que o tempo de jejum pode variar muito de um exame para outro, é importante questionar na clínica ou hospital as condições necessárias para fazer o exame.

É permitido tomar água durante o jejum?

Durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.

Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.

Outros cuidados antes de fazer o exame

Na preparação para exame de sangue para glicemia ou colesterol, além do jejum é também importante não realizar atividades físicas 2 a 3 dias antes do exame. Já no caso do exame de sangue para dosagem do PSA, deve-se evitar a atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame.

Em todos os casos, no dia anterior ao exame de sangue, deve-se evitar fumar e beber bebidas alcoólicas, pois influenciam os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos. Além disso, alguns remédios, como antibióticos, anti-inflamatórios ou a aspirina influenciam os resultados do exame de sangue, devendo-se informar o médico sobre os remédios habituais.

Veja como entender os resultados do exame de sangue.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...