Hidrocortisona é um corticoide com ação anti-inflamatória, indicada para tratar inflamações na pele, como eczema e disidrose, problemas hormonais e doenças reumáticas.
A hidrocortisona em pomada ou creme pode ser encontrada com os nomes comerciais de Berlison e Cortigen, ou na forma de acetato de hidrocortisona. Já a forma injetável, conhecida como Solu-Cortef, é disponível apenas em hospitais.
O uso da hidrocortisona deve ser feito com indicação médica, que irá definir a dose, duração e a forma de uso mais adequada para evitar possíveis efeitos colaterais.
Para que serve
A hidrocortisona pode ser indicada para:
- Dermatite;
- Eczema;
- Líquen plano;
- Lúpus discóide;
- Intertrigo;
- Picadas de inseto;
- Desidrose;
- Alterações hormonais:
- Doenças reumáticas;
- Problemas nas glândulas suprarrenais;
- Inflamação dos olhos;
- Esclerose múltipla.
Além disso, a hidrocortisona injetável também pode ser indicada em casos de reações alérgicas graves, chamadas de anafilaxia. Entenda melhor o que é anafilaxia.
Acetato de hidrocortisona
Acetato de hidrocortisona é uma forma modificada da hidrocortisona, que ajuda a melhorar sua absorção e aumentar a duração do efeito no local aplicado. Pode ser usado na forma de cremes ou pomadas.
Como usar
A forma de uso da hidrocortisona varia conforme a apresentação e inclui:
1. Hidrocortisona pomada ou creme
A hidrocortisona 1% em pomada ou creme deve ser aplicada sobre a pele nos horários indicados pelo médico. Em geral, para adultos, recomenda-se o uso de 2 a 3 vezes ao dia.
Antes de aplicar, é importante lavar bem as mãos e a área afetada com água e sabonete neutro, secando completamente. Após o uso, lavar as mãos novamente, exceto quando a pomada estiver sendo usada nas mãos.
Além disso, não se deve cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois pode aumentar a absorção da pomada e causar efeitos colaterais.
2. Hidrocortisona injetável
A hidrocortisona injetável é aplicada exclusivamente em hospitais, diretamente na veia ou no músculo do braço ou dos glúteos, por um enfermeiro.
Geralmente as doses, para adultos, são entre 100 mg e 500 mg, conforme a causa a ser tratada.
3. Hidrocortisona comprimido
A hidrocortisona em comprimido existe, porém não é vendida como medicamento pronto em farmácias.
O uso da hidrocortisona comprimido acontece por meio de manipulação com receita médica ou em programas de saúde para casos específicos, como no tratamento de crianças com hiperplasia adrenal.
4. Ciprofloxacino + hidrocortisona
O ciprofloxacino + hidrocortisona é um remédio antibiótico e anti-inflamatório, como o Otociriax, indicados para tratar a otite externa bacteriana em crianças, adultos e bebês com mais de 1 ano de idade.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso da hidrocortisona pomada são sensação de ardor na pele, coceira, inflamação na raiz do pelo, secura ou descoloração da pele.
Já a hidrocortisona injetável pode causar inchaço nas pernas, aumento do peso, fraqueza muscular, aumento da produção de suor, dores de cabeça, tonturas, coceira na pele ou aumento da sede.
Quem não deve usar
A hidrocortisona não deve ser usada por pessoas que possuem infecção ativa e/ou sistêmica, alergia aos componentes da fórmula ou outros corticoides.
Crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, devem usar a hidrocortisona com cautela e somente se indicado pelo médico, com acompanhamento e monitoramento cuidadoso.