Otociriax: Para que serve e como usar

janeiro 2019

Otociriax é um remédio antibiótico e anti-inflamatório indicado para tratar a otite externa bacteriana em crianças, adultos e bebês com mais de 1 ano de idade. Esse medicamento é composto de ciprofloxacino e hidrocortisona e é vendido em forma de gotas. 

O preço de Otociriax varia entre 25 e 35 reais. 

Outros medicamentos com estes mesmos ingredientes são: Otex HC e Oto-biotic, por exemplo.

Para que serve

Otociriax serve para o tratamento de bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii, Stenotrophomonas maltophilia, Enterobacteriaceae, Enterococcus faecalis e Proteus mirabilis.

Como usar

Deve-se deitar a pessoa que irá usar o medicamento de lado, com a orelha afetada para cima. A dose habitual é de 3 gotas, duas vezes ao dia, por 7 dias consecutivos.

Deverá ficar pelo menos, 30 segundos depois de pingar as gotinhas no ouvido.

Cada ml desse medicamento equivale a 34 gotas.

Quando não usar 

Esse medicamento não deve ser usado em caso de infecção no ouvido causado por fungos, vírus como herpes simplex, herpes zoster ou outros, tuberculose auricular, em caso de perfuração do tímpano, contra otite média. Também não deve ser usado em caso de alergia ao álcool benzílico, à hidrocortisona, ao ciprofloxacino, aos derivados quinolônicos ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Durante a gravidez ou lactação, somente deve ser usado com indicação médica. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2019.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.