Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hemácias altas na urina: o que significa e como tratar

A presença de hemácias na urina é conhecida como hematúria e está normalmente associada a problema nos rins, no entanto também pode ser consequência da realização de atividade física muito intensa, apesar de isso ser raro, ou devido ao período menstrual, por exemplo.

A hematúria geralmente não causa sintomas e é percebida principalmente por meio da mudança da cor da urina, que passa a ficar rosa ou vermelha e, em alguns casos, turva. Por isso, caso seja verificada alteração na cor da urina, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames e possa ser iniciado o tratamento mais adequado.

Hemácias altas na urina: o que significa e como tratar

O que pode ser

A presença de hemácias na urina normalmente não é acompanhada de sintomas, sendo apenas percebido que a urina apresenta-se rosa ou avermelhada, além de turva, e está na maioria das vezes associada com problemas renais. As principais causas de hemácias na urina são:

  • Infecções urinárias;
  • Inflamação dos rins, que normalmente é consequência de infecção, como a glomerulonefrite e a pielonefrite, por exemplo;
  • Alterações na próstata, no caso dos homens;
  • Doenças renais;
  • Uso de alguns medicamentos, principalmente anticoagulantes;
  • Presença de pedra nos rins ou na bexiga;
  • Câncer renal.

No caso das mulheres é possível também observar a presença de sangue na urina durante o período menstrual e, por isso, não é recomendado que a coleta de urina nesse período seja feita, pois será indicado no exame a presença de hemácias. No entanto, caso seja verificada a presença de sangue fora do período menstrual, é importante que a mulher consulte o ginecologista para que sejam realizados exames mais específicos.

Apesar de frequentemente estar relacionada com alterações nos rins, é possível também que as hemácias altas na urina aconteçam devido à atividade física excessiva, o que pode acontecer como consequência de lesão a bexiga ou desidratação, por exemplo, no entanto a hematúria devido a exercícios é raro.

Por isso, caso seja percebida qualquer alteração na urina, é importante que a pessoa vá ao clínico geral ou urologista para que sejam feitos exames e possa ser iniciado o tratamento adequado.

Conheça outras causas de sangue na urina.

Como identificar as hemácias altas na urina

A presença de hemácias na urina é percebida principalmente por meio da cor da urina, que passa a ser rosa, vermelha viva ou escura dependendo da quantidade de hemácias. Além disso, a partir da visualização da urina microscopicamente, pode ser verificada a presença de várias ou numerosas hemácias intactas, além de produtos da sua degradação, como a hemoglobina, que é identificada por meio do teste da fita.

Nessa situação também é possível identificar a presença de cilindros hemáticos, que são estruturas formadas por hemácias, e, em alguns casos, presença de inúmeros leucócitos e cristais.

Saiba como entender o exame de urina.

Como deve ser feito o tratamento

O tratamento para hematúria é indicado pelo médico de acordo com a causa, ou seja, no caso das hemácias altas na urina ser devido a infecções, o médico pode recomendar o uso de antibióticos para combater o agente infeccioso e, assim, diminuir a quantidade de hemácias presente na urina.

No caso de acontecer devido a presença de pedra nos rins ou na bexiga, normalmente é recomendada a sua remoção, que é na maioria das vezes feita através de um pequeno procedimento cirúrgico. Após esse procedimento é normal que a pessoa continue a perceber a urina vermelha, no entanto à medida que acontece a recuperação, a urina volta a ter a cor normal.

Bibliografia >

  • STRASINGER, Susan K.; DI LORENZO, Marjorie S. Urianalysis and body fluids. 5 ed. Estados Unidos: E. A Davis Company, 2008. 65-66.
  • MCANINCH, Jack W.; LUE, Tom F. Urologia Geral de Smith e Tanagho. 18 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 36-37.
  • NHS. Blood in urine. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/blood-in-urine/>. Acesso em 28 Out 2019
  • AMERICAN KIDNEY DISEASE. Blood in Urine. Disponível em: <https://www.kidneyfund.org/kidney-disease/kidney-problems/blood-in-urine.html>. Acesso em 28 Out 2019
  • MAYO CLINIC. Blood in urine (hematuria). Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/blood-in-urine/symptoms-causes/syc-20353432>. Acesso em 28 Out 2019
  • LOPES, Marta Sofia C. et al. Hematúria microscópica: abordagem no âmbito dos cuidados de saúde primários. Revista Portuguesa de Medicina Geral da Família. Vol 34. 327-333, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem