HCM baixo: o que significa e o que fazer

HCM baixo significa que o sangue está com dificuldade para transportar oxigênio pelo corpo, sendo um sinal comum em casos de anemia, como a causada por deficiência de ferro ou a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é considerada baixa quando está abaixo de 26 picogramas em adultos. Esse resultado pode indicar hipocromia, onde as hemácias têm menos cor que o normal por conterem menos hemoglobina.

Leia também: HCM: o que é e porque está alta ou baixa tuasaude.com/hcm-hemoglobina-corpuscular-media

Para identificar a causa de HCM baixo, é indicado procurar o clínico geral, que poderá solicitar exames de sangue e indicar o tratamento mais adequado, como o uso de medicamentos, suplementação ou, em casos mais graves, transfusão de sangue.

Imagem ilustrativa número 1

HCM baixo o que significa

O HCM baixo pode significar algumas condições, dentre elas estão:

1. Anemia ferropriva

A anemia ferropriva, que é a anemia por deficiência de ferro, é a causa mais comum de HCM baixo, que leva a sintomas como fraqueza, cansaço fácil e pele pálida.

Algumas causas de anemia ferropriva incluem uma alimentação pobre em ferro, sangramentos intensos e problemas de absorção, como na doença celíaca.

Leia também: Anemia ferropriva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-ferropriva

O que fazer: recomenda-se consultar o clínico geral, que pode indicar a reposição de ferro através de suplementos, alimentação rica em ferro, como carnes, feijão e lentilha, e, se necessário, investigar e tratar possíveis causas de sangramentos ou má absorção.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Talassemia

O HCM baixo pode estar relacionado à talassemia, um distúrbio genético em que o corpo produz menos hemoglobina ou uma hemoglobina com qualidade inferior.

Essa condição pode levar a sintomas como palidez, cansaço, baixa imunidade e atraso no crescimento. Conheça outros sintomas da talassemia.

O que fazer: é indicado o acompanhamento com hematologista, já que o tratamento pode incluir transfusões de sangue, suplementação com ácido fólico e controle de possíveis complicações, de acordo com a gravidade da doença.

3. Anemia falciforme

HCM baixo também pode significar anemia falciforme, uma doença genética que altera a forma dos glóbulos vermelhos, deixando-os em forma de foice. 

Essas células anormais circulam com dificuldade e duram menos tempo, o que pode causar dor generalizada, fraqueza e apatia.

O que fazer: o acompanhamento com hematologista é indicado, e pode envolver o uso de medicamentos como a hidroxiureia, transfusões de sangue e, em alguns casos, a eritrocitaférese, um procedimento para reduzir as transfusões.

Leia também: Anemia falciforme: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-falciforme

4. Doenças crônicas

Algumas doenças crônicas, como insuficiência renal, doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide, e tumores, também podem causar o HCM baixo.

Essas condições provocam inflamações que interferem na produção de hemoglobina, resultando na anemia da doença crônica. Veja o que é anemia crônica.

O que fazer: o tratamento envolve o controle da doença crônica. O médico pode recomendar reposição de ferro ou o uso de medicamentos que estimulam a produção de glóbulos vermelhos, como a eritropoietina.

5. Intoxicação por chumbo

A intoxicação por chumbo pode levar ao HCM baixo, já que esse metal tóxico interfere na produção de hemoglobina e pode afetar a medula óssea.

Os sintomas da intoxicação por chumbo são náuseas, vômitos, diarreia e cólicas abdominais.

O que fazer: deve-se procurar atendimento hospitalar imediato para avaliação e acompanhamento médico. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de quelantes para auxiliar na remoção do chumbo do organismo.

VCM e HCM baixo

O VCM e o HCM baixos ajudam a identificar possíveis problemas no sangue, como diferentes tipos de anemia, como na anemia ferropriva.

No exame de sangue, o VCM mostra o tamanho dos glóbulos vermelhos e o HCM indica a quantidade de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos. 

Leia também: VCM baixo: o que significa e o que fazer tuasaude.com/vcm-baixo

VCM e HCM baixo e RDW alto

Quando o VCM e o HCM estão baixos, e o RDW está alto, no exame de sangue, isso geralmente indica anemia microcítica, que inclui vários tipos de anemia.

Esse conjunto de resultados ajuda o médico a diferenciar entre tipos de anemia, como a ferropriva e a talassemia. Entenda melhor o que significa RDW alto.

Como saber se o HCM está baixo

Para saber se o HCM está baixo, é indicado consultar o clínico geral, que irá solicitar um hemograma completo.

Leia também: Valores de referência do hemograma (em homens, mulheres e crianças) tuasaude.com/valores-de-referencia-do-hemograma

HCM no hemograma

Insira o resultado do seu exame de hemograma na calculadora para saber se o HCM está baixo:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação, e não deve ser usada para diagnóstico ou substituir a consulta com o clínico geral.

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 1.112.128 visualizações

Tratamento para Anemia

03:04 | 1.407.969 visualizações