A grávida pode comer pimenta sem preocupação, porque esta especiaria não é prejudicial ao desenvolvimento do bebê nem para a grávida.
Porém, se a grávida sofre de azia e refluxo durante a gravidez, a ingestão de alimentos picantes, podem piorar estes sintomas, ou causar má digestão, principalmente durante o segundo e terceiro trimestre de gestação.

A grávida pode consumir outros alimentos apimentados?
Além da pimenta, a grávida também pode consumir outros alimentos picantes ou especiarias, como pimentão, caril, piri-piri ou picles, por exemplo, que podem ser incluídos na dieta, sem riscos e com segurança, desde que consumidos com moderação.
Porém, estes alimentos podem aumentar o risco de desenvolvimento de sintomas desagradáveis, como má digestão, azia, refluxo ou hemorroidas. Por isso, as grávidas com propensão para estes sintomas, devem evitar o consumo destes alimentos.
Saiba o que comer durante a gravidez para evitar estes sintomas.
Como consumir alimentos apimentados com segurança
Para consumir alimentos picantes de forma segura na gravidez, o ideal é prestar atenção aos rótulos antes de comprar, optando por marcas de confiança e evitando comprar nos mercados, sem saber a sua origem, preferir consumir alimentos picantes preparados em casa, ingerir estes alimentos em pequenas quantidades e, se é a primeira vez que a grávida está a consumir um alimento picante, deve experimentar uma pequena quantidade, antes de a utilizar nos cozinhados, de forma a certificar-se que rege bem à substância.
Receitas saudáveis com pimenta

1. Salada de arroz e aves
Ingredientes
- 2 c. de sopa de óleo;
- 1 xícara de arroz;
- 3 c. de chá de caril;
- 2 xícaras de caldo de legumes;
- 1 ramo de cebolinho;
- ½ melão cantalupo;
- 1 manga;
- 2 bananas;
- 1 lima;
- 30 g de caju;
- 400 g de peito de frango;
- Sal e pimenta-preta a gosto;
- 1 iogurte natural;
- 2 c. de chá de açúcar;
- 40 g de uva passa.
Modo de preparo
Aquecer 1 colher de sopa de óleo numa panela, acrescentar o arroz e 1 colher de chá de caril e deixar alourar. Depois, adicionar o caldo e, quando começar a ferver, reduzir o fogo e deixar engrossar durante cerca de 20 minutos.
Cortar o cebolinho em rodelas finas, descascar as frutas e cortar em pedaços, cortar a lima a meio e espremer e de seguida salpicar as rodelas de banana com sumo de lima para que não fiquem castanhas.
Enxaguar os peitos de frango com água fria, secá-los com um pano e cortar em tiras com 1 centímetro de largura. Aquecer o restante óleo numa frigideira e refogar bem os peitos, de todos os lados, durante cerca de 10 minutos, temperando com 1 colher de chá de caril, sal e pimenta. Deixe arrefecer.
Para fazer o molho, basta misturar o iogurte com o restante sumo de lima, caril e açúcar, e temperar com sal e pimenta. Por fim, basta colocar todos os ingredientes numa saladeira grande, acrescentar as passas e o molho e misturar tudo.

2. Linguado refugado
Ingredientes
- 40 g de alcaparras;
- 2 limões;
- 2 cebolas;
- 4 a 6 ramos de endro;
- 4 filetes de linguado prontos a cozinhar e sem pele;
- Sal e pimenta-branca a gosto;
- Farinha;
- 6 c. de sopa de óleo;
- 2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente;
- Meia xícara de caldo de legumes.
Modo de preparo
Escorrer as alcaparras, descascar os limões, retirar a casca branca interior e cortar a polpa em rodelas finas. Descascar as cebolas e cortar em cubos finos. Separar as pontas dos caules dos endros. Temperar o linguado com sal e pimenta e depois passá-lo por farinha e sacudir o excesso. Aquecer o óleo numa frigideira e refogar o linguado de ambos os lados durante cerca de 6 minutos até ficar bem passado. Nos últimos 2 minutos acrescentar a manteiga à temperatura ambiente.
Retirar o linguado e mantê-lo num local quente. Para fazer o molho, basta refogar as cebolas no óleo do refogado, adicionar o caldo e ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos. Depois, misturar as alcaparras, as rodelas de limão e as pontas de endro. Retirar o linguado da frigideira e servir juntamente com o molho.
Assista o vídeo seguinte e conheça os benefícios da pimenta: