Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gengiva sangrando: 6 principais causas e o que fazer

Julho 2020

O sangramento gengival pode ser sinal de uma doença nas gengivas ou de outro problema de saúde, que deve ser tratado o mais brevemente possível. Porém, quando o sangramento é ocasional, isso pode dever-se a uma escovação dos dentes com muita força ou uso de fio dental de forma incorreta.

Algumas das causas que podem estar na origem do sangramento das gengivas são:

Gengiva sangrando: 6 principais causas e o que fazer

1. Escovar os dentes com muita força

Escovar os dentes com muita força ou usar o fio dental de forma incorreta podem causar sangramento das gengivas, além de aumentarem o risco de desenvolver retração gengival.

O que fazer: Para evitar que o sangramento da gengiva nestes casos, deve-se escovar os dentes com uma escova suave, evitando fazer muita força. O fio dental também deve ser usado com cuidado, entre os dentes de forma a não lesar a gengiva. Veja como escovar os dentes corretamente passo a passo.

2. Placa dentária

A placa bacteriana consiste numa película invisível formada por bactérias que se depositam sobre os dentes, especialmente na ligação entre os dentes e a gengiva, podendo causar gengivite, cáries e sangramento gengival.

O que fazer: Para remover a placa bacteriana, deve-se escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e bochechar com um enxaguante bucal de uso diário.

3. Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva que ocorre devido ao acumulo de placa bacteriana nos dentes, causando sintomas como dor, vermelhidão, inchaço, retração gengival, mau hálito e sangramento das gengivas, podendo evoluir para uma periodontite.

O que fazer: Perante uma gengivite é indicado consultar um dentista, que irá avaliar a evolução do problema, podendo fazer uma limpeza profissional no consultório e, se necessário, administrar antibióticos. Saiba identificar os sinais e os sintomas de uma gengivite.

4. Periodontite

A periodontite caracteriza-se por uma proliferação excessiva de bactérias que gera inflamação e sangramento na gengiva que, ao longo do tempo, resulta na destruição do tecido que sustenta o dente, o que pode resultar em dentes moles e, consequentemente, perda dos dentes.

O que fazer: O tratamento da periodontite deve ser feito pelo dentista, num consultório e sob anestesia, em que é raspada a raiz do dente de forma a remover a placa de tártaro e as bactérias que estão a destruir a estrutura óssea que suporta o dente.

5. Cárie

A cárie dentária também é uma causa muito comum de sangramento gengival e consiste numa infecção do dente, causada por bactérias, que vão perfurando o esmalte, causando dor e desconforto, principalmente quando atingem as regiões mais profundas do dente. Saiba identificar os sinais e sintomas da cárie dentária.

O que fazer: A cárie deve ser tratada numa consulta com o dentista, através de uma obturação e restauração do dente.

6. Deficiência de vitaminas

A deficiência em vitamina C e vitamina K pode também ser uma causa de sangramento nas gengivas, principalmente quando não existem outros problemas dentários.

O que fazer: Nestes casos é importante fazer uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas C e K, como frutas cítricas, brócolis, tomate, espinafre, agrião, couve e azeite, por exemplo.

Além destas causas, exitem outros fatores que podem estar na origem do sangramento gengival, como gravidez, devido a alterações hormonais, uso de próteses dentárias, devido à fricção, distúrbios sanguíneos, uso de remédios anticoagulantes e leucemia.

Assista ainda o vídeo seguinte e saiba como cuidar dos dentes para evitar a ida ao dentista:

Bibliografia >

  • COLGATE. Sangramento Na Gengiva Durante Uso De Fio Dental. Disponível em: <https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/plaque-and-tartar/sw-281474979182696>. Acesso em 07 Nov 2019
  • HEALTHLINE. What You Need to Know About Bleeding Gums. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/bleeding-gums#other-causes>. Acesso em 07 Nov 2019
  • U.S. DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES. Periodontal (Gum) Disease. 2013. Disponível em: <https://www.nidcr.nih.gov/sites/default/files/2017-09/periodontal-disease_0.pdf>. Acesso em 07 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.


Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem