Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

Os remédios caseiros para gengivite como solução de água oxigenada, chá de alcaçuz ou pasta de cúrcuma, por exemplo, podem ser usados na forma de enxaguantes bucais ou na forma de pasta, após escovar os dentes, pois possuem ação anti-inflamatória, analgésica, antisséptica e antibacteriana, que ajudam a aliviar os sintomas da gengivite como dor, inchaço, vermelhidão ou sangramento da gengiva.

A gengivite geralmente acontece pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, por má higiene dos dentes ou por não usar o fio dental de forma regular ou da forma correta, levando a uma inflamação na gengiva, que em casos mais graves pode causar a perda dos dentes. Saiba mais sobre as causas e os sintomas da gengivite.

O melhor tratamento para cessar o sangramento da gengiva e a sua inflamação é remover completamente todo tártaro acumulado, escovando os dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizando o fio dental diariamente. Os remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não substituem a escovagem nem as recomendações feitas pelo dentista. Veja como escovar os dentes de forma correta.

Algumas opções de remédios caseiros para gengivite são:

1. Solução de água morna e sal

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito. 

Ingredientes

  • ½ colher (de chá) de sal;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Adicionar o sal no copo com água morna e misturar com o auxílio de uma colher. Enxaguar a boca, fazendo bochecho por 20 a 30 segundos, 2 a 3 vezes por dia. Cuspir a solução em seguida. 

É recomendado o uso da solução de água morna com sal, por no máximo uma semana, pois utilizar por mais tempo pode danificar o esmalte dos dentes, por ser uma solução ácida.

2. Chá de alcaçuz

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

O chá alcaçuz possui licoricidina e licorisoflavana A na sua composição, que são substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite e reduzem a inflamação das gengivas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para gengivite. Além disso, este chá ajuda a controlar o mau hálito, um sintoma comum na gengivite.

Este chá deve ser usado para fazer bochecho, como enxaguante bucal, e não deve ser ingerido.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e utilizar o chá como enxaguante bucal, fazendo bochechos, até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

3. Chá de potentilla

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

O chá de potentilla possui taninos, catequinas e proantocianidinas na sua composição com propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antibacteriana, que ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite e a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o chá de potentilla também ajuda a prevenir cáries.

Ingredientes

  • 2 colheres de raiz de potentilla;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Tampar, deixar repousar até amornar e coar a seguir. Enxaguar a boca com este chá, fazendo bochechos de 2 a 3 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida.

Outra opção é usar o óleo essencial de cravo da índia, adicionando 2 ou 3 gotas em um algodão e aplicar na gengiva por 30 segundos. 

4. Chá de cravo da índia

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação da gengiva por possuir eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.

Ingredientes

  • 10 unidades de cravo da índia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e bochechar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida.

5. Solução de água oxigenada

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de água oxigenada 10 volumes;
  • ½ xícara de água.

Modo de preparo

Adicionar a água oxigenada na xícara com água e misturar. Bochechar por 30 segundos e cuspir em seguida. Essa solução de água oxigenada pode ser usada por 2 a 3 dias.

Não é necessário enxaguar a boca com água após usar a solução de água oxigenada, mas se a pessoa não gostar do sabor que fica na boca, poderá fazê-lo.

6. Chá de mirtilo

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

O chá de mirtilo tem ação tônica e anti-inflamatória ajudando a combater a inflamação, o inchaço e o sangramento da gengiva, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite. 

Além disso, o chá de mirtilo ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana que pode causar gengivite.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de mirtilos secos;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por 15 minutos, tampar a panela e deixar amornar, e coar a seguir. Usar este chá escuro para enxaguar a boca por 30 segundos, 2 vezes ao dia. 

7. Infusão de sálvia

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

A infusão de sálvia ajudam a diminuir os sintomas da gengivite como inchaço, dor e sangramento da gengiva pois contém na sua composição cineol e cânfora com ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a remover a placa bacteriana e a prevenir sua deposição na gengiva.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de sálvia fresca ou 1 colher (de sopa) de sálvia seca;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a sálvia na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Esperar esfriar, coar e bochechar por 20 a 30 segundos. Cuspir em seguida. Repetir por 2 a 3 vezes por dia. 

8. Óleo essencial de hortelã-pimenta

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol e mentona, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a combater a gengivite. Além disso, esse óleo essencial ajuda a reduzir a dor e manter o hálito fresco.

Ingredientes

  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar as gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta no copo com água e misturar. Bochechar por 30 a 40 segundos, 2 a 3 vezes por dia. Cuspir em seguida.

9. Solução de violeta genciana

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

A solução de violeta genciana tem ação anti-inflamatória, antisséptica e antibacteriana, ajudando a combater e a melhorar os sintomas da gengivite como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. 

Ingredientes

  • 20 a 30 gotas de tintura de violeta genciana;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo 

Juntar os ingredientes e bochechar a mistura 2 a 3 vezes ao dia, por até 3 dias. 

Esta solução não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com feridas abertas na boca.

10. Pasta de cúrcuma

10 remédios caseiros para gengivite e como fazer

A pasta de cúrcuma é outra boa opção de remédio caseiro para a gengivite, pois a cúrcuma, também conhecida como açafrão, possui na sua composição a curcumina, uma substância com ação anti-inflamatória , antisséptica e antibacteriana, que ajuda a reduzir a inflamação e a diminuir a placa bacteriana.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de cúrcuma em pó;
  •  ½ colher (de chá) de sal;
  •  ½ colher (de chá) de óleo de mostarda ou azeite.

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes. Colocar a pasta de cúrcuma em um algodão e aplicar suavemente na gengiva massageando por 20 a 30 segundos. Enxaguar a boca com água em seguida. Esta pasta pode ser usada até 2 vezes por dia.

Por conter sal na sua composição, a pasta de cúrcuma pode causar queimação ou dor, caso a gengiva esteja muito inchada, vermelha e sangrando. Neste caso, deve-se enxaguar a boca e retirar a pasta com água imediatamente. Outra opção, é não utilizar o sal nesta pasta.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HUYNH, Nam Cong-Nhat; et al. Rinsing with Saline Promotes Human Gingival Fibroblast Wound Healing In Vitro. PlosOne. 1-13, 2016.
  • SIDHU, Preena; et al. Therapeutic benefits of liquorice in dentistry. Journal of Ayurveda and Integrative Medicine. 1-8, 2018.
  • PULIKOTTIL, S. J.; NATH, S. Potential of clove of Syzygium aromaticum in development of a therapeutic agent for periodontal disease: A review. A review. South African Dental Journal. 70. 3; 108-115, 2015.
  • JONES, C. M.; BLINKHORN, A. S.; WHITE, E. Hydrogen peroxide, the effect on plaque and gingivitis when used in an oral irrigator. Clin Prev Dent. 12. 5; 15-18, 1990.
  • AMERICAN CHEMICAL SOCIETY. Blueberry extract could help fight gum disease and reduce antibiotic use. 2015. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150902102651.htm>. Acesso em 16 Abr 2021
  • BEHESHTI-ROUY, Maryam; et al. The antibacterial effect of sage extract (Salvia officinalis) mouthwash against Streptococcus mutans in dental plaque: a randomized clinical trial. Iran J Microbiol. 7. 3; 173–177, 2015.
  • EHRNHOFER-RESSLER, Miriam M.; et al. Identification of 1,8-Cineole, Borneol, Camphor, and Thujone as Anti-inflammatory Compounds in a Salvia of ficinalis L. Infusion Using Human Gingival Fibroblasts. J. Agric. Food Chem. 61. 3451−3459, 2013.
  • THOSAR, Nilima; et al. Antimicrobial efficacy of five essential oils against oral pathogens: An in vitro study. Eur J Dent. 7. Suppl 1; S71–S77, 2013.
  • KOTHIWALE, Shaila V.; et al. A comparative study of antiplaque and antigingivitis effects of herbal mouthrinse containing tea tree oil, clove, and basil with commercially available essential oil mouthrinse. J Indian Soc Periodontol. 18. 3; 316–320, 2014.
  • KANDWAL, Abhishek; MAMGAIN, Ravindra Kumar; MANGAIN, Pratibha. Comparative evaluation of turmeric gel with 2% chlorhexidine gluconate gel for treatment of plaque induced gingivitis: A randomized controlled clinical trial. Ayu. 36. 2; 145-150, 2015.
  • TORAYA, Seiko; et al. Curcumin inhibits the expression of proinflammatory mediators and MMP-9 in gingival epithelial cells stimulated for a prolonged period with lipopolysaccharides derived from Porphyromonas gingivalis. Odontology. 108. 1; 16-24, 2020.
  • TOMCZYKA, Michał; LATTÉ, Klaus Peter. Journal of Ethnopharmacology. 122. 184–204, 2009. Potentilla—A review of its phytochemical and pharmacological profile.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...