Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para Gengivite

Um ótimo tratamento caseiro para gengivite é, após escovar os dentes, lavar a boca com água oxigenada ou solução de clorexidina diluída em água, como substituto dos enxaguantes bucais como o Listerine e o Cepacol, por exemplo.

O uso da água oxigenada ou da clorexidina ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite porque estas substâncias tem ação anti bacteriana e antisseptica, sendo uma alternativa ao uso de um enxaguante bucal, habitualmente encontrado nas farmácias e supermercados. Não é necessário enxaguar a boca com água após este procedimento, mas, se o indivíduo não gostar do sabor que fica na boca, poderá fazê-lo.

A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, que é causada pela má higiene bucal. Seu principal sintoma é a gengiva vermelha e inchada e o sangramento que acontece ao escovar os dentes ou de forma espontânea. O melhor tratamento para cessar o sangramento da gengiva e a sua inflamação é remover completamente todo tártaro acumulado, o que pode ser conseguido em casa ou no consultório do dentista.

Tratamento caseiro para Gengivite
Tratamento caseiro para Gengivite

Como escovar os dentes corretamente

Para escovar os dentes de forma eficiente, retirando todos os restos de alimentos de dentro da boca, inclusive a placa bateriana, deve-se seguir estes passos:

  1. Passar o fio dental entre todos os dentes 1 vez ao dia. Para quem possui os dentes muito próximos e o fio dental machuca e causa sangramento, pode-se usar a fita dentária, que é mais fina e não machuca;
  2. Colocar pasta de dentes na escova, sendo a quantidade ideal o tamanho da unha do dedo mindinho;
  3. Adicionar um pouquinho de bicarbonato de sódio ou cúrcuma em pó (somente 1 vez por semana);
  4. Escovar primeiro os dentes da frente, no sentido horizontal, vertical e circular;
  5. Depois escovar os dentes de trás, iniciando pelos dentes de baixo e depois dos dentes de cima.
  6. A seguir deve enxaguar a boca com água até que fique completamente limpa;
  7. Por último, deve fazer bochechos com enxaguante bucal, que pode ser a água oxigenada ou clorexidina diluída em água. Mas este passo só precisa ser seguido 1 vez ao dia, de preferência, antes de dormir. 

A quantidade recomendada de água oxigenada ou clorexidina é de 10 ml diluídos em 1/4 de copo de água, para fazer bochechos durante 1 minuto. O efeito da água oxigenada e da clorexidina dura aproximadamente 8 horas.

Este passo a passo deve ser realizado rigorosamente todos os dias, para que se tenha os resultados esperados. Mas para cuidar bem a saúde oral, além de escovar os dentes corretamente, também é importante ir ao dentista, pelo menos, 1 vez por ano para verificar se existem cáries ou se é preciso remover o tártaro com aparelhos específicos do dentista.

Escova de dente elétrica é mais indicada

Escovar os dentes com uma escova de dente elétrica é uma ótima forma de melhorar a higiene bucal porque ela limpa melhor os dentes, removendo os restos de comida, sendo mais eficiente que a escova manual.

A escova de dente elétrica é particularmente indicada para pessoas que tem dificuldade de coordenação, encontram-se acamadas ou tem fraqueza nas mãos, mas qualquer pessoa pode se beneficiar do seu uso, inclusive as crianças, sendo que neste caso, é preciso comprar uma escova de dente elétrica infantil porque tem a cabeça menor, sendo mais eficiente para escovação dos pequenos dentes de leite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...