O que causa gengiva inchada no bebê (e o que fazer)

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
março 2022

A gengiva inchada no bebê normalmente é um sinal de que os primeiros dentinhos estão nascendo e, por isso, os pais podem observar esse inchaço entre os 4 e 9 meses do bebê, embora existam bebês que completam 1 ano de vida e que não apresentam qualquer sintoma do nascimento. Isso acontece porque cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento.

Quando começa a erupção dos dentes, a gengiva fica mais vermelha e inchada, provocando incômodo ao bebê, que reage geralmente ficando irritadiço, chorão e mal-humorado.

Para diminuir o incômodo das gengivas inchadas, uma solução natural e simples é dar para ele morder uma fatia de maçã ou uma cenoura fria, que devem ser cortadas em formato grande para que o bebê consiga segurar e não engasgue. Outra solução é deixá-lo com um mordedor apropriado, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Veja com que idade costumam nascer os primeiros dentes.

Sintomas do nascimento dos dentes 

Normalmente os primeiros dentinhos a nascer são os da frente, na parte de baixo da boca, mas logo a seguir nascem os dentinhos da frente, na parte de cima da boca.

Nessa fase é normal que o bebê apresente alguns sinais e sintomas característicos como:

  • Estar mais irritadiço;
  • Chorar com facilidade;
  • Colocar qualquer objeto na boca;
  • Febre baixa, até 37º C;
  • Episódios de diarreia.

Embora seja muito comum que os bebês passem a colocar tudo na boca nesta fase, o ideal é ficar atento nos objetos que estão perto do bebê, já que alguns podem ser engolidos, podendo causar asfixia, e outros podem estar muito sujos, facilitando o surgimento de infecções.

Se existirem outros sintomas ou se os sintomas forem muito intensos, deve-se consultar o pediatra para uma avaliação mais detalhada.

Saiba mais sobre os sintomas dos primeiros dentes do bebê e como cuidar.

O que fazer para aliviar o desconforto do bebê

Os chocalhos e mordedores próprios para o bebê morder quando os dentinhos estão nascendo são boas opções para aliviar o desconforto, desde que estejam sempre bem limpos. Colocar esses 'acessórios' dentro da geladeira para que fiquem frios é outra excelente estratégia para diminuir o desconforto.

Nessa fase o bebê fica com a boca aberta e baba muito, por isso é bom ter uma fralda ou babador sempre por perto para manter o bebê seco, já que a baba em contato constante com a pele do rosto pode causar feridinhas no canto da boca.

Não se deve dar brinquedos pontiagudos, chaves, canetas ou a própria mão para o bebê morder porque isso pode machucar a gengiva, causando sangramento ou transmitir germes que podem causar doenças. A melhor forma de saber se o bebê está colocando o que não deve na boca é ficando perto dele o tempo todo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em dezembro de 2017.
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.