Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas e como aliviar a gengiva inchada no bebê

A gengiva inchada no bebê é sinal de que os dentinhos estão nascendo e por isso os pais podem observar esse inchaço entre os 4 e 9 meses do bebê, embora existam bebês que completam 1 ano de vida e ainda não apresentam nem mesmo a gengiva inchada, e isso acontece porque cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento.

Para diminuir o incômodo das gengivas inchadas do bebê, uma solução natural e simples é dar para ele morder uma maçã ou uma cenoura frias, cortadas em formato grande para que ele consiga segurar e não engasgue. Outra solução será deixá-lo com um mordedor apropriado que se pode comprar em qualquer farmácia.

Quando começa a erupção dos dentes do bebê, a gengiva fica mais vermelha e inchada, provocando incômodo ao bebê, que reage geralmente ficando irritadiço, chorão e mal-humorado. O frio reduz naturalmente a inflamação e o inchaço das gengivas, diminuindo o mal-estar provocado pela erupção dos primeiros dentinhos do bebê, sendo por isso, uma excelente forma de fazer o bebê se sentir melhor.

Causas e como aliviar a gengiva inchada no bebê

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes 

Normalmente os primeiros dentinhos a nascer são os da frente, na parte de baixo da boca, mas logo a seguir nascem os dentinhos da frente, na parte de cima da boca. Nessa fase é normal que o bebê fique irritadiço e coloque tudo na boca, porque o ato de morder alivia a dor e facilita o rompimento da gengiva. No entanto, não é seguro deixar o bebê colocar tudo na boca, porque os objetos e brinquedos podem estar sujos e causar doenças.

Alguns bebês ficam com uma febre baixa, de até 37º ou tem episódios de diarreia quando os dentes estão nascendo. Se ele apresentar outros sintomas ou se estes forem muito intensos, deve-se levar o bebê ao pediatra para uma avaliação.

O que dar para o bebê morder 

Os chocalhos e mordedores próprios para o bebê morder quando os dentinhos estão nascendo são boas opções, desde que estejam sempre bem limpos. Colocar esses 'acessórios' dentro da geladeira para que fiquem frios é uma excelente estratégia para diminuir o desconforto.

Nessa fase o bebê fica com a boca aberta e baba muito, por isso é bom ter uma fralda ou babador sempre por perto para manter o bebê seco, já que a baba em contato constante com a pele do rosto pode causar feridinhas no canto da boca.

Não se deve dar brinquedos pontiagudos, chaves, canetas ou a própria mão para o bebê morder porque isso pode machucar a gengiva, causando sangramento ou transmitir germes que podem causar doenças. A melhor forma de saber se o bebê está colocando o que não deve na boca é ficando perto dele o tempo todo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...