Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Gengibre

O Gengibre serve para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.

Esta é uma planta medicinal que possui sabor apimentado e que pode ser usada para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal. Esta raiz também pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta, por exemplo.

O seu nome científico é Zingiber officinalis e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas.

Para que serve o Gengibre

Para que serve

As propriedades do Gengibre incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.

Como usar

As partes usadas do Gengibre são as raízes para fazer chá ou temperar as refeições, por exemplo.

  • Chá de Gengibre para resfriado e dor de garganta: colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia;
  • Compressa de Gengibre para reumatismo: ralar o gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por cerca de 20 minutos.

Veja também como preparar um ​suco de gengibre para acelerar o metabolismo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo Gengibre incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente só ocorrem quando consumido em excesso.

Quem não deve usar

O Gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias. Além disso, pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.

Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por cada kg de peso, e por isso essa raiz pode ser usada em forma de raspas para aliviar os enjoos durante a gestação.

Informação nutricional do Gengibre

Componentes Quantidade por 100 g
Energia80 calorias
Proteína1,8 g
Gorduras0,8 g
Carboidratos18 g
Fibras2 g
Vitamina C5 mg
Potássio415 mg

Dúvidas comuns

1. Comer gengibre faz mal?

Quando consumido em excesso, o gengibre pode causar dores de estômago em pessoas com estômago sensível, crianças, e também pode causar sonolência. Além disso, não é indicado para pessoas que tomam remédios anticoagulantes. 

2. Gengibre afina o sangue? 

Sim, comer gengibre de forma regular ajuda a 'afinar' o sangue, sendo útil em caso de pressão alta, por exemplo, mas deve ser evitado por pessoas que tomam remédios como a varfarina, porque ele pode aumentar o risco de hemorragias.

3. Gengibre aumenta a pressão? 

Pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.

4. Gengibre aumenta imunidade? 

Sim, o consumo de gengibre em pós, em lascas e o chá de gengibre melhora a resposta do corpo às infecções e, por isso, este é um ótimo aliado contra gripes e resfriados, por exemplo. 

5. Gengibre emagrece? 

A raiz de gengibre tem ação estimulante e, por isso, pode ajudar a aumentar o metabolismo e consequentemente o gasto energético do corpo, mas só vai ser útil para emagrecer se a pessoa fizer dieta e atividade física. 

Receitas com gengibre 

O gengibre pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. A raiz picada fina ou ralada pode ser usada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais, por exemplo. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.

1. Suco de limão com gengibre e hortelã

Para que serve o Gengibre

Esta receita é fácil de preparar e pode ser uma boa opção para se refrescar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cascas de limão;
  • 300 mL de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre com casca;
  • 1 xícara de chá de hortelã;
  • 150 mL de água morna;
  • 1200 mL de água fria;
  • 250 g de açúcar.

Modo de preparo

Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente e a seguir bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.

2. Carne moída com molho de gengibre

Para que serve o Gengibre

Esta receita é simples, saborosa e pode ser usada para acompanhar o macarrão, como recheio de wraps ou pimentão assado, por exemplo.

Ingredientes

  • 500 g de carne moída;
  • 2 tomates maduros;
  • 1 cebola;
  • 1/2 pimentão vermelho;
  • Salsinha e cebolinho a gosto;
  • Sal e gengibre moído à gosto;
  • 5 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de azeite ou óleo;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Colocar o alho e a cebola numa panela, juntamente com um pouquinho de óleo ou azeite até dourar. Acrescentar a carne e deixar alourar por alguns minutos, mexendo sempre. Aos poucos, adicionar 150 ml de água e os outros ingredientes até a carme começar a cozinhar e a pegar gosto. Verificar se a carne está cozinhando bem e acrescentar a água restante, deixando no fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até a carne estar bem cozida.

3. Água de gengibre

A água de gengibre é ótima para conferir mais sabor à água, e também ajudar a emagrecer.

Ingredientes

  • Gengibre fatiado;
  • 1 L de água.

Modo de preparo 

Fatiar o gengibre e adicionar em 1 litro de água, e deixar repousar toda a noite. Tomar durante o dia, sem adoçar. 

4. Gengibre em conserva

Para que serve o Gengibre

Ingredientes 

  • 400 g de gengibre;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de vinagre;
  • 3 colheres de chá de sal;
  • 1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro com tampa.

Modo de preparo 

Descascar o gengibre e depois fatiar, deixando as fatias finas e compridas. Cozinhar somente em água até ferver e depois deixar esfriar naturalmente. A seguir, devem-se juntar os outros ingredientes e levar ao fogo para cozinhar por cerca de 5 minutos depois de levantar fervura, em fogo baixo. Depois disso, deve-se guardar o gengibre num recipiente de vidro por, no mínimo, 2 dias antes de consumir.

Esta conserva caseira de gengibre dura cerca de 6 meses, se mantida sempre na geladeira.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem