Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da água de gengibre e como fazer

Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia, ajuda a emagrecer pois acelera a perda de gordura do corpo e especialmente da barriga. 

O gengibre é uma raiz que ajuda a emagrecer porque atua desintoxicando o organismo e melhorando o funcionamento do intestino, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água e impedindo o inchaço também. 

Água de gengibre com limãoÁgua de gengibre com limão

Como fazer

Para preparar a água, deve-se adicionar de 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em 1 litro de água gelada, trocando as rodelas de gengibre diariamente para obter seus benefícios.

Benefícios do gengibre

Além de ajudar a emagrecer, o gengibre traz benefícios para o organismo como:

  • Atuar como anti-inflamatório;
  • Melhorar a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar;
  • Prevenir náuseas e vômitos;
  • Combater azia e gases intestinais;
  • Aliviar a dor causada pela artrite.

No tratamento da dor nas articulações, o gengibre pode ser utilizado na forma de chá ou em compressas mornas aplicadas diretamente no local afetado.

Quantidade recomendada e contraindicações

A quantidade recomendada de gengibre é de 1 a 2 g por dia para obter seus benefícios, que são maiores quando o gengibre é utilizado na forma fresca ao invés do pó.

O gengibre está contraindicado para pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão alta e para afinar o sangue, como Aspirina, e só deve ser utilizado em casos de pedras na vesícula segundo orientação médica. Além disso, durante a gravidez não se deve consumir mais do que 2 g de gengibre por dia.

Para aumentar a perda de peso, veja outra estratégia para perder barriga.

Como intensificar os benefícios

Além do gengibre, pode-se adicionar à receita suco de limão, rodelas de berinjela, rodelas de pepino ou canela à água para melhorar o sabor e obter os benefícios desses outros alimentos, que também ajudam a limpar o intestino e acelerar o metabolismo. Aprenda algumas receitas práticas e saborosas que podem ser preparadas em casa:

1. Gengibre com limão

O limão potencializa o efeito do gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo, além de possuir poucas calorias e ter altas concentrações de vitamina C, um poderoso antioxidante, que elimina impurezas, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino.

  • Como fazer: deve-se preparar 1 suco de limão, batendo a fruta no liquidificador ou ou espremendo direito em um copo de água. Em seguida, adicionar uma colher de gengibre ralado e misturar bem. 

2. Gengibre com hortelã

Além de tornar a bebida mais refrescante, o hortelã é muito utilizado para melhorar a circulação, além de aliviar problemas de estômago, dores de cabeça e inflamações nos músculos.

  • Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e ferver em fogo médio até levantar fervura. Em seguida acrescentar meia xícara de hortelã, esperar esfriar e coar o chá que se formou, que pode ser bebido morno ou gelado.
Benefícios da água de gengibre e como fazer

3. Gengibre com canela

Além de saborosa e aromática, a canela tem diversos benefícios, como o controle do açúcar no sangue, evitando picos de insulina e a hiperglicemia. 

  • Como fazer: acrescentar 1 colher de sopa de gengibre ralado ou 5 rodelas de gengibre e 1 canela em pau, que podem ser deixados descansando ou podem ser levados ou fogo até levantar fervura. Esta bebida pode ser tomada fria, e bebida ao longo do dia.

4. Gengibre com beringela

O gengibre é uma excelente forma de auxiliar o emagrecimento, pois tem efeito diurético, melhorando a eliminação de toxinas, além de melhorar o trânsito intestinal e reduzir o apetito, devido ao alto teor de fibras na sua composição. 

  • Como fazer: acrescentar 1 xícara de chá de berinjela picada com a casca e 1 colher de sopa de gengibre ralado em 250 ml de água e bater no liquidificador, em seguida adicionar raspas de limão e beber natural ou gelado. 

Nestas receitas, é possível, ainda, variar sabores adicionando outros vegetais, como pepino, abacaxi, goje berry e camomila.  Além dos efeitos emagrecedores e desintoxicantes, são uma ótima forma de aumentar a quantidade de líquidos por dia, para manter o corpo hidratado. Confira qual a importância da hidratação ao longo do dia e a quantidade de água necessária

Mais sobre este assunto:


Carregando
...