Água com gengibre emagrece? Benefícios e como fazer

Atualizado em fevereiro 2023

Tomar diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos 2 copos (500 ml) ao longo do dia, ajuda a emagrecer. Isso porque o gengibre possui propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal.

Além disso, o gengibre também tem ação diurética, ajudando na eliminação do excesso de líquido do corpo e diminuindo o inchaço. Além do gengibre, também pode-se usar limão, berinjela ou canela, porque são ingredientes que aumentam os efeitos da água de gengibre.

Para emagrecer, é fundamental também fazer uma dieta pobre em calorias, além de praticar exercícios físicos regularmente, como musculação, caminhada e corrida. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer a água de gengibre

Para preparar a água de gengibre, deve-se adicionar 4 rodelas da raiz fresca de gengibre ou 2 colheres de sopa de gengibre ralado em 1 litro de água gelada,  trocando as rodelas de gengibre diariamente para obter seus benefícios.

Principais benefícios

A água de gengibre também promove outros benefícios para a saúde, como:

  • Atuar como anti-inflamatório;
  • Melhorar a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar;
  • Prevenir náuseas e vômitos;
  • Combater azia e gases intestinais;
  • Aliviar a dor causada pela artrite.

No tratamento da dor nas articulações, o gengibre pode ser usado na forma de chá ou em compressas mornas aplicadas diretamente no local afetado. Conheça todos os benefícios do gengibre para a saúde.

Quantidade recomendada e contraindicações

A quantidade recomendada de gengibre para se obter seus benefícios é de 1 a 3 g por dia.

A água com gengibre não é indicada para crianças e para pessoas com pedra vesícula, doenças hemorrágicas ou que usam remédios anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos.

Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta ou da diabetes só devem consumir a água com gengibre sob a orientação de um médico, pois o gengibre pode interferir com o efeito desses remédios, podendo causar pressão baixa ou hipoglicemia.

Como intensificar os benefícios

Além do gengibre, pode-se adicionar à receita suco de limão, rodelas de berinjela, rodelas de pepino ou canela à água para melhorar o sabor e obter os benefícios desses outros alimentos, que também ajudam a limpar o intestino e acelerar o metabolismo. Veja algumas receitas práticas e saborosas com água de gengibre:

1. Gengibre com limão

O limão potencializa o emagrecimento, porque tem poucas calorias e tem alto teor de fibras que ajudam a controlar a fome. Além disso, o limão também limpa o paladar, ajudando a diminuir a vontade de comer alimentos doces, que podem engordar.

Como fazer: preparar 1 copo de suco de limão, batendo a fruta no liquidificador ou ou espremendo direto em um copo de água. Em seguida, adicionar uma colher de gengibre ralado e misturar bem. Servir em seguida.

2. Gengibre com canela

Assim como o gengibre, a canela também possui propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e favorecendo a perda de peso.

Como fazer: acrescentar 1 colher de sopa de gengibre ralado ou 5 rodelas de gengibre e 1 canela em pau em 1 litro de água, que podem ser deixados descansando ou podem ser levados ou fogo até levantar fervura. Esta bebida pode ser tomada fria e ao longo do dia.

3. Gengibre com berinjela

Por ter ótimas quantidades de fibra e poucas calorias, a berinjela é uma ótima opção para ajudar no controle da fome, diminuindo a ingestão de alimentos e ajudando no emagrecimento.

Como fazer: acrescentar 1 xícara de chá de berinjela com casca picada e 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 litro de água e bater no liquidificador.  Em seguida, adicionar raspas de limão e beber a temperatura ambiente ou gelado.

4. Gengibre com hortelã

A hortelã é muito usada para aliviar problemas como excesso de gases, má digestão e náuseas. Conheça todos os benefícios da hortelã.

Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e ferver em 1 litro de água por 5 minutos. Em seguida acrescentar meia xícara de folhas de hortelã lavadas. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar o chá e servir em seguida.

Nestas receitas é possível, ainda, variar sabores adicionando outros ingredientes, como pepino, abacaxi, goji berry e camomila.  Além dos efeitos emagrecedores e desintoxicantes, são uma ótima forma de aumentar a quantidade de líquidos por dia, para manter o corpo hidratado. Confira a quantidade de água recomendada por dia.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para emagrecer:

youtube image - 5 PASSOS para EMAGRECER fácil, rápido e de vez