Nisulid: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022

O Nisulid é um anti-inflamatório não esteróide, analgésico e antitérmico indicado para aliviar vários tipos de dor leve a moderada, inflamação ou febre, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais, pois age inibindo uma enzima responsável por produzir substâncias inflamatórias no corpo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos simples ou comprimidos dispersíveis contendo 100 mg de nimesulida, ou na forma de suspensão em gotas de 50 mg/mL.

O Nisulid deve ser usado com indicação médica, podendo ser indicado para adultos ou crianças mais mais de 12 anos.

Para que serve

O Nisulid é indicado para:

  • Dor de ouvido;
  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Cólica menstrual;
  • Osteoartrite;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações.

Além disso, o Nisulid pode ser indicado para aliviar a dor de dente ou a dor após cirurgias dentárias, por exemplo.

Como tomar e posologia

O Nisulid deve ser tomado por via oral, de preferência após uma refeição, para reduzir o risco de irritação no estômago. Esse remédio deve ser tomado nos horários estabelecidos pelo médico, e pelo menor tempo de tratamento possível. Além disso, em pessoas com problemas nos rins ou fígado, as doses devem ser sempre adaptadas pelo médico.

A posologia e a forma de usar o Nisulid varia de acordo com sua apresentação, e inclui:

1. Nisulid comprimidos 100 mg

O Nisulid comprimidos simples de 100 mg, deve ser tomado por via oral, com um copo de água.

As doses normalmente recomendadas para adultos e crianças com mais de 12 anos são de 50 a 100 mg, ou seja, meio a 1 comprimido de Nisulid, de 12 em 12 horas, ou conforme orientação médica. A dose máxima recomendada é de 400 mg de Nisulid por dia.

2. Nisulid dispersível 100mg

O Nisulid dispersível de 100 mg, é um comprimido que deve ser dissolvido em 100 mL de água, antes do seu uso. É importante agitar com o auxílio de uma colher, para que o comprimido se dissolva por completo, devendo-se tomar logo após o preparo.

A dose normalmente recomendada dos comprimidos dispersíveis de Nisulid, para adultos e crianças com mais de 12 anos, é de 1 comprimido de Nisulid dispersível 100 mg, de 12 em 12 horas, ou conforme orientação médica. A dose máxima recomendada é de 400 mg de Nisulid por dia.

3. Nisulid gotas 50 mg/mL

O Nisulid gotas é encontrado na forma de suspensão oral de 50 mg/mL, podendo-se pingar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água. É importante agitar o frasco antes de usar.

A dose normalmente recomendada do Nisulid suspensão, para adultos e crianças com mais de 12 anos, é de 1 gota por cada Kg de peso corporal, 2 vezes por dia, ou seja de 12 em 12 horas, ou conforme orientação do médico. A dose máxima por dia não deve ultrapassar 80 gotas de Nisulid. Veja também outras formas de tomar a nimesulida

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Nisulid são diarreia, náuseas, vômitos ou dor de estômago.

Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer coceira ou inchaço na pele, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens, sonolência ou aumento da pressão arterial.

Quem não deve usar

O Nisulid não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham úlcera no estômago, hemorragia ou sangramento no trato gastrointestinal, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, asma, rinite, pólipos nasais ou urticária causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico.

Além disso, o Nisulid não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à nimesulida ou qualquer outro anti-inflamatório não esteróide como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • ANVISA. Nisulid (comprimidos 100 mg, comprimidos dispersíveis 100 mg e suspensão oral 50 mg/mL). 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=nisulid>. Acesso em 12 ago 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.