Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gastrite Crônica: o que é e o que comer

A gastrite crônica é uma inflamação da mucosa do estômago, que dura mais de 3 meses e apresenta uma evolução lenta e muitas vezes assintomática, que pode levar a sangramentos e ao desenvolvimento de úlceras no estômago. A gastrite pode surgir por causa do uso prolongado de medicamentos ou infecções bacterianas, como a infecção pelo H. pylori, por exemplo.

O tratamento da gastrite crônica é feito sob orientação médica e normalmente envolve uma dieta que deve ser cumprida rigorosamente para que os sintomas da gastrite diminuam ou desapareçam.

Gastrite Crônica: o que é e o que comer

Sintomas da gastrite crônica

Os sintomas da gastrite crônica são mais sutis que os da gastrite comum, e incluem:

  • Ligeiro desconforto abdominal após as refeições;
  • Sensação queimação no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sensação de estômago cheio, mesmo comendo pouco;
  • Sangramento no estômago, sendo caracterizado por fezes negras e mal cheirosas;
  • Anemia, provavelmente devido ao sangramento do estômago ou de outra região no tubo digestivo.

Estes sintomas nem sempre são percebidos pela pessoa, e geralmente há suspeita de gastrite crônica quando o paciente refere que já teve gastrite e agora apresenta anemia, mesmo alimentando-se corretamente.

A gastrite nervosa também apresenta os mesmos sintomas que a gastrite crônica e a clássica, no entanto não há inflamação no estômago e acontece devido a questões emocionais, como  estresse, ansiedade e nervosismo. Assim, é importante ir ao médico quando surgirem os primeiros sintomas para identificar a causa e estabelecer o tratamento. Saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento da gastrite nervosa. 

O que comer e como é feito o tratamento

O tratamento da gastrite crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação. Veja os remédios mais usados para tratar a gastrite.

Além disso, é necessário que a pessoa cumpra uma dieta alimentar rigorosa em que é permitido apenas o consumo de alimentos cozidos, com poucos condimentos e água. É importante evitar alimentos apimentados, gordurosos, molhos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados e alimentos embutidos, como salsicha. A mudança alimentar é fundamental para que os sintomas da gastrite diminuam. Saiba o que comer na dieta para gastrite.

Remédio caseiro para gastrite crônica

Um ótimo remédio caseiro para gastrite crônica é o chá de espinheira santa, pois alivia os sintomas da gastrite e atua como um antibiótico natural que ajuda na eliminação da bactéria H. Pylori do estômago, diminuindo assim o risco de úlcera e de câncer de estômago. Uma outra opção caseira é o chá de camomila, que possui propriedades que ajudam a diminuir a inflamação e a aliviar os sintomas. Veja outros remédios caseiros para a gastrite.

Bibliografia >

  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 2458-2459.
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 599-603.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem