Garganta fechada: o que pode ser (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

A garganta fechada é uma sensação que pode ser causada por situações mais simples, como garganta inflamada, refluxo gastroesofágico, mas também pode surgir devido a condições mais sérias, como crise de ansiedade ou reação alérgica grave.

De acordo com as causas da garganta fechada, outros sintomas que também podem aparecer são queimação, gosto amargo na boca, aperto no peito, dor na garganta e rouquidão.

Assim, quando a sensação de garganta fechada é persistente ou acompanhada de outros sintomas, é recomendado consultar o clínico geral para identificar as possíveis causas e indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

7 principais causas de garganta fechada

As principais causas da sensação de garganta fechada são:

1. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição onde existe o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, provocando inflamação no esôfago e causando sintomas como sensação de garganta fechada, dificuldade para engolir, queimação, arroto e gosto amargo na boca. Conheça todos os sintomas do refluxo gastroesofágico.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo gastroenterologista ou clínico geral e inclui o uso de remédios como antiácidos, domperidona ou omeprazol, para acelerar o esvaziamento gástrico, diminuir a quantidade de ácido no estômago ou neutralizar a acidez do estômago.

Além disso, é recomendado também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura, como frituras e chocolate. Saiba como deve ser a dieta para refluxo.

2. Reação alérgica grave

A reação alérgica grave, ou anafilaxia, é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico, após o contato com alguma substância alergênica, como alimento, medicamento ou veneno de inseto, causando sensação de garganta fechada, dificuldade para respirar, inchaço na boca, língua ou rosto ou urticária. Confira outros sintomas de reação alérgica.

O que fazer: o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível no hospital com a administração de adrenalina injetável diretamente no músculo e desobstrução das vias aéreas. Além disso, também podem ser administrados o soro fisiológico e outros remédios, como anti-histamínicos, broncodilatadores e corticoides.

3. Crise de ansiedade

A crise de ansiedade é uma situação que  faz com que o corpo libere hormônios como adrenalina e cortisol, que causam aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, respiração rápida, sensação de garganta fechada e aperto no peito. Conheça melhor sobre a crise de ansiedade.

O que fazer: a crise de ansiedade deve ser tratada pelo psicólogo ou psiquiatra e pode incluir medidas como respirar lentamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; descansar a mente, evitando estímulos como ficar mexendo no celular ou assistindo televisão; ou tomar o remédio SOS para ansiedade, que deve ser prescrito pelo psiquiatra.

Além disso, para ajudar a aliviar ou evitar novas crises, pode-se também praticar atividades físicas regularmente e beber um chá calmante, como chá de camomila, valeriana ou tília. Confira mais opções de chás calmantes.

4. Garganta inflamada

A garganta inflamada pode acontecer devido a rinite, resfriados, amigdalite, rinite ou COVID-19, causando sintomas como dor, sensação de garganta fechada, dificuldade para engolir, tosse ou mau hálito.

O que fazer: o tratamento varia conforme a causa dessa condição e em alguns casos não precisa de medicamentos. No entanto, o uso de analgésicos, antibióticos ou histamínicos, pode ser indicado pelo médico em alguns casos para diminuir a inflamação, aliviar a dor na garganta e a febre.

Além disso, alguns remédios caseiros, como chá de gengibre e mel, chá de anis-estrelado e gargarejo com água morna e sal também podem ajudar a diminuir a inflamação na garganta. Veja outros remédios caseiros para garganta inflamada.

5. Bócio

O bócio é o aumento de volume da tireoide que provoca o surgimento de um nódulo ou caroço na região da frente do pescoço, podendo causar sintomas como sensação de garganta fechada e de falta de ar, dor, dificuldades para engolir, tosse e rouquidão.

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista ou clínico geral, podendo ser prescrito o uso de hormônios tireoidianos, como levotiroxina ou metimazol; o consumo de alimentos ricos em iodo, como salmão, atum e ovos; e a iodoterapia, uma terapia feita com cápsulas de iodo radioativo, sendo indicada em casos de hipertireoidismo.

6. Esofagite eosinofílica

A esofagite eosinofílica é uma situação em que há acúmulo de eosinófilos no esôfago, causando inflamação do local e sintomas como sensação de garganta fechada, dor, vômitos, azia e dificuldade para engolir.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo gastroenterologista e/ou imunoalergologista e nutricionista, através de uma dieta adaptada e o uso de medicamentos, como inibidores da bomba de prótons e corticoides, para diminuir a inflamação, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Saiba como é o tratamento da esofagite eosinofílica.

7. Disfonia de tensão muscular

A disfonia de tensão muscular é uma condição que ocorre quando os músculos da caixa vocal ficam esticados ou tensos, provocando sensação de garganta fechada, voz rouca, trêmula ou fraca, alterações no tom, dificuldade ou dor ao falar ou cantar ou sensação de bolo na garganta. Veja outras causas da sensação de bolo na garganta.

O que fazer: o tratamento geralmente consiste em terapia de voz, que deve ser feita por um fonoaudiólogo. Além disso, injeções de Botox, de produtos à base de colágeno ou hidroxiapatita de cálcio, e a cirurgia também podem ser indicados.

Quando ir ao médico

É importante procurar o atendimento médico de urgência ou um pronto socorro sempre que a sensação de garganta fechada for acompanhada de sintomas, como dificuldade para respirar, inchaço nos lábios, língua e/ou olhos, coceira e vermelhidão na pele, ou palidez, por exemplo.

Além disso, quando a sensação de garganta fechada é persistente ou acompanhada de sintomas como febre, dor de garganta por mais de 2 dias, dificuldades para engolir, rigidez no pescoço, também é recomendado ir ao médico.

Vídeos relacionados