Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios e malefícios da fruta noni para a saúde

A noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é uma fruta de origem asiática, e muito consumida em países como Polinésia, Taiti, Malásia e China devido a suas propriedades medicinais e terapêuticas.

Atualmente, ela tem sido conhecida e consumida por pessoas ao redor de todo o mundo, por ter características que podem ser boas para o organismo. As principais propriedades presentes na fruta noni que podem trazer benefícios para a saúde incluem:

  1. Vitamina C e outros antioxidantes naturais, que combatem o envelhecimento e doenças crônicas;
  2. Polifenóis, ou compostos fenólicos, com potencial efeito antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório;
  3. Carboidratos e proteínas, importantes fontes de energia;
  4. Beta-caroteno e vitamina A, que auxiliam a produção de colágeno, sendo benéfico para a pele, cabelo e unhas, além de ajudar a fortalecer o sistema imune e proteger a visão;
  5. Minerais, como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo, importantes para o metabolismo do corpo;
  6. Outros fitonutrientes, como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico, que reduzem os radicais livres e regulam o metabolismo do corpo.

O uso da fruta noni tem sido amplamente estudado como forme de combate a diversas doenças como câncer, diabetes, pressão alta, artrite, depressão e alergias, por exemplo. 

Apesar do potencial de trazer estes diversos benefícios, a fruta noni não é aprovada pela ANVISA, como alimento, suco ou qualquer tipo de suplemento alimentar. Isto porque ainda não há estudos científicos suficientes para comprovar estes benefícios, a dose adequada, suas contra-indicações ou se pode fazer mal para a saúde.

Benefícios e malefícios da fruta noni para a saúde

Possíveis malefícios

Foi observado que algumas pessoas desenvolveram hepatite aguda após o consumo da fruta noni, que é uma inflamação do fígado. Esta situação pode ser grave, podendo causar a necessidade de transplante hepático e, até, risco de morte.

Este efeito colateral foi mais observado em pessoas que consumiram grandes quantidades da fruta, por um período prolongado, entretanto, mais testes precisam ser feitos para se comprovar este malefício e que dose pode trazer riscos.

Fruta noni emagrece?

Apesar dos relatos frequentes de que a fruta noni ajuda na perda de peso, ainda não é possível afirmar esta informação, pois são necessários mais estudos científicos para comprovar este efeito e qual a dose eficaz para alcançá-lo.

Como usar a fruta noni

Esta fruta tem um cheiro e um sabor muito característicos, sendo bastante amarga, por isso é consumida principalmente na forma de sucos ou chás, misturadas com outras frutas doces, como uva.

Entretanto, a recomendação é que se utilize em poucas quantidades diárias, ou que se evite o seu consumo, já que não se sabe exatamente as ações da fruta noni no organismo, o que efeitos colaterais pode causar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...