Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios (e malefícios) da fruta Noni

A fruta noni, cujo nome científico é Morinda citrifolia, é uma fruta de origem tailandesa, e muito consumida em países como Polinésia, Taiti, Malásia e China devido a suas propriedades medicinais e terapêuticas.

No entanto, ela não é encontrada no Brasil, em forma de fruta fresca, somente nas versões industrializadas, que não são aprovadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Benefícios (e malefícios) da fruta Noni

Possíveis benefícios 

As principais propriedades presentes na fruta noni que supostamente podem trazer benefícios para a saúde incluem:

  1. Vitamina C e outros antioxidantes naturais, que combatem o envelhecimento e doenças crônicas;
  2. Polifenóis, ou compostos fenólicos, com potencial efeito antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório;
  3. Carboidratos e proteínas, importantes fontes de energia;
  4. Beta-caroteno e vitamina A, que auxiliam a produção de colágeno, sendo benéfico para a pele, cabelo e unhas, além de ajudar a fortalecer o sistema imune e proteger a visão;
  5. Minerais, como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo, importantes para o metabolismo do corpo;
  6. Outros fitonutrientes, como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico, que reduzem os radicais livres e regulam o metabolismo do corpo. 

Apesar do potencial de trazer estes diversos benefícios, a fruta noni não é aprovada pela ANVISA, como alimento, suco ou qualquer tipo de suplemento alimentar. Isto porque ainda não há estudos científicos suficientes para comprovar estes benefícios, a dose adequada, suas contra-indicações, e especialmente porque vários estudos mostraram que o consumo do suco de fruta noni causa sérios problemas no fígado devido a sua toxidade. 

Quais são os malefícios

Foi observado que diversas pessoas desenvolveram hepatite aguda após o consumo da fruta noni. Esta situação pode ser grave, podendo causar a necessidade de transplante hepático e, até, risco de morte.

Este efeito colateral foi mais observado em pessoas que consumiram em média de 1 à 2 litros do suco de noni durante um período aproximado de 4 semanas, mas por questões de segurança não é recomendado o consumo desta fruta em nenhuma quantidade. 

Fruta noni combate o câncer?

Acredita-se que a fruta noni possa curar diversas doenças, inclusive o câncer, depressão, alergias e a diabetes, todavia seu uso não é seguro e pode colocar a saúde em risco, e por esse motivo seu consumo não é recomendado, até que existam provas concretas da sua segurança e eficácia, com teste realizados em humanos.

Neste momento uma substância chamada damnacanthal, um composto extraído das raízes de noni, está sendo estudada em diversas pesquisas contra o câncer, mas ainda sem resultados satisfatórios.

Fruta noni emagrece?

Apesar dos relatos frequentes de que a fruta noni ajuda na perda de peso, ainda não é possível afirmar esta informação, pois são necessários mais estudos científicos para comprovar este efeito e qual a dose eficaz para alcançá-lo. Além disso, é normal haver uma perda de peso rápida quando o corpo encontra-se doente, e é mais provável que a perda de peso decorrente do consumo de Noni, não seja pelos motivos esperados, mas pelo desenvolvimento de doenças hepáticas. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...