Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

A fruta-do-conde, também conhecida como anona ou pinha, é uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a fruta do conde possui também minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial, e fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos.

O nome científico da fruta do conde é Annona squamosa, e geralmente, é confundida com outra fruta da mesma espécie, a atemoia, que é o resultado do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia. No entanto, a atemoia é mais saborosa do que a fruta do conde e possui menor número de sementes, mas possui propriedades e benefícios diferentes e deve ser consumida com moderação por diabéticos. Confira os benefícios da atemoia para a saúde

Apesar dessa fruta ter diversos benefícios para a saúde, é importante ter atenção à casca e suas sementes, pois possuem efeito tóxico sendo, muitas vezes, utilizadas no preparo de inseticidas.

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:

1. Ajuda a emagrecer

A fruta do conde tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso.

2. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A fruta do conde é muito rica em fibras que ajudam a regular o intestino, favorecem o aumento do volume das fezes, aumentam o movimento do intestino e facilitam a eliminação das fezes, sendo uma excelente opção para prevenir a prisão de ventre.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta do conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, por ter um efeito protetor das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina no corpo, ajudando a regular os níveis de insulina e a reduzir a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

4. Controla a pressão alta

A fruta do conde contém grandes quantidades de potássio, que é uma substância que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta.

Além disso, os alcalóides e os peptídeos, como a ciclosquamosina, presentes na semente da fruta do conde, agem como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, que é responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Fortalece o sistema imunológico

A fruta do conde é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, que estimula a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta do conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

6. Mantém os ossos saudáveis

A fruta do conde é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

7. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C presente na fruta do conde age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele. 

Além disso, a ação antioxidante da vitamina C ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

8. Melhora a cicatrização de feridas

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde ajudam na cicatrização de feridas na pele, por estimular as células da pele, e formar glicosaminoglicanos e colágeno importantes para a cicatrização de feridas.

Além disso, o extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, que reduzem a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, e o inchaço, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas.

9. Diminui a dor

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias como citocinas e interleucinas, responsáveis pela sensação de dor.

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

10. Ajuda no combate ao câncer

Alguns estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, fígado, intestino, ovário e pulmão, mostram que tanto a fruta em si, como sua semente ou o extrato aquoso feito com folhas ou sementes da fruta do conde, devido a compostos bioativos e ao seu teor de antioxidantes, como as anosquamosinas e anosquaminas, possuem ação antitumoral, reduzindo a proliferação das células do câncer.

Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de fruta do conde crua.

Componentes

Quantidade por 100 g

Energia

82 calorias

Proteínas

1,7 g

Gorduras

0,4 g

Carboidratos

16,8 g

Fibras

2,4 g

Vitamina A

1 mcg

Vitamina B1

0,1 mg

Vitamina B2

0,11 mg

Vitamina B3

0,9 mg

Vitamina B6

0,2 mg

Vitamina B5

0,13 mg

Vitamina C

17 mg

Betacaroteno

6 mcg

Sódio

11 mg

Potássio

240 mg

Cálcio

6 mg

Ferro

0,3 mg

Fósforo

31 mg

Magnésio

23 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a fruta do conde deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir

A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá.

Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Suco de fruta do conde

Fruta do conde: 10 benefícios para a saúde e como consumir

Ingredientes

  • 4 frutas do conde maduras;
  • 1 maçã sem casca;
  • 2 xícaras de água; 
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

Cortar a fruta do conde ao meio, retirar e descartar a casca e as sementes. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater até obter um suco homogêneo e beber.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CHENGYAO, Ma; et al. A Review on Annona squamosa L.: Phytochemicals and Biological Activities. The American Journal of Chinese Medicine. 45. 5; 933-964, 2017
  • NEETHU, Simon K.; SANTHOSKUMAR, R.; NEETHU, S. Kumar . Phytochemical analysis and antimicrobial activities of Annona squamosa (L) leaf extracts. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. 5. 4; 128-131, 2016
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Anona. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19556>. Acesso em 17 Mar 2021
  • BHATTACHARYA, Anshuman; CHAKRAVERTY ,Raja. The pharmacological properties of Annona squamosa Linn: A Review. International Journal of Pharmacy and Engineering. 4. 2; 692-699, 2016
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...