Fruta-do-conde: o que é, benefícios e como consumir

Atualizado em janeiro 2024

A fruta-do-conde (Annona squamosa) uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fruta-do-conde, também chamada de pinha ou ata, também contém potássio e cálcio, que são minerais importantes para a regulação da pressão arterial, e fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos.

Leia também: 6 benefícios da pinha (e como consumir) tuasaude.com/pinha

A fruta-do-conde, que é da mesma família do araticum, é comercializada em feiras de rua e supermercados, podendo ser consumida ao natural ou usada em receitas como sucos, bolos, mousses e pudins.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:

1. Ajuda a emagrecer

A fruta-do-conde tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso. A fruta-do-conde é também rica em vitamina B, que são necessárias para manter o bom funcionamento do metabolismo.

2. Melhora a saúde intestinal

A fruta-do-conde é muito rica em fibras que ajudam a regular o intestino, favorecem o aumento do volume das fezes, aumentam o movimento do intestino e facilitam a eliminação das fezes, sendo uma excelente opção para prevenir a prisão de ventre.

Além disso, esta fruta possui propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana e, por isso, pode também prevenir o aparecimento de úlceras no sistema gastrointestinal.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta-do-conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, devido a um efeito protetor das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina.

Por isso, a fruta-do-conde parece contribuir para regular os níveis de insulina e ajudar a controlar a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.

4. Controla a pressão alta

A fruta-do-conde contém grandes quantidades de potássio, que é uma substância que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta.

Além disso, os alcalóides e os peptídeos, como a ciclosquamosina, presentes na semente da fruta-do-conde, agem como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, que é responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Fortalece o sistema imunológico

A fruta-do-conde é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, que estimula a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta-do-conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

6. Mantém os ossos saudáveis

A fruta-do-conde é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

7. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C presente na fruta-do-conde age aumentando a produção de colágeno, que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a sua qualidade e o aspecto. 

Além disso, a ação antioxidante da vitamina C ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

8. Melhora a cicatrização de feridas

O extrato alcoólico das folhas da fruta-do-conde ajudam na cicatrização de feridas, por estimular as células da pele, e formar glicosaminoglicanos e colágeno importantes para a cicatrização de feridas.

Além disso, o extrato alcoólico das folhas da fruta-do-conde tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, que reduzem a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, e o inchaço, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas.

9. Diminui a dor

O extrato alcoólico das folhas da fruta-do-conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias, como citocinas e interleucinas, que contribuem para essa sensação.

10. Pode ajudar a combate o câncer

Alguns estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, fígado, intestino, ovário e pulmão, mostram que tanto a fruta, como a semente ou o extrato aquoso feito com folhas ou sementes da fruta-do-conde, possuem ação antitumoral, reduzindo a proliferação das células do câncer. Isso acontece devido à presença compostos bioativos e ao seu teor de antioxidantes, como as anosquamosinas e anosquaminas.

No entanto, ainda são necessários estudos feitos com seres humanos para comprovar os possíveis benefícios da fruta-do-conde no combate ao câncer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de fruta-do-conde crua:

Componentes

Quantidade por 100 g

Energia

82 calorias

Proteínas

1,7 g

Gorduras

0,4 g

Carboidratos

16,8 g

Fibras

2,4 g

Vitamina A

1 mcg

Vitamina B1

0,1 mg

Vitamina B2

0,11 mg

Vitamina B3

0,9 mg

Vitamina B6

0,2 mg

Vitamina B5

0,13 mg

Vitamina C

17 mg

Betacaroteno

6 mcg

Sódio

11 mg

Potássio

240 mg

Cálcio

6 mg

Ferro

0,3 mg

Fósforo

31 mg

Magnésio

23 mg

É importante ressaltar que para se obter todos os benefícios citados acima, a fruta-do-conde deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir a fruta-do-conde na alimentação do dia a dia:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A fruta-do-conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chás. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Embora a fruta-do-conde tenha muitos benefícios para a saúde, é importante evitar comer a casca e as sementes dessa fruta, pois possuem efeito tóxico.

Suco de fruta-do-conde

Ingredientes:

  • 4 frutas-do-conde maduras;
  • 1 maçã sem casca;
  • 2 xícaras de água; 
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo:

Cortar a fruta-do-conde ao meio, retirar e descartar a casca e as sementes. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater até obter um suco homogêneo e beber.