Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

FOMO ("Fear of missing out")

A FOMO é a sigla da expressão em inglês "fear of missing out", que traduzida para português significa "medo de ficar de fora" e caracteriza-se por uma contínua necessidade de saber o que outras pessoas estão a fazer, associado a sentimentos de inveja, medo de perder alguma atualização, festa ou evento, necessidade constante em se atualizar nas redes sociais, como facebook, instagram, twitter ou youtube, por exemplo, mesmo a meio da noite, no trabalho ou durante as refeições e convívio com outras pessoas.

Todos estes comportamentos são resultantes da angústia causada pela insegurança de viver offline e podem gerar ansiedade, estresse, mau humor, desconforto ou mesmo depressão.

FOMO (

Quais os sintomas

Alguns dos sintomas característicos de pessoas com FOMO são:

  • Dedicar muito tempo nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, atualizando constantemente o feed de notícias;
  • Aceitar propostas para todas as festas e eventos, devido ao medo de perder alguma coisa ou se sentir excluído;
  • Ter uma sensação de insegurança em relação à decisão tomada sobre o sítio onde se está;
  • Usar o smartphone a toda a hora, mesmo durante as refeições, convívio com amigos, durante o trabalho, durante a condução ou mesmo a meio da noite;
  • Não viver o momento, distraindo-se do mundo em redor;
  • Sentir inveja e inferioridade, fazendo comparações frequentes em relação a outras pessoas que postam nas redes sociais;
  • Mau humor, solidão e tédio.

Em alguns casos, a FOMO pode ainda causar ansiedade e depressão. Saiba qual o seu nível de ansiedade através do teste online.

Possíveis causas

As possíveis causas que podem estar na origem da FOMO são o facto da relação das pessoas com a tecnologia ser ainda muito recente e usar de forma excessiva o celular e a internet.

A FOMO é mais comum entre os 16 e os 36 anos, que é o período de idades em que as redes sociais são mais utilizadas.

O que fazer para evitar o FOMO

Algumas estratégias que podem ser adotadas para evitar a FOMO é viver os momentos ao invés de publicá-los nas redes sociais, priorizar as pessoas que estão por perto, reduzir a utilização de smartphones, tablets, computadores ou qualquer outro dispositivo com ligação à internet, interiorizar que as pessoas que postam conteúdos na internet não têm vidas perfeitas e que escolhem os melhores momentos para as suas redes sociais e, por esse motivo, evitar comparações.

Se necessário, caso a pessoa comece a sofrer de ansiedade e maus estar por causa do FOMO, é aconselhado consultar um psicólogo.


Bibliografia

  • FRANCHINA, Vittoria et. al.. Fear of Missing Out as a Predictor of Problematic Social Media Use and Phubbing Behavior among Flemish Adolescents. Int. J. Environ. Res. Public Health. 15. 2018
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem