Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento fisioterapêutico após um AVC

A fisioterapia após AVC melhora a qualidade de vida e a recuperar os movimentos perdidos. O  principal objetivo é devolver a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho, sem necessitar de um cuidador.

As sessões de fisioterapia devem começar o quanto antes, ainda no hospital e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

Exercícios de reabilitação após AVC

Alguns exemplos de exercícios de fisioterapia para AVC são:

Tratamento fisioterapêutico após um AVC
Tratamento fisioterapêutico após um AVC
Tratamento fisioterapêutico após um AVC
Tratamento fisioterapêutico após um AVC
Tratamento fisioterapêutico após um AVC
Tratamento fisioterapêutico após um AVC

Outros exemplos de exercícios de fisioterapia para AVC são:

  • Abrir e fechar os braços, à frente do corpo, podendo variar em: Abrir somente um braço de cada vez e depois os dois ao mesmo tempo;
  • Caminhar em linha reta, e depois alternando entre ponta dos pés e calcanhares; 
  • Usar a bicicleta ergométrica por 15 minutos, depois pode-se variar resistência e distância alcançada;
  • Caminhar na esteira durante cerca de 10 minutos com ajuda do terapeuta. 

Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um. Além desses exercícios é importante realizar alongamento muscular em todos os músculos para melhorar a amplitude dos movimentos e realizar exercícios respiratórios para evitar o acúmulo de secreções que podem levar a pneumonia, por exemplo. 

Também podem ser usados exercícios com bolas, resistências, espelhos, pesos, camas elásticas, rampa, faixas elásticas e tudo o que for necessário para melhorar a capacidade física e mental do paciente. Entretanto, também pode-se recorrer ao uso de TENS, ultrassom e bolsas de água quente ou gelo, conforme a necessidade. 

Resultados da fisioterapia após AVC

A fisioterapia pode conseguir muitos benefícios, como:

  • Melhorar a aparência do rosto, deixando mais simétrico;
  • Aumentar a movimentação dos braços e pernas;
  • Facilitar o andar, e 
  • Tornar o indivíduo mais independente nas suas atividades diárias, como pentear o cabelo, cozinhar e se vestir, por exemplo. 

A fisioterapia deve ser realizada diariamente, ou no mínimo, 3 vezes por semana.

Apesar do trabalho intenso da fisioterapia, alguns pacientes podem não apresentar grandes melhoras, pois os exercícios devem ser bem feitos e isso depende também da vontade do paciente. Como uma das sequelas do AVC é a depressão, estes pacientes podem ter uma maior dificuldade em ir às sessões e sentirem-se desanimados, não realizando os exercícios corretamente, o que dificulta a sua recuperação.

Por isso, é necessário que um paciente que tenha sofrido um AVC seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Quanto tempo fazer 

A fisioterapia pode iniciar logo do dia seguinte ao AVC, estimulando a pessoa para ficar fora da cama do hospital, sendo recomendado cerca de 3 à 6 meses de tratamento de fisioterapia neurológica individualizada. As sessões duram cerca de 1 hora, com exercícios realizados com a ajuda do terapeuta, ou sozinhos, segundo a capacidade que a pessoa possui.

Além dos exercícios realizados em consultório, pode ser preciso realizar exercícios e alongamentos em casa, para um estímulo muscular diário. Colocar o paciente para jogar videogames que exercitam todo o corpo como o Wii e a X-box, por exemplo, para manter o estímulo muscular também em casa. 

É importante que o tratamento fisioterapêutico seja realizado continuamente e que o indivíduo tenha muito estímulo para evitar que as contraturas musculares aumentem e o arco de movimento fique cada vez menor deixando o indivíduo acamado e totalmente dependente do cuidado de outros.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar