Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia após AVC: exercícios e quanto tempo fazer

A fisioterapia após AVC melhora a qualidade de vida e a recuperar os movimentos perdidos. O  principal objetivo é devolver a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho, sem necessitar de um cuidador.

As sessões de fisioterapia devem começar o quanto antes, ainda no hospital e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

Fisioterapia após AVC: exercícios e quanto tempo fazer

Exemplos de exercícios de reabilitação após AVC

Alguns exemplos de exercícios de fisioterapia que podem ser usados após um AVC para recuperar força e mobilidade nos braços e pernas incluem:

  • Abrir e fechar os braços, à frente do corpo, podendo variar em: Abrir somente um braço de cada vez e depois os dois ao mesmo tempo;
  • Caminhar em linha reta, e depois alternando entre ponta dos pés e calcanhares; 
  • Usar a bicicleta ergométrica por 15 minutos, depois pode-se variar resistência e distância alcançada;
  • Caminhar na esteira durante cerca de 10 minutos com ajuda do terapeuta. 

Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um. Além desses exercícios é importante realizar alongamento muscular em todos os músculos para melhorar a amplitude dos movimentos e realizar exercícios respiratórios para evitar o acúmulo de secreções que podem levar a pneumonia, por exemplo. 

Também podem ser usados exercícios com bolas, resistências, espelhos, pesos, camas elásticas, rampa, faixas elásticas e tudo o que for necessário para melhorar a capacidade física e mental do paciente. Entretanto, também pode-se recorrer ao uso de TENS, ultrassom e bolsas de água quente ou gelo, conforme a necessidade. 

Resultados da fisioterapia após AVC

A fisioterapia pode conseguir muitos benefícios, como:

  • Melhorar a aparência do rosto, deixando mais simétrico;
  • Aumentar a movimentação dos braços e pernas;
  • Facilitar o andar, e 
  • Tornar o indivíduo mais independente nas suas atividades diárias, como pentear o cabelo, cozinhar e se vestir, por exemplo. 

A fisioterapia deve ser realizada diariamente, ou no mínimo, 3 vezes por semana.

Apesar do trabalho intenso da fisioterapia, alguns pacientes podem não apresentar grandes melhoras, pois os exercícios devem ser bem feitos e isso depende também da vontade do paciente. Como uma das sequelas do AVC é a depressão, estes pacientes podem ter uma maior dificuldade em ir às sessões e sentirem-se desanimados, não realizando os exercícios corretamente, o que dificulta a sua recuperação.

Por isso, é necessário que um paciente que tenha sofrido um AVC seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Quanto tempo fazer 

A fisioterapia pode iniciar logo do dia seguinte ao AVC, estimulando a pessoa para ficar fora da cama do hospital, sendo recomendado cerca de 3 à 6 meses de tratamento de fisioterapia neurológica individualizada. As sessões duram cerca de 1 hora, com exercícios realizados com a ajuda do terapeuta, ou sozinhos, segundo a capacidade que a pessoa possui.

Além dos exercícios realizados em consultório, pode ser preciso realizar exercícios e alongamentos em casa, para um estímulo muscular diário. Colocar o paciente para jogar videogames que exercitam todo o corpo como o Wii e a X-box, por exemplo, para manter o estímulo muscular também em casa. 

É importante que o tratamento fisioterapêutico seja realizado continuamente e que o indivíduo tenha muito estímulo para evitar que as contraturas musculares aumentem e o arco de movimento fique cada vez menor deixando o indivíduo acamado e totalmente dependente do cuidado de outros.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem