Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para cada fase do Alzheimer

A fisioterapia para Alzheimer deve ser realizada por 2-3 vezes por semana em pacientes que se encontram numa fase inicial da doença e, que apresentam sintomas como, dificuldade em andar ou equilibrar, por exemplo, ajudando a retardar o avançar da doença e mantendo a autonomia do doente por um maior período de tempo. No entanto, na fase avançada estando acamado, é importante fazer fisioterapia diariamente para evitar a atrofia muscular e manter a amplitude das articulações.

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva que é caracterizada pela perda da memória e da cognição, o que dificulta/impossibilita as tarefas diárias mais básicas da vida diária, como se alimentar e realizar a higiene. Essa doença afeta principalmente os idosos, e embora raro, também pode se desenvolver de forma precoce entre os 30-50 anos. O tratamento consiste em remédios, alimentação adequada e exercícios fisioterápicos, onde o objetivo é retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida. 

Exercícios para cada fase do Alzheimer

Benefícios da fisioterapia no Alzheimer

O tratamento de fisioterapia para idosos com Alzheimer tem como objetivos:

  • Ajudar o indivíduo a movimentar-se mais livremente, mantendo alguma autonomia e mobilidade para se mexer na cama, sentar ou andar, por exemplo;
  • Evitar que os músculos fiquem presos e atrofiados, que trazem dores e dificultam tarefas como a higiene diária;
  • Permitir a boa amplitude das articulações, para realizar as tarefas do dia-a-dia;
  • Evitar quedas que podem levar à fraturas ósseas, que podem necessitar de tratamento cirúrgico;
  • Evitar dor nos músculos, ossos e tendões, que causam desconforto e mal-estar.

Desta forma, a fisioterapia permite que o indivíduo mantenha alguma autonomia, conseguindo realizar suas tarefas do dia-a-dia sozinho ou com o mínimo de ajuda possível. Além disso, a capacidade de se mexer e mobilizar sozinho ajuda a retardar problemas comuns na doença, como prisão de ventre, desenvolvimento de infeções respiratórias ou escaras.

Exercícios para Alzheimer inicial 

Exercícios para cada fase do Alzheimer

De forma geral, quando a pessoa descobre que está com Alzheimer deve realizar exercícios aeróbico, de força, equilíbrio e coordenação, por isso os casos mais recentes de Alzheimer, podem beneficiar-se de exercícios em grupo, com pesos e bolas, caminhada, corrida, natação, hidroginástica e Pilates.

Outros exercícios também indicados são caminhada progressiva, mantendo conversa, e andar de bicicleta por no mínimo 30 minutos diários, porque este tipo de atividade melhora a função motora e respiratória, ainda proporciona ganhos cognitivos, melhorando a memória reduzindo a atrofia do hipocampo cerebral, sendo portanto um ótimo complemento para o tratamento e assim diminuir a progressão do Alzheimer. Exercícios de fortalecimento muscular, como a musculação também são bem-vindos. 

Exercícios para Alzheimer intermédio 

Exercícios para cada fase do Alzheimer

Os exercícios que podem ser realizados em casa devem ser de fácil compreensão, para que o paciente consiga compreender e, devem ser semelhantes às atividades do dia-a-dia, de forma a aumentar ao mesmo tempo a atividade intelectual e motora. Estes devem ser realizados em breves períodos de tempo, várias vezes ao dia, para evitar a exaustão. Alguns exemplos são: 

  1. Andar pelo quintal ou dançar;
  2. Colocar uma bola de plástico em cima da cabeça e tentar equilibrar-se;
  3. Treinar o escovar o dentes e pentear o seu próprio cabelo e do cuidador;
  4. Apertar os botões da blusa;
  5. Ficar num pé só;
  6. Andar de lado e também em forma de circuito;
  7. Elevação de braços usando pesinhos de 2-3 kg;
  8. Agachamentos encostado na parede; 
  9. Caminhar colocando um pé à frente do outro; 
  10. Rebolar usando um bambolê;
  11. Prancha abdominal com apoio dos joelhos no chão;
  12. Ponte abdominal. 

Os exercícios podem ser realizados pelo fisioterapeuta e pelo cuidador, e podem ser modificados, de acordo com a necessidade e para haver uma maior variação do treino, o que aumenta o interesse pela atividade. 

Exercícios para Alzheimer avançado

No Alzheimer avançado a pessoa pode encontrar-se acamada ou com dificuldade em equilibrar-se mesmo sentado. Nesse caso deve-se fazer fisioterapia todos os dias com um fisioterapeuta, para evitar que o doente perca massa muscular e fique com os músculos e articulações atrofiadas, que trazem dor e desconforto, e ainda dificultam a própria higiene. 

O fisioterapeuta deve indicar execícios simples de fortalecimento e alongamento, pedindo sempre que possível colaboração do paciente. Outras técnicas como mobilização, e uso de recursos como TENS, ultrassom, infravermelho e outros recursos termo terapêuticos também podem ser usados. 


Bibliografia

  • YU, Fang et al. Efeitos do exercício aeróbico na cognição e volume do hipocampo na doença de Alzheimer: protocolo de estudo de um estudo controlado randomizado (The FIT-AD trial). Trials Journal . 15; 394, 2014
  • ZAIONS, Janaína Dalla Costa; PAVAN, Fábio José; WISNIEWSKI, Miriam Salete. A influência da fisioterapia na preservação da memória e capacidade funcional de idoso portador da Doença de Alzheimer: relato de caso . Perspectiva. Vol.36. n.133; 151-162, 2012
  • LOPES, M. N. S. S.; PASSERINI, C. G.; TRAVENSOLO, C. F.. Eficácia de um protocolo fisioterapêutico para equilíbrio em idosos institucionalizados. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Vol.31. n.2; 143-152, 2010
  • PANZA, Gregory A. et al. Can Exercise Improve Cognitive Symptoms of Alzheimer's Disease?. Journal of the American Geriatrics Society (JAGS). Vol.66. n.3; 487-495, 2018
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem