6 melhores tratamentos para flacidez na barriga

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
maio 2022

Os melhores tratamentos estéticos para devolver a firmeza  da pele, deixando a barriga lisinha e mais firme, incluem radiofrequência, corrente russa e carboxiterapia. Estes tratamentos promovem a contração das fibras de colágeno existentes e promovem a formação de novas células de colágeno.

O colágeno é a principal proteína que dá estrutura e firmeza a pele e quando este encontra-se diminuído ou pouco contraído o resultado é uma pele flácida, que parece ficar enrugada e com grande elasticidade. Por isso, para combater a flacidez da pele de qualquer parte do corpo é essencial atuar sobre as fibras de colágeno existentes e formar novas fibras.

Os tratamentos para acabar com a flacidez da barriga devem ser realizados em clínicas estéticas por um profissional de saúde capacitado e orientado por um médico para evitar danos à pele, como queimaduras, dor e inflamação da região, assim como hematomas, por exemplo.

Assim, os melhores tratamentos estéticos contra flacidez na barriga incluem:

1. Radiofrequência

Na radiofrequência é usado um equipamento que desliza sobre a pele produzindo um calor agradável, que nunca deve passar dos 40ºC. As ondas emitidas pelo aparelho atuam diretamente na pele, contraindo as fibras de colágeno existentes e ainda promove a formação de novas fibras de colágeno.

Os resultados são progressivos e após cerca de 21 dias a pele encontra-se ainda mais firme que nos primeiros dias após a aplicação. Mas para que a pele fique totalmente lisinha, sem nenhuma flacidez pode ser necessário fazer uma sessão a cada 15 dias, por um período de aproximadamente 3 meses. 

Se a pessoa possuir ainda alguma gordura abdominal a própria radiofrequência é capaz de ajudar na sua eliminação, no entanto, se o objetivo é além de firmar a pele eliminar a gordura localizada pode-se realizar um protocolo de tratamento envolvendo a radiofrequência com a lipocavitação, porque assim alcançará excelentes resultados, sem ter que recorrer à cirurgia plástica.

Conheça mais sobre a radiofrequência.

2. Corrente russa

Na corrente russa, também chamada de método Kotz, são utilizados eletrodos que são colocados na pele produzindo corrente elétrica de baixa intensidade. Essa corrente estimula os músculos promovendo a sua contração de forma mais eficiente, porque a contração acaba sendo mais forte e dura mais tempo que a contração realizada num exercício de abdominal. Isso melhora o tônus muscular, deixando a musculatura abdominal mais firme.

Este é um excelente tratamento para mulheres depois do parto porque além de combater a flacidez por melhorar a musculatura por baixo da pele, ainda diminui a diástase abdominal, que acontece quando o músculo reto abdominal fica muito flácido e afastado, devido ao crescimento da barriga na gravidez.

Nesse caso, o tratamento pode ser realizado diariamente, preferencialmente 5 dias por semana e pode ter início 15 dias após o parto normal e 1 mês após o parto cesárea. Quando associado ao uso de cremes para tratar a flacidez, os resultados são ainda mais satisfatórios.

Entenda melhor como funciona a corrente russa e resultados.

3. Criolipólise

A criolipólise é um tipo de tratamento estético que pode ser realizado para eliminar o excesso de gordura localizada em várias partes do corpo, como músculos, abdômen, tórax, quadril e braços, por exemplo, utilizando temperaturas entre -7 e -10ºC, o que promove o rompimento das células de gordura para serem eliminadas pelo sistema linfático.

Os resultados da criolipólise começam a ter efeito por volta dos 15 dias depois de ter iniciado o tratamento, no entanto são visíveis em aproximadamente 8 semanas, sendo um processo progressivo. Veja mais sobre a criolipólise.

4. Mesoterapia

A mesoterapia consiste em injetar substâncias rejuvenescedoras ou medicamentos indicados pelo dermatologista que hidratam e regeneram a pele, diminuindo a flacidez da barriga. Este procedimento pode ser realizado em uma clínica estética, não sendo necessário procedimentos cirúrgicos.

Essa técnica deve ser realizada por um esteticista ou profissional capacitado, já que algumas das complicações que podem acontecer devido à realização incorreta da mesoterapia, como hematomas, cortes, úlceras ou necrose da área tratada, sendo necessária atenção médica imediata.

5. Eletrolipólise

A eletrolipólise é uma técnica que ajuda a combater a flacidez abdominal, já que atua nas células de gordura das regiões, promovendo a sua destruição e favorecendo a sua eliminação devido ao calor aplicado na região. O calor provoca uma vasodilatação da região, ativando a circulação sanguínea, além de estimular enzimas para degradar os triglicerídeos.

6. Carboxiterapia

A carboxiterapia consiste na aplicação de várias injeções de CO2 medicinal sob a pele, que atuam promovendo o fluxo de sangue e melhora da oxigenação da derme e aumenta a produção de fibroblastos e consequentemente, novas fibras de colágeno e elastina na pele tratada. É excelente para eliminar a pele flácida e com estrias, mas provoca algum desconforto e por isso os tratamento não deve ser mantido por mais de 4 sessões, aproximadamente.

Esse tratamento tem suas contraindicações e efeitos colaterais importantes e por isso só deve ser realizado pelo fisioterapeuta especialista em dermato funcional e antes de iniciar o tratamento a pessoa deve ser informada dos riscos da carboxiterapia possui e assinar o termo de consentimento. 

Mais dicas para combater a flacidez após a perda de peso no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em maio de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em maio de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOMEDICINA ESTÉTICA. Carboxiterapia. 2019. Disponível em: <https://sbbme.org.br/carboxiterapia/>. Acesso em 11 jan 2021
  • TAGLIOLATTO, Sandra et al. Criolipolise - revisão da literatura, relato e análise de complicações. Surg Cosmet Dermatol. Vol 9. 4 ed; 324-327, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • BORGES, Fábio S.; SCORZA, Flávia A. Fundamentos de criolipólise. Fisioterapia Ser. Vol 09. 4 ed; 2014
  • VIEIRA, Giovanna de Simone K. Importância da radiofrequência em tratamentos estéticos: revisão da literatura. Trabalho de especialização, 2016. Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Departamento de Fisioterapia.
  • LEE, Georgia S. K. Quality survey on efficacy of carboxytherapy for localized lipolysis. J Cosmet Dermatol. Vol.15(4). 484-492, 2016
  • TAGLIOLATTO, Sandra. Radiofrequência: método não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e contorno corporal. Surg Cosmet Dermatol. Vol 7. 4 ed; 332-338, 2015
  • CAVALERI, Tainah; SILVA Juliana S.; DIAS, Camila et al. Benefícios da radiofrequência na estética. Revista Gestão em Foco. 211-239,
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR COM A FLACIDEZ

    02:50 | 523676 visualizações