A febre interna é a sensação que a pessoa tem de que o corpo está muito quente, apesar do termômetro não demonstrar o aumento da temperatura. Nesses casos, a pessoa pode apresentar os mesmos sintomas que apresenta no caso de uma febre real, como mal-estar, calafrios, dor de cabeça, cansaço e suor frio, mas o termômetro continua nos 36 a 37ºC, o que não é indicativo de febre.
Apesar da pessoa se queixar de que sente o corpo muito quente, na verdade, a febre interna não existe, sendo somente uma forma popular da pessoa expressar que apresenta os mesmos sintomas que estão presentes numa febre comum, mas sem que a elevação da temperatura possa ser sentida na palma da mão, nem comprovada pelo termômetro. Veja como usar o termômetro corretamente.

Sintomas de febre interna
Apesar de cientificamente a febre interna não existir, a pessoa pode apresentar sinais e sintomas comuns de aparecer na febre, que é quando a temperatura do corpo encontra-se acima de 37,5ºC, sendo os principais:
- Sensação de calor;
- Suor frio;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Cansaço;
- Falta de energia;
- Calafrios.
No entanto, no caso da febre interna, apesar de todos esses sintomas estarem presentes, não há uma elevação da temperatura que possa ser medida. É importante que a pessoa fique atenta à duração dos sinais e sintomas e ao aparecimento de outros, pois pode ser necessário ir ao médico para que sejam realizados exames para identificar a causa da febre e, assim, ser iniciado o tratamento.
Principais causas
As causas emocionais, como estresse e crise de ansiedade, e a ovulação da mulher durante o período fértil são as principais causas de febre interna. No entanto, a pessoa também pode achar que está com febre depois de fazer exercícios ou algum tipo de esforço físico, como carregar bolsas pesadas ou subir um lance de escadas. Neste caso, a temperatura geralmente volta ao normal depois de alguns minutos de repouso.
No início de uma gripe ou resfriado, o mal-estar, cansaço e sensação de peso no corpo são frequentes, e por vezes, as pessoas se referem a sensação de febre interna. Nesse caso, tomar um remédio caseiro, como o chá de gengibre, bem quentinho, pode ser uma boa forma de se sentir melhor.
Febre interna pode ser COVID-19?
A febre interna pode acontecer quando o organismo tenta combater uma infecção, surgindo como um primeiro sinal antes da febre. Dessa forma, é possível que algumas pessoas infectadas com COVID-19 possam sentir febre interna antes de qualquer outro sintoma.
É fundamental observar outros sintomas que possam surgir e que são mais indicativos de infecção pelo novo coronavírus, como tosse seca, cansaço excessivo, perda do paladar e olfato ou febre. Saiba quais são os principais sintomas do coronavírus.
Em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus, é importante entrar em contato com o “Disque Saúde” pelo número 136, onde receberá todas as orientações a serem seguidas.
O que fazer em caso de febre interna
Quando a pessoa acha que está com uma febre interna deve tomar um banho morno e deitar para descansar. Muitas vezes a causa dessa sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, que podem também causar tremedeira em todo corpo.
Só é indicado tomar algum remédio para baixar a febre, como Paracetamol ou Ibuprofeno, caso seja orientado pelo médico e quando o termômetro registra, pelo menos, 37,8ºC. Como no caso da febre interna, o termômetro não mostra essa temperatura, não se deve tomar nenhum remédio para tentar combater uma febre que não existe. Assim, se necessário, deve-se apenas retirar o excesso de roupa e tomar um banho com água morna, para tentar baixar a temperatura corporal e aliviar o desconforto. Conheça alguns remédios caseiros para a febre.
Se houver persistência dos sintomas deve-se ir ao médico para realizar um exame físico para descobrir o que pode estar acontecendo. Além de exames de sangue e de urina, o médico também poderá solicitar raio-X de tórax, por exemplo, para verificar se existe alguma alteração pulmonar que possa estar causando essa sensação de febre e desconforto.
É aconselhado buscar ajuda médica, quando além da sensação da febre interna, a pessoa apresenta outros sintomas como:
- Tosse persistente;
- Vômito, diarreia;
- Feridas na boca;
- Rápida elevação da temperatura para acima de 38ºC;
- Desmaio ou diminuição da atenção;
- Sangramento pelo nariz, ânus ou vagina, sem explicação aparente.
Nesse caso é ainda importante dizer ao médico todos os sintomas que apresenta, quando eles surgiram, se mudou algo na alimentação ou se esteve em outro país, por exemplo. Se existir dor, é ainda aconselhado explicar qual o local do corpo afetado, em que momento iniciou e se a intensidade tem sido constante.
Confira algumas dicas de como baixar a febre, no vídeo seguinte:
O que é febre
A febre é uma resposta natural do corpo que indica que o organismo está combatendo agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias ou parasitas. Dessa forma, a febre não é uma doença é apenas um sintoma que aparece associado a muitos tipos de doenças e infecções. Veja quando e como saber se é febre.
Para saber se é febre, insira a sua temperatura na calculadora a seguir:
A febre só é realmente prejudicial quando fica acima de 39ºC, o que pode acontecer com rapidez, principalmente nos bebês e nas crianças, e causar convulsões. A febre baixa até 38ºC, é considerada uma elevação da temperatura ou simplesmente um estado febril, não sendo muito grave, indicando apenas que é preciso ficar alerta e tirar o excesso de roupa para tentar resfriar o corpo para a temperatura normal de 36ºC ou tomar um remédio para baixar a febre, além de outros métodos naturais para normalizar a temperatura corporal.