Exantema súbito: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em novembro 2023

O exantema súbito, ou roséola infantil, é uma virose causada pelo vírus da herpes que pode provocar sintomas como febre alta, irritabilidade, perda do apetite, diarreia e vermelhidão na pele, especialmente em crianças menores de 2 anos.

Esta virose é transmitida por meio do contato de mucosas, como nariz e boca, com gotículas de saliva da pessoa doente, que contêm o vírus e podem ser liberadas ao falar, rir ou tossir, por exemplo.

Em caso de suspeita de exantema súbito é recomendado consultar um pediatra. Embora não exista um tratamento específico, podem ser indicadas medidas, como repouso e beber bastantes líquidos, e o uso de medicamentos para controlar a febre.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de exantema súbito

Os principais sintomas do exantema súbito são:

  • Febre alta, que pode atingir mais de 40ºC;
  • Vermelhidão e bolinhas na pele após a melhora da febre;
  • Irritabilidade;
  • Perda do apetite; 
  • Diarreia;
  • Tosse.

O exantema súbito provoca febre que dura de 3 a 5 dias e tende a melhorar rapidamente. Após a febre desaparecer, é comum surgir vermelhidão e bolinhas na pele que inicialmente afetam o tronco e, depois, se espalham para o pescoço, braços, pernas e rosto.

O surgimento de manchas vermelhas na pele é conhecido como exantema e, no caso do exantema súbito, não provoca desconforto ou coceira no corpo, desaparecendo em torno de 2 a 4 dias. Entenda melhor o que é exantema.

Exantema súbito no bebê é grave?

Na maioria das vezes, o exantema súbito no bebê não é grave. No entanto, pode causar complicações como miocardite, diminuição de plaquetas no sangue, hepatite, encefalite e síndrome de Guillain-Barré em alguns casos.

Por isso, caso surjam sintomas como sonolência excessiva, confusão mental, convulsões, dificuldade para movimentar partes do corpo, manchas roxas na pele, falta de ar e pele e olhos amarelados, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de exantema súbito normalmente é feito pelo pediatra baseado na descrição dos sintomas, que são característicos, e nas alterações identificadas no exame físico.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o pediatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Embora exames específicos não sejam necessários para o diagnóstico, algumas vezes podem ser indicados pelo médico para descartar outras doenças, como dengue e sarampo.

Possíveis causas

Na maioria das vezes, o exantema súbito é causado por uma infecção pelo herpesvírus humano 6B. Esta virose é mais comum em crianças com menos de 2 anos e, normalmente, acontece quando a criança entra em contato com o vírus pela primeira vez.

Outras doenças causadas por vírus, como rubéola e sarampo, também podem provocar manchas vermelhas na pele parecidas com as do exantema súbito, sendo importante a sua identificação para que seja indicado o tratamento mais adequado. Conheça outras causas de manchas vermelhas no bebê.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o exantema súbito é feito com repouso, ingestão de bastantes líquidos para evitar a desidratação e o uso de antitérmicos, como paracetamol ou dipirona, para controlar a febre, de acordo com a orientação do médico.

Embora não exista um tratamento específico para o exantema súbito, esta virose tende a melhorar apenas com as medidas e medicamentos para a febre indicados pelo médico em poucos dias. Confira algumas dicas para curar uma virose mais rápido.

Além disso, especialmente as pessoas que cuidam de crianças com exantema súbito devem lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão do vírus durante o tratamento.