Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exames para fazer antes de tentar engravidar

Os exames preparatórios para engravidar avaliam o histórico e estado geral de saúde, tanto da mulher como do homem, com o objetivo de planejar uma gravidez saudável, ajudando o futuro bebê a nascer o mais saudável possível.

Estes exames devem ser realizados, pelo menos, 3 meses antes de começarem as tentativas porque assim se houver alguma doença que possa interferir na gravidez há tempo para que ela seja solucionada antes da mulher engravidar.

Exames para fazer antes de tentar engravidar

Principais exames para engravidar

Tanto os homens quanto as mulheres precisam fazer uma série de exames antes da gravidez, pois assim é possível identificar a presença de doenças infecciosas que podem ser transmitidas via sexual, durante a gestação ou, até mesmo, durante o parto. Assim, os principais exames indicados são:

1. Exames de sangue

Normalmente é solicitado pelo médico a realização de hemograma completo, tanto para a mulher quanto para o homem, para avaliar os componentes do sangue e identificar qualquer alteração que possa representar risco para a futura gestação.

No caso das mulheres, é recomendado também a dosagem da glicemia em jejum para verificar a concentração de glicose no sangue e, assim, ver se há risco para desenvolvimento de diabetes gestacional, o que pode resultar em parto prematuro e nascimento do bebê muito grande para a idade gestacional, por exemplo. Veja quais são as complicações da diabetes gestacional.

Além disso, é normalmente feita a verificação do tipo sanguíneo da mãe e do pai para que seja verificado qualquer risco para o bebê no momento do parto, como a eritroblastose fetal, que acontece quando a mãe possui sangue Rh- e Rh+ e já teve uma gestação anterior. Entenda o que é a eritroblastose fetal e como acontece.

2. Detecção de imunidade contra doenças infecciosas

É importante que não só a mulher mas também o homem façam testes sorológicos e imunológicos para verificar se há imunidade contra doenças que podem ser graves tanto para a mãe quanto para o bebê, como rubéola, toxoplasmose, e hepatite B, por exemplo.

Além disso, são feitos exames para verificar se os futuros pais são portadores de doenças infecciosas, como sífilis, AIDS ou citomegalovírus, por exemplo.

3. Exame de urina e fezes

Esses exames são solicitados com o objetivo de verificar se há alterações no sistema urinário e digestivo para que seja iniciado o tratamento antes da gravidez.

4. Dosagem hormonal

A dosagem de hormônios é feita nas mulheres para ver se há alterações significativas na produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona que possam interferir na gravidez.

5. Outros exames

No caso das mulheres, o ginecologista também realiza o exame de Papanicolau com pesquisa para o HPV, enquanto que o urologista analisa a região genital do homem para verificar se existem sinais de doenças sexualmente transmissíveis.

Na consulta pré-concepcional o médico também deve verificar a carteirinha de vacinação para ver se a mulher tem todas as vacinas atualizadas e prescrever comprimidos de ácido fólico que deve ser tomado antes de engravidar para evitar possíveis defeitos no sistema nervoso do bebê. Saiba como deve ser a suplementação de ácido fólico na gravidez.

Exames para fazer antes de tentar engravidar

Exames para engravidar após os 40 anos

Os exames para engravidar após os 40 anos devem ser os mesmos que estão indicados anteriormente. No entanto, com esta idade as chances de engravidar são menores e o casal tem dificuldade em engravidar. Neste caso, o médico pode indicar que a mulher faça vários exames de imagem do útero como por exemplo:

  • Histerossonografia que é uma ultrassonografia do útero que serve para avaliar a cavidade do útero;
  • Ressonância magnética em caso de suspeita de tumor e para avaliar casos de endometriose;
  • Vídeo-histeroscopia em que o médico visualiza a cavidade uterina por meio de uma pequena câmera de vídeo, via vaginal para avaliar o útero e auxiliar no diagnóstico de miomas, pólipos ou inflamações do útero;
  • Videolaparoscopia que é uma técnica cirúrgica em que a região abdominal, útero e trompas são visualizadas através de uma câmera;
  • Histerossalpingografia que é um raio-x com contraste que serve para avaliar a cavidade do útero e se há obstrução nas trompas.

Os exames para engravidar possibilitam programar a gravidez antes de começar a tentar, para garantir a saúde do bebê que vai nascer. Veja o que fazer antes de engravidar.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem