Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 cuidados que deve ter antes de engravidar

​Para que a gravidez decorra de forma saudável, é importante que o casal consulte um ginecologista, pelo menos 3 meses antes de engravidar, para que ele indique o que a mulher e o homem devem fazer para garantir uma gestação saudável.

É importante que sejam feitos exames antes da gravidez, além de serem recomendados alguns cuidados, como o aumento do consumo de alimentos ricos em ácido fólico ou uso de suplementação para o desenvolvimento saudável do bebê.

7 cuidados que deve ter antes de engravidar

Alguns dos cuidados que se deve ter antes de engravidar são:

1. Começar a tomar ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B importante para garantir o correto fechamento do tubo neural do bebê, que ocorre logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher muitas vezes ainda não sabe que está grávida.

Por isso, aumentar o consumo de alimentos ricos em folato, como por exemplo brócolis, ovo cozido e e feijão preto, por exemplo, pode ajudar a garantir uma gravidez com menos riscos para o bebê. Conheça outros alimentos ricos em ácido fólico.

Além disso, geralmente é recomendado o uso de suplemento de ácido fólico, que deve ser iniciado, pelo menos, 3 meses antes de parar o anticoncepcional, para diminuir o risco de problemas neurológicos no bebê.

2. Fazer exames pré-concepcionais

Pelo menos 3 meses antes de começar as tentativas para engravidar, deve-se fazer um exame de sangue completo, exame de urina, exame de fezes e exames sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS. Além disso, a mulher deve ainda fazer o exame de papanicolau e ultrassom para checar a sua saúde ginecológica. O homem também pode realizar um espermograma, para avaliar a eficiência e quantidade dos espermatozoides.

Caso a futura mãe ou pai tenham histórico familiar de malformações genéticas ou se o casal tiver um nível de parentesco próximo, como ocorre quando se trata de casamento entre primos, o casal deve ainda fazer exames genéticos específicos. Veja outros exames para engravidar.

3. Evitar café e bebidas alcoólicas

O consumo de álcool é desaconselhado na gravidez e, por isso, se a mulher está a tentar engravidar, isso pode acontecer a qualquer momento, sem que ela saiba, devendo por isso evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Além disso, a ingestão de café também deve ser reduzida, já que pode afetar a capacidade da mulher absorver ferro. A dose de cafeína não deve por isso ser superior a 200 mg.

4. Verificar as vacinas

Algumas vacinas são importantes para garantir uma gravidez tranquila, tais como as vacinas contra a rubéola, catapora, hepatite B e tétano e, por isso, se a mulher ainda não tomou alguma destas vacinas, deve falar com o médico.

Saiba quais as vacinas que se deve e não se deve tomar durante a gestação.

5. Praticar exercício regularmente

O exercício regular promove o relaxamento do corpo e melhora suas funções, além  de contribui para manter o peso ideal, que também contribui para uma gestação saudável e mais tranquila.

Os exercícios podem continuar a ser realizados durante a gravidez, porém, a mulher deve evitar aqueles de alto impacto como saltos, jogos de futebol ou basquete, por exemplo, porque as quedas podem levar ao aborto, e preferir exercícios mais seguros, como caminhada, musculação, corrida, bicicleta e Pilates.

6. Deixar de fumar

As mulheres que fumam, devem parar de fumar ainda antes de engravidar, porque o cigarro dificulta a ovulação e implantação do óvulo, diminuindo as chances de engravidar. Além disso é aconselhável começar a reduzir com alguma antecedência porque, para algumas pessoas, pode ser muito difícil largar o vício e o ideal é que a mulher consiga parar antes de engravidar.

7. Comer bem

Além de evitar as gorduras, açúcares e os alimentos industrializados, uma boa dica é investir nos alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, fibras e probióticos, que permitirá fornecer ao organismo os nutrientes necessários para uma gravidez saudável.

É importante incluir na alimentação alimentos ricos em ácido fólico, bem como alimentos ricos em vitamina E, como brócolis, espinafre, pera, suco de tomate, salmão, sementes de abóbora, couve, ovos, amoras, maçã e cenoura, por exemplo, porque ajudam a regular a produção hormonal, facilitando a concepção.

Assista ainda o vídeo seguinte e saiba mais sobre o que comer para aumentar as chances de engravidar:

Bibliografia >

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 364-385; 495-510.
  • ADVANCECARE. Como preparar a gravidez - mini guia. Disponível em: <https://advancecare.pt/media/535081/guia_como_preparar_a_gravidez.pdf>. Acesso em 02 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem