Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame PCA 3

O exame PCA 3, que significa Gene 3 do câncer de próstata, é um exame de urina que tem como objetivo diagnosticar o câncer de próstata de forma eficaz, não sendo necessária a realização de exame de PSA, ultrassonografia transretal ou biópsia da próstata para que esse tipo de câncer seja diagnosticado.

Além de permitir o diagnóstico do câncer de próstata, o exame PCA 3 é capaz de fornecer informações sobre a gravidade desse tipo de câncer, sendo útil para que o urologista indique a melhor forma de tratamento.

Para que serve o exame PCA 3

Para que serve

O exame PCA 3 é solicitado para auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata. Atualmente, o diagnóstico do câncer de próstata é feito baseado no resultado dos exames PSA, ultrassonografia transretal e biópsia do tecido retal, no entanto o aumento do PSA nem sempre é indicativo de câncer, podendo indicar apenas o aumento benigno da próstata. Veja como entender o resultado do PSA.

Assim, o exame PCA 3 fornece um resultado mais preciso quando se trata do diagnóstico do câncer de próstata. Além disso, é capaz de fornecer informações sobre a gravidade do câncer: quanto maior é o resultado do PCA 3, maior é a probabilidade da biópsia da próstata ser positiva.

O PCA 3 também pode ser utilizado para acompanhar a resposta do paciente ao tratamento do câncer, informando ao médico se o tratamento está sendo eficaz ou não. Normalmente quando os níveis de PCA 3 continuam aumentados mesmo após o início do tratamento, significa que o tratamento não está sendo eficaz, sendo geralmente recomendado outros tipos de tratamento como cirurgia ou quimioterapia, por exemplo.

Quando é indicado

Esse exame é indicado para todos os homens, mas principalmente para aqueles que possuem resultados de PSA, ultrassonografia transretal ou toque retal suspeitos, além de histórico familiar, mesmo que não haja sintomas. Esse exame também pode ser solicitado antes da realização da biópsia, podendo descartar a realização desse exame quando o PCA 3 é encontrado em grandes concentrações, ou quando a biópsia da próstata foi realizada uma ou várias vezes mas não se tem conclusão diagnóstica.

O PCA 3 também pode ser solicitado pelo médico nos pacientes que tiveram biópsia de próstata positiva para o câncer, sendo indicada nesses casos para verificar a gravidade do câncer de próstata, indicando a melhor forma de tratamento.

Esse exame normalmente não é solicitado para homens que estejam fazendo uso de medicamentos que interfiram na concentração de PSA no sangue, como Finasterida, por exemplo. 

Como é feito

O exame PCA 3 é feito por meio da coleta da urina após o toque retal, pois é necessário que ocorra a massagem prostática para que haja liberação desse gene na urina. Esse teste é mais específico para o câncer de próstata que o PSA, por exemplo, pois não sofre influência de outras doenças não cancerosas e nem do aumento da próstata.

Após o toque retal, a urina deve ser coletada em um recipiente próprio e enviado para o laboratório para análise, em que são feitos testes moleculares para identificar a presença e a concentração desse gene na urina, indicando não só o câncer de próstata, mas também a gravidade, o que pode sugerir a melhor forma de tratamento. O toque retal é essencial para que haja a liberação desse gene na urina, caso contrário, o resultado do exame não será correto. Entenda como é feito o exame de toque retal.

Além de fornecer exames mais específicos sobre o câncer de próstata, esse exame é capaz de eliminar a necessidade de se realizar a biópsia de próstata, que normalmente é negativa em cerca de 75% dos casos quando o PSA está aumentado e o exame de toque retal indica aumento da próstata.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem