Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como fazer o exame do cortisol

O exame de cortisol geralmente é pedido para verificar se existem problemas com as glândulas supra-renais ou com a hipófise, pois o cortisol é um hormônio produzido e regulado por estas glândulas. Assim quando existe uma alteração nos valores normais de cortisol é normal que exista uma alteração em alguma das glândulas.

Utilizando este exame é possível diagnosticar doenças como Síndrome de Cushing, no caso de cortisol alto ou Doença de Addison, no caso de cortisol baixo, por exemplo.

Exitem 3 tipos de exames do cortisol diferentes, que incluem:

  • Exame do cortisol salivar: avalia a quantidade de cortisol na saliva, ajudando a diagnosticar estresse crônico ou diabetes;
  • Exame do cortisol urinário: mede a quantidade de cortisol livre na urina, devendo ser colhida uma amostra de urina durante 24 horas;
  • Exame do cortisol no sangue: avalia a quantidade de cortisol proteico e de cortisol livre no sangue, ajudando a diagnosticar a Síndrome de Cushing, por exemplo.

O exame do cortisol basal, ou exame do cortisol 8 horas, é um exame de cortisol no sangue, no qual é feita uma coleta de sangue de manhã entre as 7 e as 10 h, idealmente às 8 horas. Já o exame do cortisol 16 horas deve ser feito durante a tarde, quando existe suspeita de excesso de cortisol no organismo.

Para que serve e como fazer o exame do cortisol

Preço do exame

O preço do exame de cortisol pode variar entre os 40 e os 60 reais, sendo que o exame de saliva custa em média 40 reais e os de sangue e urina 60,00 R$.

Como se preparar para o exame do cortisol

O preparo para o exame do cortisol é especialmente importante nos casos em que é necessário tirar uma amostra de sangue. Nesses casos, é recomendado:

  • Fazer jejum de 4 horas antes da coleta, seja às 8 ou 16 horas;
  • Evitar fazer exercício físico no dia anterior ao exame;
  • Repousar durante 30 minutos antes do exame.

Além disso, em qualquer tipo de exame de cortisol, deve-se informar o médico sobre os remédios que está tomando, especialmente no caso de corticoides, como dexametasona, pois podem provocar alterações nos resultados.

No caso de exame de cortisol salivar a coleta de saliva deve ser feita preferencialmente até 2 horas após acordar. Porém, se for feita após uma refeição principal deve-se esperar 3 horas e evitar escovar os dentes durante esse período.

Valores de referência do exame do cortisol

Os valores de referência do exame do cortisol no sangue são de 5 a 23 mcg/dL de manhã, ou seja no exame de 8 horas, ou de 3 a 16 mcg/dL no final do dia, ou exame de 16 horas.

Já o valor de referência do exame de cortisol na urina deve estar entre os 10 a 100 mcg em 24 horas, enquanto os valores de referência do exame do cortisol na saliva são de 100 a 750 ng/dL de manhã ou superior a 401 ng/dL ao final do dia.

Alterações nos valores de cortisol no sangue podem indicar problemas de saúde, como tumor na hipófise ou doença de Addison, por exemplo.

Alterações nos resultados do cortisol

Os resultados do exame do cortisol podem encontrar-se alterados devido ao calor, frio, infecções, excesso de exercício, obesidade, gravidez ou estresse, não sendo indicação de uma doença e, por isso, pode ser necessário repetir o exame se o resultado indicar cortisol alto ou baixo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...