Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que significa Hormônio ACTH alto ou baixo

O hormônio adrenocorticotrófico conhecido como corticotrofina e pela sigla ACTH é produzido pela hipófise e serve especialmente para avaliar problemas relacionados às glândulas pituitária e suprarrenais e por isso ele é útil para identificar situações como a Síndrome de Cushing, Doença de Addison, Síndrome de secreção ectópica, Câncer de Pulmão e de tireoide e Insuficiência da glândula adrenal, por exemplo.

Normalmente o médico pede os exames ACTH e cortisol ao mesmo tempo para estudar as relações que eles possuem entre si. O valor de referência do ACTH é de 6 a 76 pg/mL mas o resultado do exame deve ser avaliado pelo médico porque este exame pode ter muitas interpretações.

Saiba o que significa Hormônio ACTH alto ou baixo

Possíveis alterações do ACTH

O ACTH é secretado aos poucos durante o dia, tendo níveis mais altos às 6 e 8h e níveis mais baixos às 21 e 22h. As possíveis alterações do ACTH podem ser:

ACTH alto

  • Síndrome de Cushing pituitária: 40 a 200 pg/ml;
  • Síndrome de Cushing ectópica: 200 a 71000 pg/ml;
  • Insuficiência adrenal primária: menor que 250 pg/ml;
  • Síndrome adrenogenital com produção diminuída de cortisol;
  • Uso de anfetaminas, insulina, levodopa, metoclopramida e mifepristona.

ACTH baixo

  • Síndrome de Cushing adrenal: menor que 20 pg/ml;
  • Insuficiência pituitária de ACTH - adrenal secundária: menor que 50 pg/ml;
  • Uso de corticosteróides, estrogênios, espironolactona, anfetaminas, álcool, lítio, gravidez, fase do ciclo menstrual, atividade física.

O exame ACTH pode ser solicitado quando a pessoa apresenta sintomas relacionados ao aumento ou diminuição de cortisol na corrente sanguínea. Sinais que podem indicar cortisol alto são excesso de peso, pele fina e fragilizada, estrias avermelhadas na barriga, acne, aumento de pelos no corpo e os sinais que podem indicar cortisol baixo são fraqueza, cansaço, perda de peso, escurecimento da pele e perda do apetite. 

Recomendações para o exame

O melhor horário para realizar este exame de sangue até 2 horas depois da pessoa habitualmente acordar. Crianças com até 2 anos devem fazer a coleta após jejum de 3 horas e a partir dos 3 anos é recomendado um jejum de 8 horas.

Além disso também é importante não realizar atividade física no próprio dia do exame, nem no dia anterior e diminuir o consumo de carboidratos como pão, arroz, batata e macarrão 48 horas antes do exame porque este hormônio atua na regulação de proteínas, glucose e do metabolismo de lipídios.

Preço

O preço do exame ACTH varia entre 38 e 50 reais, dependendo do laboratório onde é realizado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...