Troponina: o que é, para que serve o exame e resultados

Revisão clínica: Marcela Lemos
Biomédica
agosto 2022

As proteínas troponina T e troponina I são liberadas no sangue quando existe alguma lesão no músculo do coração, como quando acontece num infarto, por exemplo. Isso significa que fazer um exame para avaliar a quantidade de troponinas no sangue é uma boa forma de identificar se alguém pode ter uma lesão cardíaca.

Em pessoas saudáveis, o exame de troponina normalmente não identifica a presença destas proteínas no sangue, sendo considerado que um resultado normal é quando o resultado é negativo ou não reagente. Os valores normais de troponina podem variar dependendo do teste realizado pelo laboratório, mas geralmente são inferiores a 0,04 ng/mL para a troponina I e 0,01 ng/mL para a troponina T.

Em alguns casos, este exame pode ainda ser pedido com outros testes de sangue, como a dosagem da mioglobina ou da creatinofosfoquinase (CPK), que também ajudam no diagnóstico de problemas cardíacos. Entenda para que serve o exame CPK.

Para que serve o exame

Este exame normalmente é pedido pelo médico quando existe suspeita de que tenha acontecido um infarto, como quando surgem sintomas como dor forte no peito, dificuldade para respirar ou formigamento no braço esquerdo, por exemplo. Nestes casos, o exame geralmente é repetido 3 e 6 horas após o primeiro teste. Confira outros sinais que podem indicar um infarto.

A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após o infarto e volta à concentração normal após cerca de 10 dias, podendo indicar ao médico quando aconteceu o infarto. Apesar de ser o principal marcador de infarto, a troponina normalmente é dosada juntamente com outros marcadores, como a CK-MB e a mioglobina, cuja concentração no sangue começa a aumentar 1 horas após o infarto. Saiba mais sobre o exame da mioglobina.

O exame de troponina também pode ser pedido devido a outras causas de lesões no coração, como acontece nos casos de angina que vão piorando ao longo do tempo, mas que não apresentam sintomas de infarto.

É necessário preparo para o exame?

Para este tipo de análise clínica não é necessário qualquer tipo de preparação como ficar de jejum ou evitar medicamentos.

Valores de referência

Os valores normais da troponina numa pessoa saudável geralmente são:

  • Troponina I: 0,0 a 0,04 ng/mL
  • Troponina T: 0,0 a 0,01 ng/mL

No entanto, os valores de referência podem variar dependendo do teste realizado pelo laboratório.

O que significa o resultado

O resultado do exame de troponina em pessoas saudáveis é negativo ou não reagente, pois a quantidade de proteínas liberadas no sangue é muito baixa, sendo pouco ou não detectada. Se o resultado der negativo 12 a 18 horas após uma dor no coração, é pouco provável que tenha acontecido devido a um infarto, sendo que outras causas como excesso de gases ou problemas digestivos, sejam mais prováveis. Confira as principais causas de dor no coração.

No entanto, quando o resultado é positivo, pode indicar uma lesão ou alteração no funcionamento cardíaco e embora valores muito altos geralmente ocorram quando há infarto, valores intermédios podem indicar outros problemas como:

  • Batimento cardíaco muito acelerado;
  • Pressão arterial elevada nos pulmões;
  • Embolia do pulmão;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Inflamação do músculo do coração;
  • Traumas causados por acidentes de trânsito;
  • Doença renal crônica.

Os valores de troponinas no sangue ficam alterados por cerca de 10 dias, podendo ser avaliados ao longo do tempo para garantir que a lesão está sendo tratada corretamente.

Veja que exames permitem avaliar a saúde do coração.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • GARG, Pankaj et al. Cardiac biomarkers of acute coronary syndrome: from history to high-sensitivity cardiac troponin. Intern Emerg Med. Vol.12, n.2. 147–155, 2017
  • STATPEARLS. Myocardial Infarction. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537076/>. Acesso em 05 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • AMERICAN BOARD OF INTERNAL MEDICINE. ABIM Laboratory Test Reference Ranges ̶ January 2022. Disponível em: <https://www.abim.org/Media/bfijryql/laboratory-reference-ranges.pdf>. Acesso em 05 ago 2022
  • SANDOVAL, Yader et al. High-Sensitivity Cardiac Troponin and the 2021 AHA/ACC/ASE/CHEST/SAEM/SCCT/SCMR Guidelines for the Evaluation and Diagnosis of Acute Chest Pain. Circulation. Vol.0, n.10. 2022
  • STATPEARLS. Troponin. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507805/>. Acesso em 05 ago 2022
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.