Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame CPK

A creatinofosfoquinase, conhecida pela sigla CPK, é uma enzima observada num exame de sangue simples que atua principalmente nos tecidos musculares, no cérebro e no coração por isso seus valores aumentados podem indicar que estes tecidos foram danificados.

O médico pode solicitar este exame quando a pessoa chega ao hospital com queixa de dor no peito ou para verificar se há indícios de um AVC ou alguma doença que afete os músculos, por exemplo.

Para que serve o exame CPK

Para que serve

O exame creatinofosfoquinase (CPK) é útil para ajudar no diagnóstico de doenças como infarto, insuficiência renal ou pulmonar, dentre outras. É possível identificar estas alterações porque o exame é subdividido em 3 tipos:

  • CPK 1 ou BB: indica danos no cérebro ou pulmões;
  • CPK2 ou MB: indica danos no coração;
  • CPK3 ou MM: indica danos nos músculos do corpo.

Os valores de referência da creatinofosfoquinase (CPK) são de 32 e 294 U/L para homens e 33 a 211 U/L para mulheres mas podem variar dependendo do laboratório onde é realizado o exame. 

O que significa CPK alto e baixo

O aumento da concentração da enzima creatinofosfoquinase pode indicar:

 PCK altaPCK baixa
PCK 1Infarto, AVC, tumor no cérebro, convulsões, insuficiência pulmonar--
PCK 2Inflamação cardíaca, lesão no peito, choque elétrico, em caso de desfibrilação cardíaca, cirurgia ao coração--
CPK 3lesão por esmagamento, exercício físico intenso, longa imobilização, uso de drogas ilícitas, inflamação no corpo, distrofia muscular, após eletromiografiaperda de massa muscular, caquexia, desnutrição
CPK TOTALIngestão exagerada de bebidas alcoólicas, devido ao uso de remédios como anfotericina B, clofibrato, etanol, carbenozolona, halotano e succinilcolina administrados juntos, intoxicação com barbitúricos--
Mais sobre este assunto:


Carregando
...