Mioglobina: o que é, para que serve o exame e resultados

Revisão clínica: Marcela Lemos
Biomédica
novembro 2021

A mioglobina é uma proteína encontrada nos músculos estriados, incluindo o músculo cardíaco, sendo responsável por se ligar ao oxigênio e o armazenar até que haja necessidade, como durante a realização de uma atividade física, por exemplo. No entanto, na presença de qualquer situação que comprometa os músculos, pode haver liberação de mioglobina e de outras proteínas na circulação.

Dessa forma, o exame de mioglobina é feito para identificar a quantidade dessa proteína no sangue, sendo útil no diagnóstico de lesões musculares e cardíacas, seja devido a uma lesão esportiva ou a um infarto, em que os níveis dessa proteína começam a aumentar no sangue 1 a 3 horas após o infarto, atinge o pico entre 6 e 7 horas e volta ao normal após 24 horas.

Para que serve o exame

O exame de mioglobina serve principalmente para avaliar o funcionamento dos músculo estriados, já que a presença dessa proteína na circulação é indicativa de lesão muscular, incluindo lesão cardíaca. Dessa forma, a medição de mioglobina no sangue é pedida quando existe suspeita de uma lesão muscular causada por:

  • Distrofia muscular;
  • Pancada grave nos músculos;
  • Inflamação muscular;
  • Rabdomiólise;
  • Convulsões;
  • Infarto.

Embora possa ser usado quando existe suspeita de infarto, o teste mais usado atualmente para confirmar o diagnóstico é o exame de troponina, que mede a presença de outra proteína que só está presente no coração, não sendo influenciada por outras lesões musculares. Saiba mais sobre o exame da troponina.

Além disso, caso seja confirmada a presença de mioglobina no sangue e esteja em valores muito elevados, pode ainda ser feito um teste de urina para avaliar a saúde renal, já que níveis muito elevados de mioglobina podem provocar lesões nos rins, prejudicando o seu funcionamento.

Como é feito o exame

A principal forma de fazer o exame de mioglobina é através da coleta de uma amostra de sangue, no entanto, em muitos casos, o médico também pode pedir uma amostra da urina, já que a mioglobina é filtrada e eliminada pelos rins. Para qualquer um dos exames, não é necessário fazer qualquer tipo de preparo, como jejum.

O que significa o resultado

O resultado normal do exame de mioglobina deve ser igual ou inferior a 0,15 mcg/dL, já que em situações normais a mioglobina não é encontrada no sangue, apenas nos músculos.

No entanto, quando são verificados valores acima de 0,15 mcg/dL, é indicado no exame que a mioglobina está alta, sendo normalmente indicativo de problema no coração ou nos outros músculo do corpo e, por isso, o médico pode pedir exames mais específicos como eletrocardiograma ou marcadores cardíacos para chegar em algum diagnóstico mais específico.

Níveis elevados de mioglobina também podem ser sinal de outros problemas não relacionados com os músculos, como consumo excessivo de álcool ou problemas renais, e por isso o resultado deve ser sempre avaliado com o médico tendo por base o histórico de cada pessoa.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2021.

Bibliografia

  • FILHO, Roberto Kalil; FUSTER, Valentin. Medicina Cardiovascular: Reduzindo o impacto das doenças. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2016. 536.
  • HALL, John. Tratado de fisiologia médica. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 84.
Mostrar bibliografia completa
  • MARSHALL, William J. et al. Bioquímica Clínica: aspectos clínicos e metabólicos. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 164; 769.
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.