Espondiloartrite axial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Espondiloartrite axial é uma doença autoimune que afeta principalmente a coluna vertebral, causando sintomas como dor intensa nas costas, glúteos e quadris, cansaço, rigidez nas articulações e limitação dos movimentos.

Embora não exista uma causa conhecida para essa condição, a espondiloartrite axial parece estar relacionada com fatores como histórico familiar da doença e presença do gene HLA-B27 no organismo.

Na presença de sintomas que possam indicar a espondiloartrite axial, é aconselhado consultar o reumatologista ou ortopedista, para fazer o diagnóstico adequado e indicar o tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e exercícios físicos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de espondiloartrite axial

Os principais sintomas de espondiloartrite axial são:

  • Dor nas costas, glúteos e quadris, que melhora com exercícios;
  • Rigidez nas articulações pela manhã;
  • Cansaço;
  • Limitação e perda dos movimentos;
  • Perda do apetite;
  • Dor, inchaço, vermelhidão e calor nos dedos dos pés, calcanhar, tornozelo, joelho, caixa torácica, ombros e pescoço.

Crianças com essa condição podem sentir, na fase inicial, dor nos quadris, joelhos ou calcanhares.

A espondiloartrite axial também pode afetar articulações periféricas e outros órgãos, causando psoríase, problemas no intestino e uveíte, que é uma inflamação na parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide.

Leia também: Uveíte: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/uveite

A gravidade dos sintomas de espondiloartrite axial varia de pessoa para pessoa, mas geralmente diminui a qualidade de vida e causa a perda da capacidade de realizar atividades cotidianas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da espondiloartrite axial é feito pelo reumatologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde familiar e da pessoa.

Marque uma consulta com o médico mais próximo da sua região, se deseja confirmar o risco de espondiloartrite axial:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico solicita exames como exame de sangue, raio X e/ou ressonância magnética da coluna e teste sorológico para o gene HLA-B27, que está relacionado com a espondiloartrite axial.

Tipos de espondiloartrite axial

Os tipos de espondiloartrite axial são:

1. Espondiloartrite axial radiográfica

A pessoa com espondiloartrite axial radiográfica, também conhecida como espondilite anquilosante, pode apresentar danos nas articulações sacroilíacas e coluna que podem ser vistos em exames de raios X.

Leia também: Espondilite anquilosante: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/espondiloartrose-anquilosante

2. Espondiloartrite axial não-radiográfica

A espondiloartrite axial não radiográfica causa os mesmos sintomas dessa condição, além de poder aparecer em imagens de ressonância magnética. No entanto, esse tipo não apresenta alterações nas articulações sacro ilíacas que sejam visíveis no exame de raio X.

Possíveis causas

As causas da espondiloartrite axial ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, acredita-se que esteja relacionada com fatores, como história familiar da doença e presença do antígeno HLA-B27 no organismo.

Além disso, a espondiloartrite axial afeta mais os homens do que as mulheres.

Como é feito o tratamento

O tratamento da espondiloartrite axial varia conforme os sintomas apresentados pela pessoa e inclui:

  • Medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno, glicocorticoides e modificadores do curso da doença, podem ser prescrito pelo médico;
  • Sessões de fisioterapia, para fortalecer e alongar os músculos, ajudando a manter a mobilidade a aliviar as dores;
  • Exercícios físicos, como caminhada, natação, ioga, alongamento e tai chi, devem ser feitos regularmente, para ajudar com a flexibilidade e a postura, manter a flexibilidade e evitar a rigidez;
  • Terapia ocupacional, que poderá indicar o uso de dispositivos e fornecer sugestões para proteger as articulações e melhorar as tarefas do dia a dia;
  • Cirurgia, que poderá ser indicada pelo médico somente em algumas situações, como pessoas com dores muito fortes ou prejuízo nas articulações.

É importante também manter hábitos saudáveis, como evitar fumar, ter uma alimentação saudável e variada e manter uma boa postura ao longo do dia.

O tratamento da espondiloartrite axial ajuda a aliviar os sintomas, reduzir as complicações e melhorar a qualidade de vida da pessoa, mantendo a habilidade nas tarefas do dia a dia, como trabalhar e estudar.

Vídeos relacionados

EXERCÍCIOS PARA CORRIGIR A POSTURA

03:52 | 474.857 visualizações

Alongamento para o Dia a Dia

01:08 | 544.074 visualizações