Espinhela caída: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em janeiro 2024

Espinhela caída é o nome popular para a anomalia do processo xifoide, que é uma cartilagem localizada na parte inferior do osso esterno, no centro do peito, causando sintomas como dor ou caroço no meio do peito, na “boca do estômago”.

Essa condição, também conhecida como peito aberto ou arca caída, pode surgir por traumas no tórax, geralmente, devido ao levantamento de pesos ou esforço repetitivo no tronco, fazendo com que o processo xifoide relaxe ou curve, parecendo estar “caído”, resultando na sua inflamação.

O tratamento da espinhela caída é feito pelo ortopedista e normalmente envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos ou corticoides, ou fisioterapia para aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de espinhela caída

Os principais sintomas de espinhela caída são:

  • Dor ou sensibilidade no meio do peito;
  • Dor forte no peito na parte inferior do esterno ou “boca do estômago”;
  • Sensação de pressão, aperto ou fisgada no peito;
  • Caroço, inchaço ou uma “bola” no peito entre o coração e o estômago;
  • Dor que pode irradiar para as costas, pernas, braços ou garganta;
  • Cansaço excessivo, principalmente ao fazer esforços físicos.

Além disso, a dor no peito pode piorar ao curvar ou inclinar para frente ou ao após comer demais.

É importante consultar o ortopedista sempre que surgirem sintomas de espinhela caída, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da espinhela caída é feito pelo ortopedista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, traumas ou lesões no tórax, e exame físico.

Marque uma consulta com um na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico deve solicitar exames de imagem como raio X de tórax, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico e descartar condições com sintomas semelhantes, como hérnia ou tumor, por exemplo.

Possíveis causas

A espinhela caída é causada por uma anomalia no processo xifoide geralmente devido a traumas no tórax, como levantamento de pesos, esforço repetitivo no tronco ou tosse forte, fazendo com que o processo xifoide relaxe ou curve, parecendo estar “caído”.

O processo xifoide é uma pequena estrutura cartilaginosa com formato triangular, parecido com a ponta de uma espada, localizada na parte inferior do osso esterno, no centro do peito, presente desde o nascimento e que se transforma em osso na idade adulta.

Essa estrutura tem como função proteger o coração e os pulmões, além de fornecer suporte para músculos e ligamentos, de forma a dar estabilidade ao tronco e permitir a contração do diafragma, que é o músculo da respiração.

A dor no processo xifoide, chamada de xifoidalgia ou xifodinia, também pode ser causada por doenças cardíacas, como angina pectoris ou doença coronariana, refluxo gastroesofágico ou até devido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Veja outras causas de dor no meio do peito.

Como é feito o tratamento

O tratamento da espinhela caída deve ser feito com a orientação do ortopedista ou clínico geral e geralmente envolve o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos, como ibuprofeno, trometamol cetorolaco ou tramadol, para aliviar a dor e o desconforto no peito.

Além disso, o médico pode indicar o uso de compressas mornas sobre o peito, além de limitar atividades físicas até a completa cicatrização do processo xifoide.

A fisioterapia também pode ser recomendada, com a realização de exercícios de alongamento, para ajudar no relaxamento muscular da região e promover o alívio da dor.

No caso da dor não melhorar com os outros tratamentos, o médico pode aplicar injeções de corticoide ou anestésicos, como a lidocaína, no processo xifoide para aliviar a dor rapidamente, ou até cirurgia para sua remoção, chamada xifoidectomia.