Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da esquizofrenia, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Psiquiatra
O psiquiatra é o especialista mais indicado para avaliar, diagnosticar e tratar a esquizofrenia, já que se trata de uma condição que afeta diretamente o funcionamento do cérebro e o equilíbrio da mente.
Esse profissional prescreve medicamentos específicos, orienta o acompanhamento terapêutico e coordena o tratamento da pessoa junto com outros profissionais da saúde mental.
O psiquiatra também pode tratar outras condições, como:
-
Depressão;
-
Transtorno bipolar;
-
Ansiedade;
-
Transtorno obsessivo-compulsivo;
-
Síndrome do pânico;
-
Transtornos alimentares;
-
Dependência de substâncias;
-
Insônia grave.
Outros transtornos que também podem ser acompanhados pelo psiquiatra incluem alterações de humor persistentes, disfunções sexuais, dificuldades relacionadas à memória e sintomas que afetam a vida social ou profissional.
2. Psiquiatra infantil
Em casos de esquizofrenia em crianças, o psiquiatra infantil é o especialista mais indicado para fazer o diagnóstico e tratar essa condição.
A esquizofrenia é rara nas crianças, mas, quando surge, pode estar relacionado com familiares diagnosticados com esquizofrenia, sendo mais comum em meninos do que em meninas.
Leia também: Esquizofrenia infantil: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/esquizofrenia-infantil3. Neurologista
O neurologista é o especialista que pode ser consultado em alguns casos de esquizofrenia, principalmente para descartar outras doenças que afetam o sistema nervoso e que podem causar sintomas semelhantes.
Embora não seja o principal especialista em esquizofrenia, o neurologista ajuda a complementar a avaliação, garantindo o diagnóstico preciso.
4. Clínico geral
O clínico geral é o especialista que pode ser procurado inicialmente na presença de sintomas indicativos de esquizofrenia.
Esse médico faz uma avaliação inicial, solicita exames básicos para descartar outras condições de saúde e encaminha a pessoa para o psiquiatra, que oferecerá o tratamento adequado.
Quando marcar consulta
É recomendado consultar o especialista em esquizofrenia sempre que surgirem sintomas como:
-
Alterações no comportamento, como isolamento social ou descuido com a higiene;
-
Mudanças no discurso, com a fala desorganizada ou inventar palavras;
-
Alucinações, como ouvir vozes ou ver coisas que não existem;
-
Agressividade e agitação;
-
Redução da motivação para atividades do dia a dia.
O diagnóstico da esquizofrenia é feito principalmente pelo psiquiatra, através de entrevistas clínicas detalhadas e avaliação dos sintomas.
O tratamento dessa condição geralmente é feito com uso de remédios antipsicóticos, além de psicoterapia e, em alguns casos, apoio de terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.
Leia também: 10 sintomas de esquizofrenia, como descobrir (e o que fazer) tuasaude.com/esquizofrenia-sintomas