Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de asma no bebê

A asma infantil é mais comum quando um dos pais é asmático, mas ela também pode se desenvolver quando os pais não sofrem com a doença. Os sintomas da asma podem se manifestar  podem surgir na infância ou na adolescência.

Os sintomas da asma no bebê podem incluir:

  • Sensação de falta de ar ou chiado ao respirar, mais de 1 vez por mês;
  • Tosse provocada por risos, choro intenso ou exercício físico;
  • Tosse mesmo quando o bebê não está com gripe, nem resfriado.

Há maiores risco do bebê ter asma quando:

  • Um dos pais é asmático;
  • Permanecer perto de pessoas fumando;
  • O pêlo dos animais só provocam asma se houver uma predisposição genética/alergias aos pêlos, por si só, os animais não causam asma.

O diagnóstico da asma no bebê pode ser feito pelo médico pneumologista/alergologista pediátrico, mas o pediatra poderá desconfiar da doença quando a criança apresenta os sinais e sintomas da asma. Saiba mais em: Exames para diagnosticar a asma.

Tratamento da asma no bebê

O tratamento da asma no bebê é semelhante ao do adulto, e deve ser feito com o uso de remédios e evitando a exposição as substâncias que podem desencadear a crise asmática. Nos bebês e nas crianças com menos de 3 anos, o pediatra ou pneumologista pediátrico orientar a nebulização com os remédios da asma diluídos em soro fisiológico, e só geralmente a partir dos 5 anos de idade, é que ela poderá começar usar a "bombinha da asma".

Se numa crise de asma o remédio parecer não ter efeito deve-se chamar uma ambulância ou levar  o bebê o mais rápido possível para o hospital. Veja quais são os Primeiros socorros na crise de asma.

Além do uso do remédio o pediatra deverá orientar aos pais a ter alguns cuidados em casa, especialmente no quarto do bebê como evitar o acúmulo de poeira. Algumas medidas úteis são retirar tapetes, cortinas e carpetes da casa e limpar sempre a casa com um pano úmido para retirar sempre toda poeira. Veja mais dicas em: Como cuidar do bebê com asma.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...