A balanite pode ser grave quando existe dor intensa, feridas dolorosas, dificuldade para urinar, febre, pele muito escura ou arroxeada, ou quando não é possível retrair o prepúcio. Nestes casos, deve ser procurado o hospital mais próximo.
Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da balanite, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Urologista
O urologista é o especialista mais indicado para avaliar a balanite, examinando o pênis e solicitando exames quando necessário, como análise de secreção local ou testes para infecções sexualmente transmissíveis.
Este especialista também é responsável por diagnosticar e tratar condições em homens e mulheres, como:
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Infertilidade;
- Disfunção erétil;
- Pedra nos rins;
- Dificuldade para urinar;
- Incontinência urinária;
- Infecções urinárias;
- Inflamação no trato urinário;
- Infecção sexualmente transmissível;
- Varicocele.
O urologista também pode acompanhar outras condições em homens, como fimose e parafimose, lesões benignas da pele do pênis, dor no testículo, por exemplo.
Leia também: Urologista: o que é, do que cuida (e quando consultar) tuasaude.com/urologista2. Dermatologista
O dermatologista é o especialista recomendado quando a balanite está associada a doenças de pele ou quando existem lesões similares a alergia, irritação, descamação, placas avermelhadas ou feridas que não melhoram com medidas simples.
Este médico ajuda a diferenciar a balanite causada por dermatite de contacto, psoríase, eczema e outras inflamações da pele que podem afetar a glande, que é a cabeça do pênis.
3. Pediatra
O especialista indicado para avaliar e tratar a balanite em crianças e adolescentes é o pediatra.
O pediatra é um médico especialista no cuidado de crianças desde o nascimento até a idade adulta, e que possui o conhecimento necessário para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nessa faixa de idade.
4. Clínico geral
Embora não seja o especialista no tratamento da balanite, o clínico geral geralmente é consultado inicialmente para avaliar os sintomas iniciais dessa condição, orientar cuidados de higiene e indicar tratamentos simples.
Este médico também pode encaminhar o homem para atendimento com o urologista ou dermatologista, de acordo com a causa mais provável da balanite.
Quando consultar o médico
É recomendado consultar o especialista em balanite sempre que surgirem sintomas como:
-
Vermelhidão, ardência ou coceira na cabeça do pênis;
-
Inchaço leve na cabeça do pênis;
-
Secreção com mau cheiro;
-
Desconforto para urinar;
-
Prepúcio difícil de retrair ou preso atrás da glande;
-
Massinha esbranquiçada sob o prepúcio, conhecida como esmegma.
O tratamento da balanite indicado pelo médico pode incluir a higiene adequada da região, o uso de pomadas antifúngicas, corticoides ou antibióticas, por exemplo.
Quando há complicações como fimose, parafimose, dor intensa, dificuldade em urinar ou sinais de infeção grave, é necessária avaliação urgente, para evitar agravamento e acelerar a recuperação.
Leia também: Balanite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/balanite