Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é escoliose lombar e como tratar

A escoliose lombar é o desvio lateral da coluna que acontece no final da coluna. Ela pode ser chamada de:

  • Escoliose tóraco-lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de T12 e S1
  • Lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de L1 e S1

A escoliose lombar pode ainda ser classificada de acordo com o lado da curva da coluna, que pode estar à direita ou à esquerda. Dessa forma a escoliose lombar pode ser chamada de: convexidade esquerda ou direita, e ainda dextroconvexa. Existem pessoas que apresentam apenas escoliose lombar, mas também existem casos que apresentam curvas na região cervico-torácica. Se deseja mais informações sobre outros tipos de escoliose, clique aqui

Sua causa não pode ser compreendida em cerca de 80% dos casos, sendo por isso considerada idiopática, mas ela não é causada por uso inadequado de mochila nas costas, má postura ou esporte. 

O que é escoliose lombar e como tratar

Quais são os sinais e sintomas

Os sinais e sintomas da escoliose tóraco-lombar pode incluir: 

  • Dor nas costas, na parte final da coluna;
  • Inclinação do quadril;
  • Rigidez da coluna;
  • Comprimento das pernas pode ser diferente. 

O diagnóstico pode ser feito pelo médico ou fisioterapeuta ao observar a a postura do indivíduo e é comprovada pelo exame de raio X onde podem ser analisados o grau de Risser, diferença de altura entre as pernas, o grau de inclinação lateral e a vértebra mais rodada. Esse desvio na coluna geralmente é percebido entre 10-12 anos de idade, mas existem casos de bebês que já nasceram com graves alterações na coluna, necessitando de cirurgia. 

Nos casos mais leves, e quando não se sabe a causa não há necessidade de realizar outros exames, mas a ressonância magnética pode ser indicada quando existe suspeita de compressão do nervo ciático, por exemplo. 

A escoliose que tem até 25 graus na criança não tem indicação absoluta de cirurgia, apesar de ser indicado usar um colete ortopédico para ajudar na correção da coluna, e como forma complementar, os exercícios corretivos na fisioterapia. A fisioterapia é de grande importância porque pode estabilizar o grau, evitando que a escoliose piore, mas pode não curar totalmente graus acima de 10, embora possa reduzir o ângulo de Cobb, melhorar a assimetria e a estabilização. 

Qual o tratamento

O que é escoliose lombar e como tratar

Nem sempre há necessidade de realizar um tratamento específico para escoliose, especialmente quando esta tem uma escoliose leve e a pessoa não apresenta sinais e sintomas, no entanto quando existe dor e desconforto nas costas, compressão do nervo ciático ou quando existe um grande desvio, o tratamento pode ser indicado. 

Normalmente as curvas de escoliose com mais de 50 graus são graves e tendem a aumentar ao longo da vida, sendo por isso necessário realizar cirurgia para sua correção, mas as curvas com 30 graus ou mais também tendem a aumentar de 0,5 à 2 graus por ano, sendo importante realizar fisioterapia com exercícios para sua correção. As curvas de escoliose com menos de 30 graus normalmente não pioram ao longo do tempo, e a necessidade de tratamento fica dependente se a pessoa apresenta dor ou não ou se existem outras complicações associadas. 

Exercícios 

O tratamento pode ser feito através da fisioterapia com exercícios, terapia manual, osteopatia, exercícios de alongamento, reeducação postural global. São recomendados exercícios que fortalecem os músculos abdominais, os músculos da costas, e também os exercícios de RPG, específicos para alongar os músculos que estão encurtados, a fim de promover a harmonia entre as forças musculares.

Em muitas clínicas de fisioterapia são usados espelhos para ajudar a melhorar a conscientização do próprio indivíduo em relação à sua postura, enquanto este realiza os exercícios. E ainda que seja possível realizar os exercícios em casa, há melhores resultados quando estes são realizados juntamente com o fisioterapeuta, que pode ir corrigindo os exercícios constantemente.

Confira alguns exercícios que podem ser indicados: 

A prática de esportes, como o basquetebol pode ser indicada para os adolescentes enquanto usa um colete ortopédico.

Correção da forma de sentar 

Deve-se sentar da forma correta para manter a coluna vertebral sempre apoiada às costas da cadeira, não se deve cruzar as pernas, podendo cruzar apenas ao nível dos tornozelos. 

Escoliose lombar na gravidez

A gestante com escoliose não deve apresentar mais dor nas costas do que a mulher que não apresenta esse desvio na coluna. Mesmo em caso de hérnia de disco nem sempre existe um agravamento do quadro de dor. Todavia é comum que no 2º e no 3º trimestre de gestação a maioria das gestantes apresentem dor nas costas.

Confira o que poderá fazer na gravidez para se sentir melhor no vídeo a seguir:


Bibliografia

  • UNIVERSITY OF MARYLAND MEDICAL CENTER. Adult Scoliosis. 2003. Link: <www.umms.org>. Acesso em 13 Mai 2019
  • SCOLIOSIS RESEARCH SOCIETY. Scoliosis. Link: <www.srs.org>. Acesso em 13 Mai 2019
  • BERDISHEVSKY, Hagit; et al. Physiotherapy scoliosis-specific exercises – a comprehensive review of seven major schools. Scoliosis Spinal Disord. 11-20, 2016
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem