Como identificar os sintomas de escarlatina (com fotos)

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
maio 2022

Dor de garganta, manchas vermelho vivo na pele, febre, face avermelhada e língua vermelha e inflamada com aspecto de framboesa são alguns dos principais sintomas causados pela escarlatina, que é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus do grupo A.

A escarlatina é mais comum de acontecer em crianças e adolescentes até aos 15 anos de idade, e os sintomas costumam surgir 2 a 5 dias depois do contato com o vírus.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de escarlatina, é importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibiótico. Conheça mais sobre a escarlatina.

Sintomas da escarlatina

Alguns dos sintomas principais da escarlatina incluem:

  1. Dor e infecção na garganta;
  2. Febre alta acima de 39ºC;
  3. Coceira na pele;
  4. Bolinhas vermelho vivo na pele, semelhantes à cabeça de alfinete;
  5. Rosto e boca avermelhados;
  6. Língua vermelha e inflamada com cor de framboesa;
  7. Náuseas e vômitos;
  8. Dor de cabeça;
  9. Mal estar geral;
  10. Falta de apetite;
  11. Tosse seca.

Na maioria dos casos, depois de iniciar o tratamento, os sintomas começam a diminuir passadas 24 horas, e no final de 6 dias de tratamento as manchas vermelhas na pele desaparecem e a pele descama.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da Escarlatina pode ser feito pelo médico através um exame físico onde é feita a observação dos sintomas. Existem suspeitas de Escarlatina se o bebe ou criança apresentar febre, dor de garganta, manchas e bolhas vermelhas vivas na pele ou língua inflamada e vermelha.

Para confirmar as suspeitas de escarlatina, o médico usar um kit rápido de laboratório para fazer um teste que deteta infecções por Streptococcus na garganta ou pode recolher uma amostra de saliva para ser analisada em laboratório. Além disso, outra forma para diagnosticar esta doença consiste em pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de glóbulos brancos no sangue, que se forem elevados indicam a presença de uma infecção no organismo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • CORDEIRO, MARIO. O livro da criança: Do 1 aos 5 anos. 7.ed. Lisboa: Esfera, 2007. 668.
  • Rinaldo de Lamare. A vida do bebê. 42.ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009. 571.
Mostrar bibliografia completa
  • BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO PAULISTA. Escarlatina: orientações para surtos. 2007. Disponível em: <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/pdf/bepa/v4n46/v4n46a03.pdf>. Acesso em 03 mai 2019
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878