Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Geoterapia: o que é, benefícios e como é feita

A geoterapia, também conhecida como envolvimento com argila ou cataplasma de argila, é uma técnica de medicina alternativa que utiliza argila quente para diminuir dores musculares e tensões. Esta terapia funciona não apenas pelo calor da argila quente, mas também devido às propriedades anti-inflamatórias do material, que ajuda a eliminar a causa da dor.

Algumas situações em que o cataplasma de argila pode ser útil são dor nas costas, dor nas pernas, para relaxar, após uma contratura muscular ou para facilitar o alongamento. No entanto, o envolvimento com argila é contraindicado em caso de tendinite, ferida na pele, pancada recente, com menos de 48 horas e varizes.

Textura ideal da argila medicinal
Textura ideal da argila medicinal

Como é feito

Embora a geoterapia seja uma técnica que pode ser feita em algumas clínicas, ela também pode ser usada em casa, especialmente para relaxar. Para preparar um envolvimento com argila deve-se comprar 1 pacote de 1 kg de argila verde medicinal, em farmácias ou lojas de produtos naturais, e misturar com água morna, até que fique uma mistura homogênea. A seguir deve-se espalhar a argila na região do pescoço e costas, e cobrir com um plástico filme ou saco plástico para manter o calor por mais tempo.

É aconselhado manter este evolvimento com argila por 20 a 30 minutos, e para tirar basta lavar a região com água em temperatura ambiente. Quem possui a pele seca deve aplicar creme hidratante na região porque a argila tende a ressecar a pele.

No entanto, para problemas mais crônicos e dores mais fortes, é sempre aconselhado fazer o tratamento com um profissional especializado na área, que irá avaliar a situação e recomendar a melhor forma de tratamento.

Principais benefícios

Os principais benefícios da geoterapia, que são conferidos pelo cataplasma de argila medicinal são:

  • Promover a circulação no local da aplicação, por esquentar a região;
  • Eliminar toxinas por aumento da temperatura local, circulação sanguínea local e promoção da sudorese;
  • Alívio de dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e contraturas musculares;
  • Combater a acne inflamatória (nesse caso deve-se usar argila fria e sob orientação de um profissional);
  • Clarear as sardas, quando é usada argila branca;
  • Combater as dor nos ossos; 
  • Combater as dores de origem inflamatória. 

A geoterapia é muito benéfica para saúde devido as seguintes ações terapêuticas que a argila medicinal parece apresentar: antisséptica, analgésica, desintoxicante, mineralizante, equilibradora térmica e energética, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Conheça outros benefícios dos tratamentos com argila

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem