Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Brincadeiras para estimular o bebê a Falar

Para ajudar o seu bebê a falar, inclua-o sempre que possível nas conversas da família, porque ouvir as pessoas conversando também ajuda o bebê a aprender muitas palavras. Apesar dos bebês pequenos não conseguirem dizer as palavras, eles conseguem compreendê-las, por isso, fazer pausas entre as palavras ajuda-os a se concentrarem nos sons de cada uma delas contribuindo para o seu aprendizado.

As primeiras palavras do bebê surgem aos 9 meses e 2 anos de idade e podem ser "mamamamama" ou "papapapapa" porque geralmente são as palavras que os adultos mais ficam repetindo para ela. Outras palavras fáceis para o bebê começar a falar são vovó e titi porque são curtas e relacionam as pessoas que ela está mais próxima.

No entanto, alguns bebês podem começar a falar mais tarde, e se ele já tiver 2 anos e meio e ainda não falar mais nada além de mamã e papá, deve-se levar a criança num fonoaudiólogo para que ela seja avaliada e para que sejam realizados exercícios no consultório e também em casa para que ela aprenda da falar outras palavras. Além disso, se após os 4 anos a criança continuar falando errado e trocando o som das palavras, pode ser um caso do distúrbio dislalia, que também precisa de tratamento com o fonoaudiólogo. Veja mais aqui.

Assista dicas para ajudar o bebê a falar no vídeo a seguir:

7 Dicas para ajudar a criança a começar a falar

As dicas do que você pode fazer no dia a dia para ajudar o bebê a falar são:

  1. Conversar com o bebê explicando sempre o que você está fazendo. Sempre que mudar a fralda, falar para ele "agora vamos tirar essa fralda suja" e emitir um som como "hummmm cheira mal" fazendo um gesto com as mãos e o nariz. Durante o banho você pode dizer "agora vou lavar a barriguinha do bebê" ou "onde está o umbigo do bebê?" 
  2. Sempre que a criança quiser algum brinquedo e apontar para ele, você pode pedir que ela fale o nome do que ela está querendo e não entregar logo, fazendo desse momento uma brincadeira. Também é importante falar as palavras corretamente e na sua forma completa porque apesar de ser normal a criança começar a falar meias palavras será ainda mais difícil ela perceber o seu erro, se o que ela escuta é igual. Por isso não chame água somente de agu, fale água e mostre o que é água, e onde ela está. Se ela falar errado, você não precisa corrigir, mas fale, ok, então tomar água, reforçando a forma correta da palavra.
  3. A convivência com outras crianças da mesma idade e também mais velhas ajuda a criança a falar porque assim ela tem a necessidade de se comunicar e a outra criança provavelmente não vai dar para ela tudo o que ela demostra que quer, só apontando.
  4. Deixar a criança assistindo vídeo educativos e clips musicais infantis ajuda no desenvolvimento da linguagem infantil porque assim a criança se habitua ao som das palavras e tende a imitar seu som. 
  5. Deixá-la brincar com brinquedos que emitem sons como o dos animais, porque assim cada vez que ela pegar nesse brinquedo vai tentar reproduzir o som da vaca, do cachorro e do gato, por exemplo.
  6. Ouvir programas de rádio ajuda a aumentar a experiência auditiva, fazendo com que a linguagem seja mais facilmente adquirida. Por isso, escolha programas variados para ele ouvir enquanto brinca. 
  7. Cante para o bebê, podem ser músicas infantis ou não e não importa se a sua voz não é afinada, porque o bebê não vai se importar. O importante é que o bebê ouça vários sons e saiba identificar o que cada palavra significa por isso mostrar imagens do que cada palavra representa ajuda muito.

Se mesmo com todos estes estímulos o bebê não emitir nenhum som, você pode desconfiar de que ele tem algum problema auditivo que pode ser de nascença ou não. Alguns bebês podem ter a audição comprometida após uma infecção de ouvido mal curada. Saiba como identificar se o bebê não escuta bem.

Se a criança já estava falando algumas palavras mas agora parou de falar as palavras que já sabia é possível que tenha acontecido alguma coisa e é preciso investigar. Se a criança fala errado, é possível que outras crianças mais velhas fiquem a chamando de bebê e se ela não gostar, poderá ficar muito chateada e irá evitar falar. Veja outras causas que podem dificultar a comunicação da criança em: Por que meu filho não gosta de falar?

Mais sobre este assunto:


Carregando
...