Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 dicas para estimular o bebê a falar

Para estimular o bebê a falar são necessárias brincadeiras interativas em família, interação com outras crianças, além de estimular o bebê com músicas e desenhos por curtos períodos de tempo. Essas ações são fundamentais para o crescimento do vocabulário, pois facilitam a diferenciação das palavras e sons, o que leva naturalmente a formação das primeiras frases.

Apesar dos bebês abaixo dos 1 ano e meio não conseguirem dizer as palavras completas e a comunicação parecer não ter retorno, já são capazes de compreendê-las, por isso, pronunciar corretamente e fazer pausas entre as palavras ajuda a criança a se concentrar nos sons de cada uma delas, contribuindo assim para o aprendizado. Entenda o desenvolvimento da fala do bebê por idade

Para estimular o bebê a falar, brincadeiras e atividades podem ser feitas, como:

1. Conversar enquanto brinca com o bebê 

7 dicas para estimular o bebê a falar

Conversar e narrar as tarefas do dia-a-dia enquanto brinca com o bebê faz o que o foco seja treinado, além de estimular o desejo por repetir as palavras, já que a criança irá querer responder o que é dito.

Outra vantagem de conversar com os bebês, é que desde o nascimento já são capazes de reconhecer as vozes dos pais e familiares, e ouvi-las durante o dia pode fazer com que o bebê fique mais calmo e tenha uma noite de sono melhor

2. Estimular a criança a dizer o nome do que quer

7 dicas para estimular o bebê a falar

Sempre que a criança quiser um brinquedo ou objeto e apontar para tê-lo, repetir corretamente o nome do que é solicitado ajuda o bebê a entender a forma de pronunciar as palavras.  

3. Escolher brinquedos que emitam sons

7 dicas para estimular o bebê a falar

Brinquedos que emitem sons como o dos animais ou da natureza, pode ajudar o bebê a diferenciar o que é um som de uma pessoa, de um ambiente e o de uma palavra por exemplo, além de estimular as cordas vocais, pois o bebê tentará imitar os sons que ouve.

4. Ler para o bebê

7 dicas para estimular o bebê a falar

A leitura para os bebês, quando feita com as palavras pronunciadas corretamente e de forma interativa, dando vozes e expressões faciais aos personagens, é capaz enriquecer o vocabulário das crianças, despertar a atenção e curiosidade, além de trabalhar o reconhecimento das emoções. 

5. Estimular a criança a estar com outras

7 dicas para estimular o bebê a falar

Brincar e conviver com outras crianças da mesma idade e também mais velhas auxilia no estímulo da fala pela necessidade de se comunicar, além de trabalhar o desenvolvimento da empatia, pois nestes momentos os brinquedos e a atenção dos mais velhos serão divididas. 

6. Permitir que assistam desenhos

7 dicas para estimular o bebê a falar

O tempo de exposição a telas, quando controlado pelos pais, fornece a criança sotaques e formas de falar diferentes das quais o bebê está acostumado em casa.

Tudo isso servirá para o aumento do vocabulário, tornando mais fácil que a criança forme as primeiras frases, além de fornecer exemplos de formas e cores, essenciais para o desenvolvimento da compressão do ambiente. 

7. Cantar para o bebê

7 dicas para estimular o bebê a falar

A voz dos pais e familiares mais próximos, é o primeiro som que o bebê é capaz de reconhecer, e fazer o que a criança tenha a possibilidade de ouvir novas palavras em diferentes tons, nas vozes que já conhece, ajuda a criança a assimilar mais facilmente o que é dito, além de proporcionar a sensação de conforto e segurança. 

Bibliografia >

  • NHS. Help your baby learn to talk. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/helping-your-childs-speech/>. Acesso em 14 Set 2020
  • MOTHER & BABY UK. 5 clever ways to encourage your baby to talk. Disponível em: <https://www.motherandbaby.co.uk/baby-and-toddler/baby/baby-development-and-milestones/5-ways-to-teach-your-baby-to-talk>. Acesso em 14 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem