Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Engov: para que serve, como tomar e como funciona

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2023

O Engov é um remédio com ação analgésica, antiácida e estimulante que está indicado para aliviar os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, náuseas, sensação de desconforto no estômago, cansaço e dor no corpo, por exemplo.

Este remédio pode ser usado por adultos depois do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no entanto, não serve para prevenir a ressaca. O Engov pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos e deve ser usado com orientação médica.

Outra forma de encontrar o Engov é na forma de bebida pronta para beber, em embalagem de 250 mL, contendo glicose, sais minerais e cafeína, com o nome comercial Engov after, indicado para ajudar na recuperação e hidratação após o consumo de bebidas alcoólicas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Engov é um remédio que pode ser usado por adultos para aliviar os sintomas da ressaca causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, como dor de cabeça, náusea, tontura, vômito, sensação de desconforto, dor no estômago, irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço e dores musculares.

Como funciona

O Engov é um remédio que tem na sua composição maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína, que funcionam da seguinte forma:

  • Maleato de mepiramina: é um anti-histamínico que alivia os sintomas da alergia e age também como um antiemético, aliviando as náuseas;
  • Hidróxido de alumínio: é um antiácido, que neutraliza o excesso de ácido produzido pelo estômago, aliviando sintomas como azia, enfartamento e desconforto do estômago;
  • Ácido acetilsalicílico: é um anti-inflamatório não esteróide com propriedades antipiréticas e analgésicas, indicado para o alívio da dor leve a moderada, como dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular ou dor de dente, por exemplo;
  • Cafeína: estimula a atividade dos neurônios e causa a constrição dos vasos sanguíneos, aliviando a dor.

Saiba também o que pode fazer para complementar o tratamento da ressaca, com remédios caseiros

Como tomar

A dose normalmente recomendada do Engov é de 1 a 4 comprimidos por dia, que devem ser ingeridos de acordo com a necessidade e intensidade dos sintomas apresentados, ou conforme orientação médica.

Este remédio não deve ser usado como prevenção da ressaca, devendo apenas ser ingerido quando já se tem sintomas de ressaca.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso de Engov podem ser prisão de ventre, sedação e sonolência, tremores, tontura, insônia, agitação ou excitação ou, em casos mais graves, podem ocorrer problemas no funcionamento dos rins.

Quem não deve usar

O Engov não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com histórico de alcoolismo ou que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Além disso, por conter tartrazina na sua fórmula, que é um corante amarelo, o Engov não deve ser usado por pessoas que têm asma brônquica, e por conter açúcar na sua formulação, deve ser usado com cautela em diabéticos.

Esse remédio também não deve ser usado com outras substâncias que deprimem o SNC e com bebidas alcoólicas.

Por conter a cafeína, o Engov não deve ser usado por pessoas com úlcera no estômago ou intestino, e por conter ácido acetilsalicílico, que tem ação anticoagulante, não deve ser usado em casos suspeitos ou diagnosticados de dengue, ou por pessoas que têm tendência ou risco de sangramentos. Veja outras situações em que o ácido acetilsalicílico não deve ser usado

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre como prevenir e tratar a ressaca:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • INDÚSTRIA BRASILEIRA . Engov. Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7896094903104.pdf>. Acesso em 20 dez 2021
  • COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A. Engov. Disponível em: <https://www.engov.com.br/bula/>. Acesso em 20 dez 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como beber sem ter ressaca? | Tati Comenta #30

    02:35 | 28605 visualizações
  • REMÉDIO CASEIRO para curar e nunca mais ter RESSACA

    01:25 | 152476 visualizações
  • Como curar a RESSACA rápido

    03:26 | 878914 visualizações