Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Engov: para que serve, como tomar e como funciona

Abril 2021

O Engov é um medicamento que tem na composição um analgésico, indicado para a dor de cabeça, um anti-histamínico, indicado para o tratamento de alergias e náuseas, um antiácido, para aliviar a azia, e cafeína, que é um estimulante do SNC, que associado a analgésicos, auxilia no alívio da dor.

Por possuir estes efeitos, o Engov pode ser usado para aliviar os sintomas característicos da ressaca, como dor de cabeça, náuseas, sensação de desconforto no estômago ou enjoo, por exemplo, causados pela ingestão de bebidas alcoólicas. Dessa forma, é um medicamento que pode ser usado depois de um excesso de bebida alcoólica, não servindo para prevenir a ressaca, mas sim para aliviar seus sintomas.

O Engov está disponível em farmácias, e pode ser comprado sem que seja necessário a apresentação de receita médica.

Engov: para que serve, como tomar e como funciona

Para que serve

O Engov é um medicamento que pode ser usado para aliviar os sintomas da ressaca causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, como dor de cabeça, náusea, tontura, vômito, sensação de desconforto, dor no estômago, irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço e dores musculares, em adultos.

Como funciona

O Engov é um remédio que tem na sua composição maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína, que funcionam da seguinte forma:

  • Maleato de mepiramina: é um anti-histamínico que alivia os sintomas da alergia e age também como um antiemético, aliviando as náuseas;
  • Hidróxido de alumínio: é um antiácido, que neutraliza o excesso de ácido produzido pelo estômago, aliviando sintomas como azia, enfartamento e desconforto do estômago;
  • Ácido acetilsalicílico: é um anti-inflamatório não esteroide com propriedades antipiréticas e analgésicas, indicado para o alívio da dor leve a moderada, como dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular ou dor de dente, por exemplo;
  • Cafeína: estimula a atividade neural e causa a constrição dos vasos sanguíneos, aliviando a dor.

Saiba também o que pode fazer para complementar o tratamento da ressaca, com remédios caseiros.

Como tomar

A dose recomendada é de 1 a 4 comprimidos por dia, que devem ser ingeridos de acordo com a necessidade e intensidade dos sintomas apresentados.

Este medicamento não deve ser usado como prevenção da ressaca, devendo apenas ser ingerido quando já se tem sintomas de ressaca.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso de Engov podem ser prisão de ventre, sedação e sonolência, tremores, tontura, insônia, agitação ou excitação ou, em casos mais graves, podem ocorrer problemas no funcionamento dos rins.

Quem não deve usar

O Engov está contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças com menos de 12 anos de idade e para pacientes com histórico de alcoolismo. Também não deve ser usado com outras substâncias que deprimem o SNC e com bebidas alcoólicas.

Por conter a cafeína é contra-indicado em pessoas com úlcera gastroduodenal e por conter ácido acetilsalicílico, que tem ação anti agregante plaquetária, está contraindicado em casos suspeitos ou diagnosticados de dengue.

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre como prevenir e tratar a ressaca:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • INDÚSTRIA BRASILEIRA . ENGOV. Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7896094903104.pdf>. Acesso em 26 Jul 2019
  • COSMED - INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS. Engov. 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=22416162016&pIdAnexo=3854631>. Acesso em 26 Jul 2019
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem